Adrien Metge (motos); Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio (carros) e Reinaldo Varela/Aristóteles Fiúza (UTV) são os primeiros líderes da edição 2022 do Sertões. Domingo leva a caravana a Presidente Prudente.
De Foz do Iguaçu a Umuarama, os competidores puderam extrair o máximo de seus veículos em um dia que definiu os primeiros líderes da competição. Foram 366 quilômetros, dos quais 172 cronometrados, atravessando fazendas de soja. E as passagens pelas zonas de radar se tornaram dor de cabeça para alguns dos destaques entre as motos, carros e UTVs. Não que os competidores tenham exagerado na velocidade nos pontos em que ela é limitada - bastavam alguns metros acima do exigido para gerar punições.
Sobre duas rodas, a briga pela liderança tem sotaque. Atual campeão, o francês Adrien Metge (Yamaha) saiu na frente. Mas é seguido de perto pelo argentino Martin Duplessis (Honda). Nessa disputa, o melhor brasileiro é Bissinho Zavatti (Honda), em terceiro.
Nos UTVs, o sobrenome dos três primeiros é o mesmo. Quem pensou em Varela, acertou. O pai Reinaldo, e o navegador Aristóteles Fiúza estão em vantagem. Seguidos pelos filhos Rodrigo (com Matheus Mazzei) e Bruno (ao lado de Gustavo Bortolanza). Como é costume numa modalidade com 73 máquinas em ação, as diferenças foram apertadas. Especialmente considerando que restam 13 etapas até Salinópolis (PA).
Já entre os carros, Lucas Moraes e Kaíque Bentivoglio confirmaram o favoritismo com a Toyota Hilux T1+ da MEM Motorsport. Mesmo penalizados, bateram Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs (Buggy Century CR6/Baja Tek). Um furo de pneu fez com que os atuais campeões Cristian Baumgart e Beco Andreotti perdessem tempo. Nada que os tire da luta pela ponta.
Do Sul ao Sudeste
Neste domingo, o Sertões BRB 30 Anos ruma de Umuarama para o Portal do Oeste paulista. Presidente Prudente marca a entrada da caravana no Sudeste, com a etapa 'Braço Forte'. Um percurso total de 535 quilômetros, dos quais 303 cronometrados. Depois de um início veloz, com lombadas e saltos em piso arenoso, os competidores atravessarão um trecho de canaviais com caminhos mais estreitos e a promessa de muita navegação. À espera de pilotos e navegadores na Praça do Povo, a expectativa é de cerca de 30 mil pessoas. Uma recepção digna de uma edição festiva e histórica.
A história da região
A história do nome “Umuarama” é um tanto inusitada. Apesar de ser uma palavra com elementos da língua Tupi, ela é um neologismo criado por um branco para dar nome a uma colônia de férias que ficava na região. Na tradução, ela significa: “lugar ensolarado para encontro de amigos”. Idílico! Mas o exato oposto do que será essa etapa que leva o nome de Braço Forte por ser uma das etapas mais difíceis de navegação da história do Sertões! Tem que dirigir com firmeza, se não…
Seguindo pelo cenário agrícola do Paraná, agora com mais destaque para os canaviais, a prova segue “na amizade” até o KM 200, onde há um ponto de abastecimento. A partir daí, a prova se transforma em um verdadeiro labirinto digno de Minotauro e a navegação vai pegar fogo. Pilotos que não escutarem atentamente o navega, vão ter uma crise na amizade entre piloto e navegador logo na segunda etapa.
É nela também que o Sertões rompe a sua primeira fronteira entre regiões, indo da região Sul para a Região Sudeste ao chegar ao Estado de São Paulo, em Presidente Prudente. E já que estamos falando em nomes, a cidade leva o nome do ex-presidente brasileiro Prudente de Moraes, sendo o primeiro civil a assumir o cargo. Mesmo assim, ficou marcado por uma campanha militar: ele foi presidente durante a Guerra de Canudos, mas isso é história para outros Sertões.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code
O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments