Ainda que o cenário futuro do setor automotivo brasileiro indique o uso de motores à combustão interna, em especial por meio da tecnologia flexfuel, por vários anos à frente, não se pode deixar de reconhecer que a transição energética veicular trará forte impacto ao setor de lubrificantes, aditivos e fluidos, por conta da iminente queda drástica de utilização de materiais que reduzem os atritos de peças e de componentes de um motor tradicional a combustão interna.
Nos últimos cinco anos, a especialista em lubrificantes, aditivos e fluidos, Simone Hashizume, ex-diretora da AEA e hoje na Vopak, já mostrava suas preocupações com essa realidade que ainda está por vir. Este ano, porém, Hashizume, Roberta Teixeira (diretora de Lubrificantes da AEA), Everton Gonçalles (ESG Consultoria) e Rodolfo Ferreira (Afton Chemical), coordenadores do XV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, que acontece no dia 27 de outubro, das 9h00 às 13h00, no formato online, foram direto ao ponto, ao adotar o macrotema “O impacto da transição energética na lubrificação automotiva”.
Após a solenidade de abertura, com presidente da AEA Besaliel Botelho e da coordenadora do evento Simone Hashizume, oito palestras vão compor o simpósio deste ano, a começar com a de Ângela Oliveira da Costa, da EPE, com o tema “Transição energética”. Na sequência, será a vez de Marco Garcia, da Scania, que aborda “Transição energética e soluções de mobilidade no segmento de veículos pesados”. Ao final dessas duas apresentações, Everton Gonçalles, da AEA, coordenará debate dos dois apresentadores, interagindo com os participantes virtuais.
A segunda parte do simpósio contará com seis palestras: “Fluidos de arrefecimento para veículos elétricos”, de Leandro Laurentino, da Iconic; “Fluidos de transmissão para veículos elétricos”, de Gustavo Guimarães, da Afton Chemical; “Lubrificantes de baixa viscosidade para motores a diesel”, de Jorge Manes, da Infineum; “Hybrid engine oil: powering cars of today and the technology of tomorrow”, de Brittany Folino e Kasi David, da Lubrizol; “Motocicletas”, de Rafael Ribeiro, da Oronite; e “How current and future API engine oil performance specifications will support the changing landscape”, de Jeffrey Harmening, da API – American Petroleum Institute.
Esse grupo de palestrantes, ao final, proverá debate com a medição de Rodolfo Ferreira (AEA). A 15ª edição do simpósio será encerrada por Roberta Teixeira, diretora de Lubrificantes da AEA.
Confira a programação e participe do evento que mais uma vez conta com o apoio da Revista Publiracing: https://aea.org.br/inicio/agenda/xv-simposio-internacional-de-lubrificantes-aditivos-e-fluidos
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Eventos entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments