Sébastien Ogier está à beira de uma nona vitória no Monte Carlo depois de superar Sébastien Loeb na neve e gelo dos Alpes franceses no sábado.
Ogier foi para a especial final sobre o Col de Fontbelle com 5,0 segundos de vantagem sobre o seu compatriota francês depois de recuperar a liderança no início da penúltima etapa.
Com 5 km de estradas invernais no topo da passagem, Loeb colocou suas cartas bravamente equipando seu Ford Puma com a borracha para asfalto de composto macio da Pirelli. Ele esperava se beneficiar nas seções secas antes de minimizar a perda de tempo no gelo.
Ogier já havia decidido misturar dois pneus macios e dois pneus de neve em seu Toyota GR Yaris, mas ao ver a escolha de Loeb, ele fez uma troca de última hora para a mesma combinação. A escolha que Loeb havia feito se mostrou tão certa também no Toyota que o campeão do mundo ultrapassou Loeb por 16,1 segundos para chegar à parada final da noite com uma vantagem de 21,1 segundos.
"Estava a planejar ir com os pneus de neve porque era a opção mais segura, mas vi que o Séb estava a optar pelos slicks, por isso troquei no último minuto antes do início", explicou Ogier. "Era complicado dirigir em alguns lugares."
Loeb não conseguiu reproduzir o ritmo que o levou aos quatro melhores tempos de ontem.
"Agora a diferença está grande", admitiu. "Tentamos, mas Ogier viu e mudou no último minuto. Foi muito complicado com os slicks e muito fácil cometer um erro, mas estamos aqui".
Craig Breen foi o terceiro ao final do dia em outro Puma, com um sábado isento de erros e beneficiando do acidente que tirou Elfyn Evans da disputa pela vitória, quando vinha andando muito rápido e se chegando aos dois franceses, ele deslizou para fora da estrada, deixando seu GR Yaris empoleirado na beira de uma queda íngreme. O carro ficou sem danos mas sem tração para voltar a pista. Com isso perdeu mais de 20 minutos.
Após dois dias de estreia desanimadora, o jovem talento Kalle Rovanperä encontrou uma afinação mais equilibrada para o seu GR Yaris e subiu de nono para quarto. Ele terminou 37,8 segundos atrás de Breen depois de vencer as duas especiais finais.
A final de domingo compreende duas especiais na região dos Alpes-Maritimes, passando duas vezes por elas e sem serviço antes da chegada na Praça do Cassino de Mônaco. A última especial ainda forma o Wolf Power Stage com pontos de bônus disponíveis para os pilotos mais rápidos. As quatro especiais somam 67,26km.
Posições após sábado
1. S Ogier / B Veillas FRA Toyota GR Yaris 2h 19min 43,1seg
2. S Loeb / I Galmiche FRA Ford Puma +21,1 seg.
3. C Breen / P Nagle IRL Ford Puma +1min 26,0seg
4. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +2min 03.8seg
5. G Greensmith / J Andersson GBR Ford Puma +6min 33,8seg
6. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 +7min 44,1seg
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