Recuperando a produção, Chevrolet dispara nas vendas em dezembro
- Artur Semedo artursemedo@revistapubliracing.com.br
- 11 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

O mercado de automóveis no Brasil, assim como a grande maioria dos mercados globais, vive um momento muito particular em termos de desempenho comercial dos modelos disponibilizados. Com a crise de disponibilidade de diversos componentes, agravada por uma crise na logística global, muitas fábricas têm sido obrigadas a reduzir sua produção, total ou parcialmente, afetando substancialmente o volume de veículos novos disponíveis para entrega nas lojas, gerando uma pouco comum crise na oferta de produtos.
Com isso o resultado nas vendas de determinados produtos fica condicionado ao ritmo de produção, que será ainda duramente condicionado pela crise de semicondutores ao longo do próximo ano, com muitos executivos a referirem que talvez só lá para 2023 teremos uma normalização da oferta desde cada vez mais importante componente. É bom relembrar que os carros são cada vez mais tecnológicos e as necessidades em termos de semicondutores são cada vez maiores, já que cada novo produto lançado no mercado necessita de cada vez mais chips eletrônicos.
Os carros da GM, que haviam despencado da lista dos mais vendidos desde o final do primeiro semestre devido a indisponibilidade de unidades para entrega, já mostrou recuperação em novembro, com o Onix a voltar a ser o veículo mais vendido do país, resultado que ganha ainda mais expressividade com os números dos primeiros dias de dezembro.
Onix e Onix Plus (sedã), já são os dois veículos mais vendidos nos primeiros 10 dias do último mês do ano, com o Chevrolet Tracker aparecendo em quarto lugar e sendo o SUV compacto mais vendido até agora. No meio destes três modelos da Chevrolet, e aparecendo em terceiro lugar, o Gol da Volkswagen que aparece poucas unidades na frente do Tracker.
Na quinta posição está o modelo mais vendido no ano até ao momento, a Fiat Strada, seguido dos modelos da Hyundai, HB20 e Creta.
Com isso o grupo GM tem três carros entre os quatro mais vendidos em dezembro até ao momento, fruto de uma maior disponibilidade de produtos com a retomada de dois turnos em suas fábricas. Ao mesmo tempo a Chevrolet é agora beneficiada por uma indisponibilidade maior de veículos que vinham dominando o mercado brasileiro nos últimos meses.
Além dos números frios, outro fator que temos que avaliar ao longo dos próximos meses é como vai reagir o público a carros que não param de ficar mais caros, onde a linha “virtual” para os SUVs compactos (o segmento mais importante do país) para as versões de entrada, já está acima dos 100 mil reais, a isto se juntando uma diminuição da renda na grande maioria das famílias brasileiras, além de fatores como uma fortíssima inflação, acompanhada pela alta nas taxas de juros das principais linhas de crédito utilizadas para financiar veículos.
Todos esses fatores, produção, disponibilidade de produtos, inflação sentida pelas famílias e crédito mais caro, devem levar a mais alguns meses de instabilidade nos mercado de automóveis no Brasil.
Veja a lista dos veículos mais vendidos nos primeiros 10 dias de dezembro (dados Fenabrave)
ONIX 3.878
ONIX PLUS 3.474
GOL 3.078
TRACKER 3.028
STRADA 2.533
HB20 2.527
CRETA 2.441
COMPASS 2.344
T CROSS 2.166
HILUX 1.870
TORO 1.814
COROLLA CROSS 1.793
COROLLA 1.786
ARGO 1.785
RENEGADE 1.672
KWID 1.641
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments