De acordo com dados da JATO Dynamics para 26 mercados europeus, foram registrados 1.268.683 automóveis novos de passageiros no mês passado - um aumento de 13% em relação a junho de 2020. Apesar desse aumento, o ritmo de recuperação do mercado desacelerou substancialmente em relação ao crescimento registrado entre março e maio deste ano.
Desde o início do ano, o mercado europeu de carros novos se recuperou bem, no entanto, o impacto contínuo da pandemia continua afetando o ímpeto das vendas. As quase 1,27 milhões de unidades registradas em junho, ainda ficam atrás das 1,47 milhões de unidades registradas em 2019, e de 1,6 milhão de unidades registradas em 2018. Felipe Munoz, Analista Global da JATO Dynamics comentou: “As condições ainda não são ideais e estão longe de ser uma recuperação total. No médio prazo, não está claro se o mercado atingirá os níveis anteriores à Covid ou não ”. O volume para o primeiro semestre de 2021 totalizou 6,41 milhões de unidades, um aumento de 27% em relação a 2020, mas 23% menor do que no primeiro semestre de 2019.
Carros de baixas emissões bateria ou híbridos (BEV e PHEV) continuaram a ter um bom desempenho, registrando um novo recorde de participação de mercado total de 18,5% - acima dos 8,2% em junho de 2020. Registros de BEV totalizaram 126.000 unidades durante o mês, à frente das 104.000 unidades PHEV registradas. Fiat, Tesla, Skoda, Volkswagen e Ford conquistaram a maior participação de mercado no mercado de BEV, enquanto Cupra, Jeep, Volkswagen, Renault e Seat registraram os maiores ganhos de participação de mercado no mercado de PHEV.
A demanda por veículos eletrificados tem crescido de forma constante em toda a Europa, mas aumentos significativos na participação de mercado foram registrados na Noruega (+24 pontos), Suécia (+24 pontos), Dinamarca (+21 pontos), Irlanda (+17 pontos) e Alemanha (+15 pontos) ) Em contrapartida, a participação de mercado destes veículos aumentou apenas 0,7 pontos na Eslováquia, 1,4 pontos na Roménia e 1,6 pontos na Polónia.
A crescente popularidade desses veículos também está impactando o mix de vendas de algumas marcas. Por exemplo, os novos modelos plug-in da Jeep já representaram 30% do seu volume total em junho, em comparação com 0,5% em junho de 2020. As vendas de Cupra de veículos de baixa emissão saltaram de 0% em junho de 2020 para 58% no mês passado, enquanto BEV e modelos PHEV são 72% do volume total da MG.
No ranking de modelos, o Volkswagen Golf foi o carro novo mais popular entre os consumidores com 27.247 unidades, correspondendo a uma participação de mercado de 2,15%. Apesar do aumento de 12% em relação a junho de 2020, o volume caiu 27% em relação a junho de 2019 - quando sua participação de mercado era de 2,52%. O Golf foi seguido pelo Tesla Model 3, que registrou 25.697 unidades, levando o total no acumulado do ano para 66.350 unidades, tornando-o o veículo elétrico mais popular da Europa e o 25º modelo mais vendido na classificação geral até junho . O Modelo 3 foi o mais vendido na Áustria, Noruega, Suíça e Reino Unido, e atingiu o top 10 na Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo e Suécia.
Outros modelos que apresentaram crescimento notável em comparação a junho de 2019 foram o Fiat 500, Toyota Yaris, Volkswagen T-Roc, Peugeot 2008, Volkswagen T-Cross, Hyundai Tucson, Audi A3, Toyota C-HR, Hyundai Kona, BMW Série 3 e Volvo XC40.
Entre os últimos lançamentos, a Opel registrou 7.741 unidades do Mokka; 7.353 unidades do Citroen C4; A Volkswagen registrou 7.040 unidades do ID.3 e 6.347 unidades do ID.4; o Skoda Enyaq teve 6.011 novos clientes, enquanto Cupra registrou 5.967 unidades da Formentor. O Renault Arkana registrou 4.766 unidades e o Ford Mach-E registrou 3.002 unidades.
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Parabéns pela matéria , os números no Brasil são bem modestos perto da Europa, mesmo se tratando dos números do mercosul !