O inovador painel de instrumentos rotativo da Bentley vence importante prémio internacional
- Redação Europa
- 18 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

O ecrã rotativo da Bentley, desenvolvido para o Flying Spur e o Continental GT, foi o vencedor na categoria de “Painel de Instrumentos do Ano” na sexta edição dos Automobile Awards, que teve lugar no prestigiado Automobile Club de France, na Place de la Concorde, em Paris. Desde o seu lançamento, o Bentley Rotating Display (BRD) tornou-se numa das opções mais populares, com cerca de 70 por cento dos clientes a especificarem o seu automóvel de sonho com esta tecnologia inovadora.
Durante o desenvolvimento do sistema, designers e engenheiros concentraram atenções para garantir a combinação da perícia inigualável que está na génese da filosofia da marca com o acesso à tecnologia de ponta a partir do simples premir de um botão.

A equipa investiu mais de três anos no desenvolvimento deste sistema composto por 153 componentes individuais que dão forma a um ecrã rotativo de três faces. A patente deste mecanismo prevê o alinhamento de cada face com uma tolerância de +/-0,3 mm.
O júri dos Automobile Awards, composto por um painel de 20 elementos especializados entre jornalistas e parceiros da indústria automóvel e não automóvel, avaliou a peça central que oferece aos clientes a possibilidade de escolherem entre o ecrã tátil principal de 12,3’’ para infoentretenimento e um conjunto de três indicadores analógicos que incluem a temperatura exterior, uma bússola e um cronómetro.
Para estabelecer o mecanismo de rotação, mantendo ao mesmo tempo folgas mínimas (menos de 0,5 mm para cada um dos lados), são necessários três movimentos autónomos mas interligados. O primeiro movimento retrai a unidade para o interior do painel para proporcionar espaço para a segunda fase – a rotação – antes de a unidade avançar de novo para a sua posição. Para atingir este nível de precisão, foi concebido um mecanismo feito à medida composto por 40 componentes móveis, incluindo unidades de acionamento rotativas e lineares personalizadas, acopladas a motores de elevado refinamento controlados por uma unidade de controlo eletrónico (ECU) dedicada.

Este é um ano especial para a Bentley Motors, com a atribuição deste prémio a coincidir com o aniversário do Continental GT, que também assinala o 20º aniversário do motor W12 twin-turbo de 6,0 litros da marca, que impulsionou física e metaforicamente o sucesso da Bentley ao longo de duas décadas. Com o final da produção deste motor previsto para abril de 2024, restam apenas quatro meses de produção do W12 antes que este icónico propulsor dê lugar ao futuro eletrificado da Bentley.
Balazs Rooz, Diretor Regional da Bentley Motors Europe, comentou:
"Estamos muito satisfeitos por receber este prémio especial, que destaca uma caraterística disponível no nosso Grand Tourer de excelência, o Continental GT, e no melhor Grand Tourer de quatro portas de luxo do mundo, o Flying Spur. Este prémio é um reconhecimento do impressionante e inovador trabalho realizado pelos nossos engenheiros, designers e artesãos em Crewe. Foi concebido com um elevado nível de precisão, em combinação com a perícia e tecnologia que é altamente apreciada pelos clientes e que é exclusiva da Bentley Motors."
Comments