O grupo Renault apresentou os resultados de sua operação no primeiro semestre de 2021 e os números mostram desempenho sólido na direção da recuperação. Como dados importantes, as vendas mundiais do Renault Group em alta de 18,7% em comparação com o primeiro semestre de 2020, mas ainda em retração de -24,2% em comparação com o primeiro semestre de 2019, já o faturamento do Grupo teve alta de 26,8% com 23,4 bilhões de euros.
O resultado líquido foi positivo com 368 milhões de euros, originando um fluxo de caixa livre operacional da Divisão Automotiva próximo ao ponto de equilíbrio (-70 milhões de euros).
Importante também a redução da dívida líquida da Divisão Automotiva em 800 milhões de euros e reservas de liquidez de 16,7 bilhões de euros em 30 de junho de 2021.
Apesar das incertezas em torno da demanda, continuidade dos efeitos negativos da crise dos componentes – que pode levar a uma perda de produção da ordem de 200 mil unidades no ano – e do aumento dos preços das matérias-primas, o Renault Group tem como objetivo atingir uma taxa de margem operacional para o ano da mesma ordem que no primeiro semestre.
No comunicado ainda foi reforçada a ambição do Grupo em alcançar a neutralidade de carbono na Europa até 2040.
“Estes resultados são fruto do nosso plano estratégico Renaulution, que tem como foco a rentabilidade. Esta é apenas a primeira etapa da nossa recuperação, que deve se acelerar com a chegada dos novos veículos que estamos preparando. Faço questão de agradecer a todos os colaboradores, cujo comprometimento nos permitiu atingir estes resultados”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.
“Demos um importante passo para recuperar nossos indicadores financeiros-chave, principalmente com o retorno próximo do ponto de equilíbrio do nosso fluxo de caixa livre neste semestre. Nossa sólida posição de liquidez nos permite continuar nossa recuperação com toda a serenidade”, declarou Clotilde Delbos, CFO do Renault Group.
O faturamento do Grupo atingiu 23.357 milhões de euros, em progressão de 26,8% comparado com o primeiro semestre de 2020.
Em 30 de junho de 2021, os estoques totais (incluindo a rede de concessionárias independente) representavam 427.000 veículos, contra 547.000 no fechamento de junho de 2020.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments