Em julho de 2023, o mercado automóvel da UE continuou a sua trajetória de crescimento, expandindo 15,2% – o décimo segundo mês consecutivo de crescimento. Os registos de automóveis novos atingiram 851.156 unidades, à medida que o bloco se recupera da escassez de componentes do ano passado. A maioria dos mercados registou um crescimento sólido, incluindo os quatro maiores: França (+19,9%), Alemanha (+18,1%), Espanha (+10,7%) e Itália (+8,7%).
De janeiro a julho de 2023, os novos registos de automóveis na UE cresceram significativamente (+17,6%), totalizando 6,3 milhões de unidades. Apesar das indicações de recuperação da indústria automóvel europeia das perturbações no fornecimento relacionadas com a pandemia, os volumes acumulados no ano ainda são 22% inferiores aos de 2019. Houve ganhos percentuais de dois dígitos na maioria dos mercados durante este período de sete meses, incluindo os quatro maiores: Espanha (+21,9%), Itália (+20,9%), França (+15,8%) e Alemanha (+13,6%).
Tipos de combustível de carros novos
Em julho, a quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria aumentou para 13,6% (contra 9,8% no mesmo mês do ano passado). Os automóveis híbrido-elétricos mantiveram a sua posição como segunda escolha entre os compradores de automóveis novos, conquistando mais de um quarto do mercado. No entanto, os automóveis com motor de combustão interna (ICE), incluindo os modelos a gasolina e diesel, mantiveram uma quota de mercado combinada de metade das vendas de automóveis novos.
Carros elétricos
Em julho, os novos registos de automóveis elétricos a bateria na UE aumentaram substancialmente em 60,6%, atingindo 115.971 unidades, representando 13,6% do mercado. A maioria dos mercados da UE cresceu significativamente com ganhos percentuais de dois e três dígitos, incluindo os dois maiores, Alemanha (+68,9%) e França (+32,4%). Notavelmente, a Bélgica registou as vendas mais elevadas, com um crescimento impressionante de 235,9%. No acumulado, as vendas de carros elétricos a bateria registraram um aumento significativo de 54,7% de janeiro a julho, com 819.725 unidades registradas.
Os novos registos de automóveis híbridos-elétricos aumentaram 31,6% em julho, impulsionados principalmente pelo sólido crescimento nos maiores mercados da região: Alemanha (+46,6%), França (+32,8%), Espanha (+30,8%) e Itália (+16,7%). %). Isto levou a um aumento acumulado de 28,5%, com quase 1,6 milhões de unidades vendidas entre janeiro e julho, o equivalente a um quarto da quota de mercado.
No mês passado, os registos de novos automóveis híbridos plug-in na UE aumentaram 14,5%, atingindo 67.060 unidades. O forte desempenho nos principais mercados como os Países Baixos (+107,6%), França (+80%) e Espanha (+42,7%) foi compensado por um declínio na Alemanha (-39,5%), o maior mercado para este tipo de combustível. Apesar deste crescimento, a quota de mercado dos automóveis híbridos plug-in manteve-se estável em 7,9% em Julho.
Carros a gasolina e diesel
Em Julho, o mercado de automóveis a gasolina da UE cresceu 5%, atingindo 304.903 unidades. No entanto, a quota de mercado diminuiu de 39,3% para 35,8% face a julho passado. Este crescimento foi impulsionado principalmente por um desempenho sólido nos principais mercados, nomeadamente França (+16,4%) e Alemanha (+12,5%). Mais de 2,3 milhões de automóveis a gasolina foram vendidos nos primeiros sete meses deste ano, um aumento substancial de 14,3% em relação a 2022.
Por outro lado, o mercado da UE de automóveis a diesel continuou a diminuir (-9,1% em julho), apesar do crescimento na Alemanha (+2,7%) e nos mercados da Europa Central e Oriental, especialmente na Eslováquia (+36,1%) e na Roménia (+19,8%). Os automóveis a gasóleo representam agora uma quota de mercado de 14,1%, abaixo dos 17,9% de Julho do ano passado.
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