
Os presidentes da Renfe e da Alstom Espanha, Isaías Táboas e Leopoldo Maestu, respetivamente, assinaram um contrato para a compra de 152 trens de alta capacidade para o serviço de Cercanías (regiões metropolitanas), no valor de 1.447 milhões de euros.
A adjudicação do contrato à Alstom, que foi aprovada pela Renfe em março passado , contempla a fabricação de 152 trens de 100 metros de comprimento cada. Da mesma forma, inclui o depósito inicial de peças de reposição e suas ferramentas de manutenção por quinze anos.
Plano de crescimento para a fábrica da Alstom em Barcelona
Esta compra, segundo informações a maior da história na Espanha, não só representa uma garantia de trabalho para os próximos anos, mas também um ambicioso plano de crescimento e investimento para o polo industrial local. O plano de crescimento e investimento da planta para os próximos anos inclui:
Aumento da capacidade produtiva e geração de empregos. Nos próximos anos, a força de trabalho atual dobrará, com a geração de mais de meio milhar de empregos qualificados e o dobro de indiretos.
Novos investimentos em instalações industriais; novas oficinas de soldagem, cabines de pintura, depósitos e pistas de testes dinâmicos, bem como o desenvolvimento de um novo centro de excelência mundial dedicado à impressão aditiva (impressão 3D).
Consolidação de um polo ferroviário na Catalunha, tendo a fábrica de Santa Perpètua como referência para uma empresa há mais de 25 anos instalada. Mais de 80% dos fornecedores com os quais a Alstom Espanha trabalha são empresas locais.
Ampliação da colaboração com escolas de formação profissional e universidades para o desenvolvimento de um programa de práticas profissionais e de formação especializada, que permitirá incorporar jovens talentos na fábrica com os novos perfis profissionais exigidos.
Novos trens: novecentos assentos e dez portas
Os novos trens, que serão usados para serviço nos grandes centros suburbanos, têm capacidade de pelo menos novecentos assentos cada, 20% a mais que o atual Civia. Além disso, irão minimizar o tempo de embarque e desembarque dos passageiros, por meio de um projeto avançado com no mínimo dez portas com vão mais amplo.
Da mesma forma, todos serão totalmente acessíveis para facilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida, contarão com conexão wi-fi e áreas para bicicletas e carrinhos de crianças.
A aquisição destes trens permite dar resposta às previsíveis necessidades de rejuvenescimento da frota, com o aumento da confiabilidade e redução de incidentes, o aumento da eficiência energética, bem como a adaptação às obrigações de implementação de acessibilidades e o aumento de segurança no sistema ferroviário.
Nesse sentido, a Renfe pretende reduzir a idade média do material ferroviário, especialmente de Cercanías e Regional, que contam com trens que, em alguns casos, têm mais de trinta anos e acumulam 80 por cento do serviço público da operadora.
Plano da Renfe para renovação da sua frota
Esta operação insere-se no Plano de Renovação de Frota lançado pela Renfe em 2019, com o objetivo de garantir a qualidade e melhoria dos Serviços Públicos nos próximos anos, e que envolverá a renovação de 50% dos trens de Cercanías e Media Distancia.
A Renfe está a fazer o maior esforço de investimento das últimas décadas na compra de material circulante para ajudar a impulsionar a recuperação económica, com concursos que, juntos, ultrapassam os 3.500 milhões de euros e que vão gerar cerca de 52.000 novos empregos.
Alstom em Santa Perpétua
Com 360.000 m² de superfície, o centro industrial de Santa Perpétua de Mogoda é a maior fábrica da Alstom Espanha e Portugal e a primeira do setor ferroviário espanhol a incorporar os padrões da Indústria 4.0. Atualmente, emprega cerca de mil trabalhadores e tem capacidade para produzir, de forma integral - desde a fase de projeto até a entrega final ao cliente - todos os tipos de trens (bondes, metrôs, trens urbanos e regionais) para projetos nacionais e internacionais. Neste centro foram fabricados todos os trens da Alstom que circulam na Espanha e possui projetos na América do Norte, América do Sul, Europa, Norte da África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.
Graças às economias de escala e aos investimentos realizados, este contrato posicionará a fábrica de Santa Perpétua como uma das referências na fabricação de trens de alta capacidade para o grupo, tanto para Espanha como para outros países europeus.
Um contrato com estas características tem um efeito multiplicador do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico e industrial local, criando empregos estáveis e de qualidade e fortalecendo o tecido industrial local. Com um volume de compras anual próximo a 300 milhões de euros, mais de 80 por cento dos fornecedores com os quais a Alstom Espanha trabalha são empresas locais e, além disso, alguns dos fornecedores nacionais do centro industrial também se tornaram fornecedores globais da Alstom, abastecendo fábricas ao redor o mundo.
O projeto e a concepção dos novos trens de alta capacidade são resultado de dois intensos anos de trabalho de uma equipe formada por mais de uma centena de profissionais das diversas áreas do conhecimento e áreas geográficas da Alstom. Esta equipa é liderada e coordenada por especialistas em desenho de engenharia e industrialização da fábrica de Barcelona e dos centros de excelência de Madrid, com vasta experiência na concepção de trens urbanos e regionais e que já trabalharam no desenvolvimento da atual frota da Renfe. como em vários projetos internacionais, como os trens regionais em Luxemburgo, também de configuração mista.
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