top of page

Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa

Foto do escritor: Redação PubliracingRedação Publiracing

Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa.

Adrien Metge e Bissinho Zavatti cravam o mesmo tempo nas motos para completar percurso cronometrado entre Campo Grande e Costa Rica.


Foram 382 km contra o relógio. Carros batendo a marca de 214 km/h e motos 170 km/h. Resultados do dia: Empate no décimo de segundo nas Motos; diferença de 1s nos Carros e de 10s nos UTVs. Uma edição que já era especial e histórica para o Sertões BRB se tornou ainda mais ao fim da quarta etapa de 14, que ligou Campo Grande a Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (30). E amanhã o desafio será gigante: a maior especial desta edição: 527 km.


O empate entre as motos ficou entre Bissinho Zavatti (Honda CRF 450RX/Honda Racing) e o francês Adrien Metge (Yamaha WR 450F/IMS Yamaha) que gastaram as mesmas 4h14min33s4 para percorrer os 382 km da especial do dia. Fato inédito, que só confirma a competitividade e o alto nível técnico da prova.


Para efeito de classificação, Metge foi o vencedor do dia devido ao critério de desempate previsto em regulamento: o posicionamento na primeira especial. Bissinho mantém a liderança na geral, 1min23 à frente do francês.

Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa.
Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa.

O equilíbrio, aliás, foi a tônica nas três modalidades. Nos carros, apenas 1s1 separou Marcos Baumgart e Kleber Cincea (Toyota Hilux V8 IMA/X Rally) de Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio (Toyota Hilux DKR T1+/MEM). Moraes e Bentivoglio fizeram parte da especial com o para-brisa quebrado, após o choque com um pássaro. A luta pela vitória geral perdeu uma dupla de peso. Uma capotagem no quilômetro 181 do trecho cronometrado tirou os tetracampeões Cristian Baumgart e Beco Andreotti (Toyota Hilux V8 IMA/X Rally) da disputa, depois de serem os mais rápidos da véspera. No acumulado, Moraes e Bentivoglio aparecem 2min09 à frente de Baumgart e Cincea.


A disputa nos UTVs voltou a ter a família Varela nas primeiras posições. Bruno e Gabriel Bortolanza superaram os bicampeões Deninho Casarini e Ivo Mayer (Cam-Am Maverick/Can-Am Factory) por 10s. Na geral, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Can-Am Maverick/Varela Racing) se tornaram a quarta dupla diferente a liderar, 2min01 à frente de Fábio Pirondi e Marcelo Ritter (Can-Am Maverick/Cotton).

Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa.
Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa.

Especial mais longa

A quarta-feira do Sertões BRB promete um choque de realidade nos competidores. Afinal, a quinta etapa (Margens Plácidas) reserva a mais extensa especial da edição dos 30 anos, com 527 quilômetros. Além disso, conta praticamente com todo o tipo de piso e condições: trechos estreitos com mata-burros em areia; outros muito velozes com lombas; travessias de rios, trial, erosões, pontes e estradas de fazendas. Um teste completo que exigirá bastante de pilotos, navegadores e máquinas.

Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa.
Sertões 2022: Empate inédito nas motos marca a quarta etapa.

O que eles disseram:


Marcos Baumgart, vencedor da etapa Carros

"Durante a especial começou a fazer um barulho, achamos que fosse o diferencial e quase paramos, mas o carro não perdeu rendimento e continuamos. Passamos pelo local do acidente do Cristian e do Beco e logo vimos que estava tudo bem. Vamos continuar para representá-los e tentar trazer o título do Sertões para o time".


Adrien Metge, vencedor da etapa Motos

"Foi uma especial muito aberta e rápida em boa parte, mas houve uns 60 quilômetros mais travados e arenosos. Nunca tinha terminado uma especial empatado até nos décimos de segundo, acho que a chance de isso acontecer é menor que de ganhar na loteria".


Bruno Varela, vencedor UTVs

"Um dia muito rápido e extenso, muitas lombas, mas conseguimos completar sem problemas e acabamos com a vitória. Agora começa uma sequência muito pesada, com a etapa mais longa e as duas maratonas. É tentar preservar o carro, mas precisamos atacar para brigar pela vitória geral".



Resultado


CARROS


1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 3h51min05

2) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (2)T1F, 3h51min11

3) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (3)T1F, 3h54min29

4) #327 Rodrigo Aché/Luís Felipe Eckel, Ford Ranger T1, (1)T1B, 4h05min08

5) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (2)T1F, 4h05min18

MOTOS

1) #01 Adrien Metge, Yamaha WR 450F, (1)MT1, 4h14min33s4

2) #06, Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, mesmo tempo

3) #19 Gabriel Soares, Honda CRF 450RX, (2)MT2, 4h19min17

4) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, 4h17min55

5) #02 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, (3)MT1, 4h18min42


UTV

1) #215 Bruno Varela/Gabriel Bortolanza, Can-Am Maverick, (1)UT1, 4h25min12

2) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (2)UT1, 4h25min23

3) #212 João Pedro Franciosi/Cesar Valandro, Polaris RZR Pro R, (3)UT1, 4h25min34

4) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (4)UT1, 4h25min58

5) #205 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick, (1)UT2, 4h27min29



Classificação geral

CARROS

1) #323 Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio, Toyota Hilux Overdrive T1+, (1)T1F, 13h25min14

2) #304 Marcos Baumgart/Kleber Cincea, Toyota Hilux IMA V8, (2)T1F, a 2min09

3) #305 Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs, Buggy Century CR6, (3)T1F, a 5min53

4) #350 Julio Capua/Bina Cavassin, Toyota Hilux Overdrive T1+, (4)T1F, a 39min59

5) #303 Sylvio de Barros/Rafael Capoani, Toyota Hilux IMA V8, (5)T1F, a 49min45


MOTOS

1) #06 Bissinho Zavatti, Honda CRF 450RX, (1)MT2, 14h17min02

2) #01 Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F, (1)MT1, a 1min23

3) #04 Ricardo Martins, Yamaha WR 450F, (2)MT1, a 7min11

4) #21 Martin Duplessis (ARG), Honda CRF 450RX, (3)MT1, a 17min07

5) #02 Jean Azevedo, Honda CRF 450RX, (4)MT1, a 20min34


UTV

1) #216 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, Can-Am Maverick, (1)UT1, 14h35min31

2) #205 Fábio Pirondi/Marcelo Ritter, Can-Am Maverick, (1)UT2, a 2min01

3) #203 Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, Can-Am Maverick, (2)UOP, a 2min11

4) #301 Deninho Casarini/Ivo Mayer, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 5min07

5) #215 Bruno Varela/Gabriel Bortolanza, Can-Am Maverick, (2)UT1, a 4min18


Etapa 5 - Margens Plácidas – 31/8 – Quarta-feira


Se você visitar alguns trechos da quinta especial do maior Sertões da história na época “errada”, você não conseguirá ver as estradas. Isso porque, na época da cheia, elas ficam inundadas pela grande quantidade de rios e afluentes que cortam as pequenas vias vicinais que serão caminho das máquinas do rally. Mas é em agosto, época de seca, que elas dão as caras, sem deixar de apresentar pequenos lagos e poças ao longo do percurso que formam as Margens Plácidas ao redor da prova.


Mas de “plácida” esta etapa não tem nada! Será a maior especial da edição 2022 e exigirá muita estratégia das equipes que quiserem triunfar ao final da especial cronometrada. Isso porque, dos três pontos de abastecimento da prova, somente dois deles serão acessíveis para as equipes de apoio. Na prática, isso significa que equipes menores terão de se unir (uma levando combustível para a outra) para evitar as panes secas.



O roteiro já foi desenhado para ser duro, mas a natureza também contribui para deixar a prova mais desafiadora. Para escoar as águas da cheia, as estradas são repletas de lombas e pequenas travessias de rios que podem desestabilizar pilotos experientes em uma prova tão longa e exaustiva como esta.


Mas água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Após tantos desafios, o final da especial brinda os competidores com a linda visão do cânion do Rio Café, um pequeno cânion incrustado nas terras do Mato Grosso seguida de um trecho de um chapadão de areia que termina com o encontro do Rio Garças com o rio Araguaia.


A prova chega em Barra do Garças, a cidade que fica entre estes dois rios. Aparentemente pequena nos dias de hoje, ela já ostentou um título invejável! Até 1948, com 273 quilômetros quadrados, Barra do Garças era o maior município do mundo!



Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio




Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.


Utilize o QR Code


O valor, você escolhe!


Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui



Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Teste (6).png

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
bottom of page