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O novo Volvo EX30 tem a menor pegada de carbono já vista em um carro Volvo


O novo Volvo EX30 tem a menor pegada de carbono já vista em um carro Volvo

O novo Volvo EX30 é uma reunião de algumas boas características da Volvo Cars, tudo isso aplicado em um SUV pequeno e totalmente elétrico para a era moderna, projetado para ser seguro e ter uma pegada de CO₂ menor do que qualquer carro Volvo já visto.


Ao abordar as emissões em toda a produção e ciclo de vida do Volvo EX30, e de acordo com a marca, conseguiu ser reduzido a pegada de carbono total ao longo de 200.000 km de condução para menos de 30 toneladas – com base na utilização de eletricidade de carregamento da União Europeia. Esta é uma redução de 25% em comparação com modelos totalmente elétricos C40 e XC40 – um bom passo em direção ao objetivo da marca de reduzir as emissões gerais de CO₂ por carro em 40% entre 2018 e 2025.


Como um carro totalmente elétrico, o Volvo EX30 tem zero emissões de escapamento, o que não só contribui para uma menor pegada de CO₂, mas também impacta na qualidade do ar de maneira significativa. Uma nova pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia descobriu que mesmo um pequeno aumento de carros elétricos em uma determinada área tem um efeito positivo direto na quantidade de visitas ao pronto-socorro devido a doenças respiratórias como a asma.


Mas para reduzir a pegada de carbono geral de um carro, a eletrificação não é suficiente. Um carro não é apenas dirigido, ele também é projetado, desenvolvido, construído e transportado – e todas essas etapas oferecem oportunidades para reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa.


“Nosso novo EX30 é um grande passo na direção certa para nossas ambições de sustentabilidade”, disse Anders Kärrberg, nosso head global de sustentabilidade. “Até 2025, pretendemos reduzir nossas emissões gerais de CO₂ por carro em 40% em relação aos níveis de 2018 por meio de uma redução de 50% nas emissões gerais de escapamento e uma redução de 25% nas emissões de nossas operações, fornecimento de matérias-primas e cadeia de suprimentos – tudo no caminho para nossa ambição de ser uma empresa neutra em termos climáticos até 2040.”


Materiais reciclados por toda parte

“Então, como reduzimos a pegada de CO₂ do Volvo EX30 para 75% dos nossos modelos elétricos atuais? Em primeiro lugar, projetar um carro menor significa que você precisa de menos material para produzi-lo. Dado que o alumínio e o aço são dois dos maiores contribuintes para as emissões de CO₂ relacionadas à produção, é aqui que nós e você, como cliente, podemos fazer uma grande diferença.


Além disso, embora usemos menos aço e alumínio ao construir nosso novo SUV, ele também possui outros materiais que são reciclados. Cerca de um quarto de todo o alumínio usado na construção do carro é reciclado, assim como aproximadamente 17% de todo o aço usado na produção de um Volvo EX30, reduzindo ainda mais o impacto ambiental desses materiais.


Essa abordagem continua em seu interior, porque o componente mais sustentável é aquele que não existe. Ao utilizar a otimização como um princípio orientador de design sustentável, os nossos designers conseguiram combinar múltiplas funções dentro do Volvo EX30 num único componente. Isso reduz o número de peças necessárias no interior sem comprometer a funcionalidade.”


O material utilizado para o Volvo EX30 é mais uma contribuição para uma forma mais sustentável de criar carros. Cerca de 17% de todos os plásticos do carro, desde componentes internos até pára-choques externos, são reciclados – a maior porcentagem em qualquer carro Volvo até hoje.


Mais um passo rumo à neutralidade climática

Outra área crucial para a redução de emissões é a cadeia de produção e abastecimento, por exemplo, através do fornecimento de energia limpa. O Volvo EX30 será construído em uma fábrica alimentada por altos níveis de energia neutra para o clima, incluindo eletricidade.


Quanto à cadeia de suprimentos, a marca trabalhou com os fornecedores de nível 1 para este carro e 95% deles se comprometeram em utilizar energia 100% renovável em sua produção até 2025 – e alguns já atingiram esta meta. Isso reflete nossa ambição de não apenas reduzir as emissões em nossas próprias operações, mas também incentivar os parceiros em nossa cadeia de suprimentos mais ampla a fazê-lo.


O processo de produção do Volvo EX30 também foi simplificado de várias maneiras. Isso significa que o carro representa uma das nossas maiores taxas de utilização de material em partes estampadas da carroceria durante a fabricação. A marca continua também a enfrentar o desafio da rastreabilidade do material, especialmente ao produzir as baterias para o Volvo EX30, referindo a tecnologia blockchain em vigor para ajudar a rastrear matérias-primas críticas que agora incluem lítio, manganês, cobalto, grafite e níquel.


Materiais mais inteligentes e sustentáveis

No seu interior, foi utilizada uma ampla gama de materiais reciclados e renováveis para assentos, painel e portas, incluindo materiais como jeans, linho e uma mistura de lã que também contém cerca de 70% de poliéster reciclado. O jeans, em particular, é um bom exemplo de como usar materiais de maneiras mais inteligentes e sustentáveis.


Para criar o interior de jeans, foram utilizadas fibras que seriam resíduos do processo de reciclagem de jeans. Quando o jeans é reciclado, as fibras trituradas são torcidas em um fio, e as fibras longas se conectam entre si. As fibras curtas, no entanto, geralmente caem como resíduos – e nós resgatamos essas fibras curtas usando-as em nossa nova opção de interior.


Tudo isso se soma a um carro, com o chamado cradle-to-gate, estimado em 18 toneladas. Cradle-to-gate descreve o impacto de CO₂ desde a extração de matérias-primas até o carro acabado que chega ao revendedor, portanto, antes de ser conduzido.


Em seu fim de vida, o EX30 é projetado para ser recuperado em 95%, reciclando os materiais e recuperando energia.


O novo Volvo EX30 será revelado em 7 de junho

 

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