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Foto do escritorRedação Publiracing

Sertões: Maior rali do Brasil chega no seu último dia com tudo por decidir nos UTVs



Emoção e dificuldade até o último quilômetro. O Sertões BRB 2023 chega a seu dia decisivo neste sábado (19) ainda com indefinição e a promessa de uma disputa acirrada nos UTVs, além da perspectiva de coroar campeões inéditos nas motos e carros. Para alcançar a rampa de chegada, que marca o fim de um desafio de 3.800 quilômetros (dos quais 2.080 cronometrados), será necessário superar as surpresas da oitava etapa, com largada na Vila Olímpica de Cruz e conclusão na Praia do Preá, atravessando também Camocim. Uma delas é a navegação por waypoints na segunda metade da especial cronometrada de 100 quilômetros. A outra é a areia em meio a belos visuais - e aqui a técnica e a intimidade com esse tipo de piso serão decisivos.


A sétima etapa, que ligou Sobral a Cruz, na teoria parecia tranquila, mas trouxe bastante dor de cabeça aos competidores das três modalidades. A navegação, com referências próximas e parecidas na planilha, provocou erros, inclusive dos ponteiros. Nem mesmo o líder nas motos Mason Klein (KTM 450 Rally Replica / DM Workshop Carnaúba Wind House) escapou. O norte-americano estima ter perdido de três a quatro minutos para retomar o rumo correto. Já o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing) conseguiu driblar as 'pegadinhas' para vencer pela primeira vez nesta edição.


Mesmo com o erro, Klein chega à etapa decisiva com uma vantagem mais que confortável para garantir o título sobre duas rodas. Os 14min19 de vantagem em relação ao catarinense Gabriel Bruning (Yamaha WR450F / IMS Yamaha) tiram boa parte da pressão e permitem um ritmo mais cauteloso, sem riscos desnecessários.


Nos carros, assim como nos UTVs, outro problema do dia respondeu pelo nome de Rio Itacolomi. O único curso d'água atravessado em oito dias de Sertões BRB deixou alguns dos destaques pelo caminho. Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota GR Hilux DKR / MEM Overdrive) sofreram um calço hidráulico (entrada de água no motor) poucos metros após a travessia. Se eles brigavam apenas pela vitória de etapa, após os problemas na segunda perna da Maratona, pior para Sylvio de Barros e Ramon Sacilotti (Toyota GR Hilux DKR /X Rally), que começaram o dia na vice-liderança do acumulado e sofreram contratempo semelhante.


Ao fim do dia a direção de prova optou por neutralizar o trecho, não por sua dificuldade, mas devido ao tempo perdido por alguns competidores na fila que se formou para cruzar o obstáculo. Marcos Bamugart e Kleber Cincea (Prodrive Hunter T1+ / X Rally) foram os mais rápidos do dia, seguidos por Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Century CR6-T / Baja Tek) que, agora, viram o caminho livre para conquistar esta edição. No caso deles, são 13min52 de diferença para os vice-líderes Baumgart / Cincea.


Já nos UTVs, depois de sete dias e quase 3.500 quilômetros percorridos, apenas 1min28 separam os líderes Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Can-Am Maverick X3 / Monster Energy Varela Racing) dos perseguidores Deni Nascimento e Gunnar Dums (Can-Am Maverick X3 / Bompack Racing). Uma vantagem que obriga os atuais campeões a atacar para não serem superados nos quilômetros finais. Quem quer que vença das duas duplas vai confirmar seu segundo título na modalidade.


Sertões BRB 2023

Sétima etapa

Sexta-feira (18/8)

Sobral (CE) → Cruz (CE)

Total: 336km

(Deslocamento inicial: 82 km / Especial: 188km / Deslocamento final: 66 km)


Resultados Etapa

MOTO

1) Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (1)MT1, 3h31min21

2) Gabriel Bruning (Yamaha WR 450F), (1)MT2, 3h31min22

3) Mason Klein (EUA), KTM 450 Rally Replica, (2)MT1, 3h36min34

4) Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (3)MT1, 3h40min03

5) Guilherme Bissotto, Yamaha WR 450F, (3)MT2, 3h41min13


CARRO

1) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Prodrive Hunter, (1)T1+, 3h23min37

2) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs, Century CR6-T, (1)T1F, 3h26min34

3) Guiga Spinelli / Paulo Fiuza (Mitsubishi L200 Triton Sport Racing), (2)T1F, 3h27min15

4) Dan Nacif / Fred Budtikewitz (Ford Ranger V8), (3)T1F, 3h27min27

5) Cristian Baumgart / Beco Andreotti, Prodrive Hunter, (2)T1+, 3h30min39


UTV

1) Deni do Nascimento / Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, (1)UT1, 3h25min12

2) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Can-Am Maverick X3, (2)UT1, 3h26min49

3) Jean Azevedo /Idali Bosse, Polaris RZR Pro R, (3)UT1, 3h27min23

4) André Hort/ Henry Ritter, Can-Am Maverick X3, (4)UT1, 3h27min26

5) Fábio Pirondi / Marcelo Ritter (Can-Am Maverick X3), (5)UT1, 3h27min33


QUADRICICLO

1) Wescley Dutra, Yamaha Raptor 700, (1)QDA, 3h58min25



Classificação geral

MOTO

1) Mason Klein (EUA), KTM 450 Rally Replica, (1)MT1, 26h26min46

2) Gabriel Bruning, Yamaha WR 450F, (1)MT2, a 14min19

3) Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (2)MT1, a 16min03

4) Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, a 41min39

5) Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (3)MT1, a 1h02min28


CARRO

1) Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs, Century CR6-T, (1)T1F, 26h20min13

2) Marcos Baumgart / Kleber Cincea, Prodrive Hunter, (1)T1+, a 13min52

3) Mauro Guedes / Edu Bampi, Toyota GR Hilux DKR, (2)T1+, a 1h14min15

4) Carlos Ambrosio / Luiz Afonso Poli, Century CR6, (2)T1F, a 1h43min25

5) Marcos Moraes / Fábio Pedroso, T-Rex, (1)T1, a 2h13min08


UTV

1) Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Can-Am Maverick X3, (1)UT1, 26h48min00

2) Deni do Nascimento / Gunnar Dums, Can-Am Maverick X3, (2)UT1, a 1min28

3) Thiago Fraga / Álvaro Amarante, Can-Am Maverick X3, (1)UT2, a 32min18

4) Ricardo Basso / Robson Schuinka, Can-Am Maverick X3, (2)UT2, a 32min19

5) Gabriel Cestari / Jhonatan Ardigo, Polaris RZR Pro R, (3)UT2, a 35min32


QUADRICICLO

1) Wescley Dutra, Yamaha Raptor 700, (1)QDA, 32h35min29


* Resultados extra-oficiais


Aspas

Martin Duplessis (vencedor etapa Moto)

"Foi uma especial de muita navegação, me concentrei na planilha e consegui ser rápido, estou muito feliz por vencer a etapa. Temos um dia a mais e agora é dar tudo para ter mais um bom resultado. Teremos areia pela frente e é um tipo de piso que me agrada".

Mason Klein (líder Geral Moto)

"Eu vinha bem na especial, mas cometi um erro de navegação e perdi alguns minutos. Felizmente não foram tantos que comprometessem minha vantagem. Estou tentando andar sem pressão, apesar de saber que a pressão é forte. Agora é ser cauteloso na última etapa e fazer o necessário".


Rodrigo Varela (líder Geral UTV)

"Acho que a disputa vai ser bem bacana amanhã. Estamos na frente, mas um espirro e eles nos passam. O Deni (Nascimento) será o primeiro a largar e nós logo atrás. Com certeza ele vai acelerar tudo e temos que ir com a mesma estratégia. No Sertões a gente não pode vacilar nem um minuto".

Deni Nascimento (vencedor da etapa e vice-líder UTV)

"A prova ficou eletrizante, eu ontem até podia ter tirado um pouco mais da diferença, mas cometi um erro. De todo modo hoje conseguimos descontar bastante e agora tem esse minuto e 28. Na última etapa será missão tudo ou nada. No rally todo a navegação tem sido crucial e o Gunnar (Dums) tem feito um trabalho incrível. Amanhã teremos que navegar pelos waypoints e isso será mais um fator nessa disputa. Gosto bastante de andar na areia, vamos ver o que vem pela frente".

Cadu Sachs (líder geral Carro)

"Andamos mais uma vez bem e conseguimos e administrar a vantagem. Amanhã é um dia que promete, com uma especial curta, mas com bastante areia, um piso que tanto eu quanto o Marcelo (Gastaldi) conhecemos bem. É preciso ficar atentos para levar o carro até o fim".

Marcos Baumgart (vencedor etapa Carro)

"Vamos atacar nessa última etapa como estamos fazendo desde o primeiro dia. Não podemos desistir, pois tudo pode acontecer e a gente sabe que o rali só acaba no fim da especial. Já aconteceu comigo, faltando 30 quilômetros para a chegada, tive um problema e perdi o rali"

Oitava etapa

Sábado (19/8)


Cruz → Cruz (Preá)

Total: 208 km

(Deslocamento inicial: 51 km / Especial: 100 km / Desl ocamento final: 57 km)


Descrição técnica

A prova começa bem travada com estradinhas menores de areia, piçarra e trechos sinuosos, seguindo por caminhos estreitos. No Km 125 começa a navegação ponto a ponto pelo GPS com muita areia - serão em torno de 70 waypoints que têm de ser atravessados pelos competidores, com tolerância de 80m em relação à localização exata. Um curto deslocamento final leva pilotos e navegadores à rampa de chegada, na Praia do Preá.








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