Este mês a Peugeot Sport comemora 40 anos de sua criação As estatísticas podem ser um pouco mais do que simbólicas às vezes, mas não há como escapar do fato de que a Peugeot Sport viveu muitas vitórias no número de anos que se passaram desde sua criação em outubro de 1981.
“O automobilismo fornece à indústria automobilística um laboratório de tecnologia excepcional para a aceleração da pesquisa e do progresso”, acredita a CEO da Peugeot, Linda Jackson. “Para nossa marca, ele desempenha um papel essencial no lançamento de nossos modelos e em nossos planos para a mobilidade do amanhã. Os 40 anos da Peugeot Sport no automobilismo não apenas renderam uma longa lista de vitórias e títulos, mas também têm sido uma fonte de verdadeiro orgulho. É esse patrimônio que nos orienta e, acima de tudo, serve de trampolim para novas conquistas, hoje e no futuro.”
Criada por Jean Todt e inicialmente conhecida como Peugeot Talbot Sport, a Peugeot Sport produziu vários carros icônicos, incluindo os memoráveis 205 T16, 405 T16, 206 WRC, 306 Maxi e 905, seguidos mais recentemente pelo 908, 208 T16 Pikes Peak, 2008 DKR, 3008 DKR, 208 WRX e, agora, o revolucionário 9X8 que está prestes a desempenhar um papel central no plano de eletrificação da Peugeot, ao mesmo tempo que incorpora os laços estreitos entre o braço esportivo da marca e a equipe de design.
Olhar para trás ao longo das décadas inevitavelmente evoca imagens da Peugeot Sport em seu caminho para reivindicar títulos e triunfos no Campeonato Mundial de Rali e Ralicross da FIA, no famoso Rally Dakar, nas 24 Horas de Le Mans e na Subida de Pikes Peak, bem como em corridas de circuito na França e em outros lugares, além de pódios de Fórmula 1 como fornecedor de motores.
As principais conquistas do automobilismo da Peugeot Sport desde 1981 incluem:
• 5 títulos de equipes do Campeonato Mundial de Rali, em 1985, 1986, 2000, 2001 e 2002;
• 4 títulos de pilotos do Campeonato Mundial de Rali, com Timo Salonen, Juha Kankkunen e Marcus Grönholm (duas vezes);
• 3 títulos de pilotos e fabricantes do Intercontinental Rally Challenge (2007, 2008 e 2009);
• Uma longa lista de títulos nacionais de rally;
• 3 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, em 1992 (com Yannick Dalmas / Derek Warwick / Mark Blundell), 1993 (Christophe Bouchut / Eric Hélary / Geoff Brabham) e 2009 (Marc Gené / David Brabham / Alex Wurz);
• 3 vitórias em Pikes Peak Hill Climb, em 1988 (com Ari Vatanen), 1989 (Robby Unser) e 2013 (Sébastien Loeb);
• Títulos do Super Touring, incluindo a coroa da German Super Tourenwagen Cup de 1997 com o 406 (Laurent Aïello);
• 7 vitórias no Dakar, em 1987 (com Ari Vatanen), 1988 (Juha Kankkunen), 1989 e 1990 (Ari Vatanen), 2016 e 2017 (Stéphane Peterhansel) e 2018 (Carlos Sainz);
• 1 título do Campeonato Mundial de Rallycross (2015).
Ao longo dos anos, os diferentes campeões que conduziram estes carros - muitos dos quais deixaram uma marca indelével nas respectivas épocas e disciplinas - puderam contar com os meticulosos, conscienciosos, combativos e inovadores membros da equipa da Peugeot Sport que, juntamente com os gestores que lideraram suas campanhas, voaram alto e orgulhosos com as cores da marca. A fome de vitória veio também dos diretores nos mais diversos projetos one a Peugeot Sport se envolveu, e inclui nomes como Jean Todt, Corrado Provera, Jean-Pierre Nicolas e Bruno Famin, para citar apenas alguns.
Com o automobilismo tão incorporado no DNA da montadora francesa, todos os programas da Peugeot Sport foram voltados para apoiar uma visão particular ou estratégia tecnológica da montadora francesa em áreas que vão desde segurança e desempenho a novas formas de energia, eficiência, eletrônica e ajuda ao motorista.
Hoje, a eletrificação está no centro do programa Hypercar da Peugeot Sport com o 9X8 nas 24 Horas de Le Mans e no FIA WEC e simboliza os planos da Peugeot para a mobilidade do amanhã.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automobilismo entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentarios