
Em janeiro de 2023, o mercado de automóveis de passageiros da União Europeia cresceu 11,3% para 760.041 unidades, iniciando o novo ano com uma nota positiva. No entanto, isso se deveu em grande parte a uma base de comparação extraordinariamente modesta em 2022, quando foi atingido naquele momento o menor volume para um mês janeiro já registrado.
A nível de país, o desempenho positivo da região refletiu-se em três dos quatro principais mercados. Os ganhos mais fortes foram registados em Espanha (+51,4%) e Itália (+19,0%), seguidos de França, com um crescimento mais modesto mas ainda sólido (+8,8%). A exceção a essa tendência foi a Alemanha, que registrou queda de 2,6% no mês passado.
Tipos de combustível de carros novos
Durante o primeiro mês de 2023, os registos de automóveis de passageiros totalmente elétricos e híbridos a bateria na UE continuaram a crescer, representando 9,5% e 26,0% do mercado, respetivamente. No entanto, a gasolina continuou a ser o tipo de combustível mais popular para carros recém-matriculados na UE, com uma quota de mercado de 37,9%.
Carros elétricos
As matrículas de janeiro de novos veículos elétricos a bateria (BEVs) aumentaram 22,9%, atingindo 71.984 carros matriculados em toda a UE e uma quota de mercado de 9,5% (contra 8,6% em janeiro de 2022). A maioria dos mercados da região contribuiu significativamente para esse crescimento, com ganhos percentuais de dois e três dígitos. No entanto, houve algumas exceções em alguns dos mercados de maior volume da UE para este powertrain: Alemanha (-13,2%), Suécia (-18,5%) e Itália (-8,7%).
Os veículos elétricos híbridos (HEVs) também tiveram um forte início de ano. Seus volumes cresceram 22,1% para 197.982 unidades, sustentados por ganhos de dois dígitos nos quatro maiores mercados da região: Espanha (+59,3%), Itália (+24,7%), Alemanha (+19,0%) e França (+12,5%). ). Isso resultou em uma participação de mercado de 26,0%, uma melhoria de 2,3 pontos percentuais em relação a janeiro de 2022.
Por outro lado, as vendas de veículos híbridos plug-in (PHEV) na UE caíram 9,9% para 53.649 unidades em janeiro, com as matrículas caindo pela metade na Alemanha (-53,2%), que até o ano passado era o maior mercado em volume para esse tipo de carros. Como resultado, a participação de mercado dos PHEVs caiu de 8,7% em janeiro de 2022 para 7,1% neste ano.
Carros a gasolina e diesel
As matrículas de automóveis novos a gasolina na UE registaram um aumento de 12,3% em janeiro, contribuindo para a expansão da sua quota de mercado para 37,9% (face a 37,6% em 2022). Para este crescimento contribuíram todos os principais mercados da região: Espanha (+59,4%), Itália (+15,5%), França (+11,9%) e Alemanha (+3,5%).
Por outro lado, o mercado de carros a diesel da UE continuou em seu caminho descendente – com uma queda de 1,6% no mês passado – apesar de um aumento notável nos registros italianos (+21,4%) e espanhóis (+19,0%). Isso resultou em uma queda de 2,0 pontos percentuais na participação de mercado, de 17,9% para 15,9%.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments