A tradicionalíssima Morgan apresentou o Plus Four CX-T, um carro com aventura em seu DNA e que abre a possibilidade de rotas, paisagens e destinos inacessíveis até agora aos carros Morgan.
O Morgan Plus Four CX-T é inspirado na história bem documentada de Morgan, o criador da marca em duras competições de todo o terreno. Já em 1911, os carros esportivos Morgan estavam competindo e vencendo em competições em pistas de testes, e esse espírito de aventura tem sido a chave para moldar a marca Morgan desde então. E como muitos dos clientes da Morgan fazem aventuras em cenários de difícil acesso pelo mundo a um veículo da marca normal, nada melhor que fazer um carro com características de mais versatilidade, pensado na aventura.
Após o lançamento do Plus Four em 2020, Morgan fez parceria com a Rally Raid UK, renomada criadora de carros de corrida para o Dakar, para projetar e projetar em conjunto o Plus Four CX-T. Um dos objetivos do projeto é demonstrar a capacidade e durabilidade da nova plataforma CX-Generation da Morgan, junto com o Plus Four em que o CX-T é baseado.
Apenas oito veículos serão construídos, ao preço de £ 170.000 (algo em torno de 1.250 milhão) mais impostos locais, com cada cliente tendo a oportunidade de trabalhar ao lado da equipe de design de Morgan para especificar seu próprio CX-T. Cada Plus Four CX-T é construído na fábrica da Morgan em Malvern, Worcestershire, antes de passar pela preparação final e configuração nas próprias instalações da oficina do Rally Raid UK. A equipe de design e engenharia de Morgan trabalhou ao lado do Rally Raid UK ao longo do programa para definir o conceito, a especificação, os atributos técnicos e a estética do modelo.
Detalhes técnicos
O exterior do Plus Four CX-T foi projetado para maximizar a capacidade de carga de bagagem e equipamentos e fornecer a proteção necessária aos ocupantes em ambientes extremos. Simultaneamente, Morgan garantiu que seu design visual reflita essa capacidade e propósito.
Mais proeminentemente, o painel traseiro do veículo foi substituído por um rack de equipamentos, com painéis laterais exclusivos da carroceria projetados para fazerem lembrar o clássico Morgan de quatro lugares.
O rack abriga duas malas de bagagem Pelican resistentes e à prova d'água, uma caixa de ferramentas /armazenamento de alumínio Zarges, dois recipientes Rotopax de 11 litros e dois conjuntos de roda sobressalente / pneu. Além disso, para aqueles que se aventuram ainda mais longe dos caminhos conhecidos, o equipamento de recuperação é montado no exterior do carro, com fácil acesso quando necessário. Todos os sistemas de montagem externa para todo o armazenamento e equipamento foram meticulosamente projetados para serem resistentes e fáceis de acessar quando necessário.
A gaiola de proteção externa também pode ser adaptado para transportar equipamentos de lazer, como bicicletas e pranchas de surf, para complementar as atividades do estilo de vida do proprietário, enquanto as telas laterais removíveis podem ser montadas no teto do veículo, permitindo que sejam transportadas discretamente caso ocorra uma mudança nas condições meteorológicas.
O Rally Raid UK realizou um estudo completo do veículo Plus Four padrão para determinar as possibilidades de conversão. Este estudo incluiu avaliações de durabilidade da plataforma, sistema de transmissão e sistemas de suspensão.
A suspensão foi projetada para estar pronta para expedições: resistente e adequada para o propósito. Alterações com foco na resistência, amplitude de curso, espaço na caixa de rodas e maior distância em relação ao solo são apenas a face mais visível da transformação.
São usados conjuntos EXE-TC com batentes de colisão internos, desenvolvidos especificamente para o veículo. Essas montagens nascem das competições off-road e são calibradas para fornecem o equilíbrio ideal entre conformidade e durabilidade.
Além do hardware de suspensão principal, os braços de suspensão inferiores contêm buchas sob medida que aumentam ainda mais a durabilidade. O pacote de suspensão combinada é otimizado para realizar viagens nunca antes tentadas em um carro esportivo Morgan.
Um sistema de proteção da parte inferior da carroceria tem cinco peças - compreendendo uma proteção do motor, proteção da área traseira do chassi, blindagem da seção intermediária e proteção inferior traseira - ajuda a proteger o chassi e componentes importantes contra danos ao dirigir em condições extremas. O carro também está equipado com um sistema de escapamento totalmente sob medida com saída lateral traseira que melhora o ângulo de saída e contribui para uma distância ao solo de 230 mm.
O Plus Four CX-T usa um diferencial eletrônico BMW X-Drive com software personalizado, calibrado e testado especificamente para a aplicação. Os interruptores dentro da cabine permitem a escolha de três modos a serem selecionados, dependendo das condições de direção; cada modo varia o grau de bloqueio do diferencial aplicado. Selecionar o modo ‘Estrada’ abre totalmente o diferencial, enquanto o modo ‘Todo-o-terreno’ aplica um bloqueio de aproximadamente 45% ao diferencial traseiro, permitindo alguma variação na distribuição de torque entre as rodas traseiras. O modo ‘All-Terrain - Extreme’ bloqueia totalmente o diferencial traseiro, fornecendo torque igual a ambas as rodas traseiras. Os dois modos Todo-o-terreno são projetados para serem usados ao lidar com superfícies dificeis e condições de baixa tração. A relação de transmissão final também foi reduzida para levar em conta os pneus de maior diâmetro e se adequar ao uso em todo o terreno.
Dentro da cabine do Plus Four CX-T, recursos foram adicionados para melhorar o conforto do ocupante e a usabilidade em ambientes remotos. Um trilho de montagem RAM está embutido no painel para permitir a fixação segura de uma variedade de dispositivos, como telefones ou câmeras. Uma luz de mapa flexível, um porta-lápis e um porta-notebook também foram integrados, todos projetados para resistir à operação em ambientes agressivos de direção.
A arrumação da cabine também foi otimizada com a adição de um porta-mapas /documentos removível e uma bolsa térmica isolada, ambos localizados na área dos pés do passageiro. Um kit de primeiros socorros feito sob medida é montado na gaiola interna atrás dos assentos. Tal como o equipamento exterior, todas as características interiores foram concebidas a pensar na acessibilidade e comodidade, quer se trate de uma utilização em condições remotas ou de lazer do proprietário. A cabine é fechada por uma capota rígida composta que é exclusiva do Plus Four CX-T e foi projetada de maneira intrincada para caber entre as gaiolas de proteção interna e externa.
O Morgan Plus Four CX-T é o segundo de dois projetos especiais produzidos pela Morgan em 2021, sendo o primeiro o Plus 8 GTR. A introdução do Plus Four CX-T também coincide com o anúncio das atualizações do Modelo Ano 22 para o Plus Four e Plus Six, e ajuda a informar os avanços técnicos e estéticos para a atual e futura gama de veículos da Morgan. O Plus Four CX-T está à venda imediatamente, com todos os veículos a serem fabricados antes do final de 2021.
Jonathan Wells, chefe de design da Morgan Motor Company, disse: “A equipe de design da Morgan tem conceituado veículos de teste modernos por muitos anos. Há cerca de 18 meses, nossos investidores e CEO, Steve Morris, estiveram no estúdio e comentaram como seria incrível dar vida a um desses desenhos. O projeto foi desenfreado e nasceu inteiramente do desejo de criar um excitante veículo de aventura britânico. O CX-T, como muitos veículos Morgan recentes, demonstra a flexibilidade do design Morgan. Para mim, é um pacote completo: integridade histórica, capacidade legítima e uma estética totalmente nova para a aventura ”.
Mike Jones, do Rally Raid UK, disse: “Aplicar minha experiência de 13 edições do Rali Dakar, 60 construções de veículos que participaram no Dakar e uma vida inteira de aventuras terrestres em um carro esporte não convencional como o Morgan foi um projeto interessante e recompensador. Ter a oportunidade de desenhar um carro para uma marca de tanto prestígio foi uma responsabilidade que nunca imaginei que teria. Rally Raid UK e a Morgan se envolveram com fornecedores líderes da indústria para obter componentes da mais alta qualidade, bem como projetar uma gama de peças sob medida que permanecerão exclusivas para o modelo. O Morgan Plus Four CX-T é um verdadeiro veículo de aventura terrestre e estou ansioso para ver os destinos incríveis em que os proprietários se encontrarão. ”
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
댓글