
Redação Publiracing
19 de out.



Artur Semedo artursemedo@revistapubliracing.com.br
12 de out.



Redação Publiracing
4 de out.




O primeiro dia ficou para trás. E foi difícil, exigente e quente. Não podia ser diferente no sertão do Seridó, palco da etapa 1ª. do Sertões 2021, que levou pilotos e navegadores de Tibau do Sul (RN) a Patos (PB). Neste domingo, o desafio no maior rally das Américas será uma especial cronometrada de 249 quilômetros que leva a prova da cidade paraibana a Araripina (PE). Bem próximo a Juazeiro do Norte, principal ponto de devoção ao Padre Cícero Romão Batista. O 'Padim Ciço', que é o homenageado do dia, abençoará a caravana por caminhos que prometem exigir tanto quanto os da véspera.
A especial deste sábado confirmou que o Sertões deste ano seria desafiador desde o primeiro quilômetro. Foram 235 quilômetros de uma prova extremamente técnica e sinuosa: piso de cascalho e pedras; passagem por serras; um trecho de trial e muitas curvas. Tudo sob um sol forte que castigou máquinas e homens. As médias de velocidade baixas dos vencedores ajudam a resumir o que foi o dia - 55,04km/h no caso dos carros.
Nas motos, Gregório Caselani (Honda) herdou a vitória da etapa e a liderança do rally com a punição aplicada ao francês Adrien Metge (Yamaha), mais rápido da especial, por excesso de velocidade numa zona de radar e por trafegar em sentido contrário ao da prova para validar um waypoint perdido. Jean Azevedo garantiu a dobradinha da Honda, seguido pelo atual campeão Ricardo Martins (Yamaha).

Entre os UTVs, a experiência de Reinaldo Varela (Can-Am) fez a diferença. O tricampeão mundial e o navegador Gunnar Dums lidaram bem com as condições do dia para chegar a Patos como os mais rápidos e primeiros líderes do Sertões 2021 na categoria mais disputada. Ficaram à frente dos atuais campeões Deninho Casarini/Ivo Mayer, obrigados a fazer uma etapa de superação. Com o capotamento no prólogo, foram a 37ª dupla a largar, o que exigiu inúmeras ultrapassagens e um ritmo forte desde o início. Numa edição com recorde de participantes, João Valentim/Henrique Correia (Can-Am Maverick X3) terminaram em terceiro.
O esperado duelo acirrado entre os irmãos Baumgart e as Toyota Hilux V8 IMA deu o tom entre os carros. E o campeão mais recente entre eles levou a melhor. Marcos (navegado por Kleber Cincea) foi 55s mais rápido do que Cristian/Beco Andreotti. Com outro exemplar da picape japonesa, Sylvio de Barros/Rafael Capoani terminaram em terceiro. Outra sensação na categoria, o buggy sul-africano Century CR6 de Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs obrigou a dupla a trocar um amortecedor dianteiro.

O QUE ELES DISSERAM
Gregório Caselani (Motos) - "Estou muito contente. A especial foi bem dura como a gente já esperava, mas eu me diverti muito hoje sobre a moto. Comecei o rally sendo o alvo, mas é bom liderar. É um resultado importante para a equipe e vamos tentar levá-lo até o final".
Marcos Baumgart (Carros) "Foi uma especial digna do Sertões, muito bacana. Uma etapa assim mede muito piloto, navegador, equipamento e equipe, e eu gosto desse tipo de prova. Mantivemos um ritmo constante, o Cristian atacou e veio para a briga; não adianta jogar todas as fichas num dia só porque ainda tem muito rally pela frente".
Reinaldo Varela (UTV) - "Sinceramente não esperava fazer esse temporal. A especial foi muito técnica, sempre esquerda e direita, nada de retas, com pedras e o risco grande de furos de pneu. Passamos bem, viemos sem sustos e estou feliz por começar na frente. Como fomos bem nessa primeira etapa e a segunda promete ser parecida, temos tudo para nos sair bem mais uma vez, apesar de muita gente vir com tudo".
Marcelo Medeiros (Quads) - "Foi um dia muito travado. Muitas pedras no caminho e muita atenção na pilotagem. Outro ponto que dificultou foi o calor. O Importante é que nosso quadri terminou inteiro, sem nenhum problema e pronto para os próximos desafios".
RESULTADOS (*extra-oficiais)
1ª. ETAPA - Sábado 14/08 – Tibau do Sul (RN) - Patos (PB)
235km cronometrados
MOTOS
1) #7 Gregório Caselani (2)MT1, Honda CRF450RX, 4h26min07
2) #3 Jean Azevedo (2)MT1, Honda CRF450RX, 4h27min59
3) #2 Ricardo Martins (3)MT1, Yamaha WR450F, 4h28min09
4) #31 Gabriel Bruning, (1)MT3, 4h31min19
5) #6 Júlio Zavatti, (1)MT2, 4h32min59
QUADS
1) #100 Marcelo Medeiros, Yamaha YFM700R, 4h29min20
2) #107 Manuel Andujar, Yamaha Raptor 700, 4h37min43
3) #101 Rafal Sonik, Yamaha Raptor, 4h50min14
UTVs
1) #204 Reinaldo Varela/Gunnar Dums, (1)UOP, Can-Am Maverick X3, 4h19min24
2) #201 Denísio Casarini/Ivo Meyer, 1(UT1), Can-Am Maverick X3, 4h22min36
3) #229 João Valentim/Henrique Correia, 2(UT1), Can-Am Maverick X3, 4h23min56
4) #218 Guilherme Benchimol/Daniel Spolidorio, 1(UT2), Can-Am Maverick X3, 4h24min08
5) #220 João Pedro Franciosi/César Valandro, 2(UT2), Can-Am Maverick X3, 4h24min17
CARROS
1) #301 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 1(T1FIA), Toyota Hilux IMA 2021, 4h16min11
2) #303 Cristian Baumgart/Beco Andreotti 2(T1 FIA), Toyota Hilux IMA 2021, 4h17min06
3) #315 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, 3(T1 FIA), Toyota Hilux IMA 2021, 4h22min31
3) #348 Carlos Ambrosio/Luiz Afonso Poli, 1(OP), Buggy Giaffone V8, 4h23min03
5) #359 Dan Nacif/Marco Túlio Lana, 2(OP), Buggy Giaffone V8, 4h27min43
2ª. ETAPA - Domingo (15/8) - Patos/PB a Araripina/PE
"Padim Ciço"
DI – 20,76KM TE – 249,07KM DF – 241,17KM
TOTAL: 511,01KM
A segunda etapa do Sertões leva o nome do “santo” brasileiro Padre Cícero. Para os mais íntimos: Padim Ciço. Isso porque a chegada da prova passa pertinho de Juazeiro do Norte a cidade em que o lendário padre morreu e se transformou em uma estátua de 30 metros de altura (mesmo tamanho do Cristo Redentor do Rio de Janeiro). Mas a especial chega mesmo é em Araripina, Pernambuco. Cidade que produz 95% do gesso do Brasil!
A especial é completa. Trechos de média e baixa velocidade em estradas de fazendas com muitas pedras, mata-burros e bem sinuosa. Fica mais rápida no meio e segue bem travada até o final da especial. Piso predominante será de cascalho e pedras.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br





















Comentários