O Grupo Renault e a Google reforçam parceria para digitalização total da operação
- Redação Publiracing
- 8 de nov. de 2022
- 3 min de leitura

O Grupo Renault e Google anunciaram, hoje, uma nova etapa na sua parceria, com a assinatura de novos contratos que abrangem a concepção e implementação da arquitetura digital do “Software Defined Vehicle” e o reforço da digitalização do grupo. Com estes novos acordos, os dois parceiros vão desenvolver um conjunto de componentes de software dedicados à plataforma “Software Defined Vehicle”, tanto a bordo como na periferia do veículo, aprofundando as sinergias e utilizações no contexto da estratégia “Move to Cloud” do grupo.
Esta colaboração em loud computing, iniciada em 2018, está agora a acelerar para criar um verdadeiro gémeo digital (Digital Twin), equipado com as mais avançadas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), para facilitar a integração contínua de serviços no veículo e a criação de novas aplicações in-car (In-Car Services) ou aplicações on-demand. Em última análise, transformará todo o seu modelo operacional para ganhar agilidade, desempenho e rentabilidade.
“A complexidade da arquitetura eletrônica dos automóveis está a aumentar exponencialmente, impulsionada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos clientes. Com uma plataforma informática partilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados dos automóveis, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google transformará os nossos veículos ainda mais em objetos tecnológicos. Isto aumentará o valor residual e a retenção pós-venda, que são dois fatores-chave do nosso desempenho financeiro, e contribuirá para a implementação da carteira de novos serviços. Finalmente, a nossa parceria estratégica com a Google vai permitir a transformação digital de ponta a ponta, desde da concepção do automóvel ao momento da produção, até ao lançamento no mercado, e, em última análise, fornecer valor aos nossos clientes. Com a Google, estamos a ir além da simples cooperação: dois campeões, um em software e outro em mobilidade, estão a unir forças para criar as tecnologias de mudança do futuro.” - Luca de Meo, CEO do Grupo Renault
“A nossa colaboração com o Grupo Renault permitiu-nos desenvolver o conforto, a segurança e a conectividade na estrada. Ao combinar a nossa experiência na nuvem, IA e Android, o Grupo Renault está a acelerar a sua transformação digital para proporcionar uma experiência segura e altamente personalizada que corresponde às expectativas dos consumidores em evolução”. - Sundar Pichai, CEO da Google e Alfabeto
Novas inovações dentro do veículo
Uma colaboração que permitirá reduzir os custos de desenvolvimento, melhorar a eficiência, a flexibilidade e rapidez de desenvolvimento, além de permitir a inovação contínua do software.
Os projetos iniciais que estão em desenvolvimento incluem:
• A manutenção preventiva para melhor detectar e retificar falhas em tempo quase real, se necessário.
• A experiência personalizada no veículo (serviços In-Car) para se adaptar ao comportamento de condução, destinos comuns (estações de carregamento elétrico), etc.
• Modelos de seguros baseados na utilização real e no comportamento de condução.
Ao combinar o sistema operativo “Software Defined Vehicle” e a Car Data Platform, a Renault poderá monitorar e analisar a utilização do veículo para uma melhor compreensão do comportamento e das necessidades dos clientes, além de permitir serviços verdadeiramente individualizados e adaptados às suas expectativas, em conformidade com as atuais normas de segurança e confidencialidade.
Grupo Renault, em direção a uma empresa tecnológica com Google Cloud
Através da parceria entre as empresas, será possível ter o controle de todas as peças produzidas, além dos dados recolhidos diariamente no processo de montagem dos veículos em todos os locais de produção, linhas de produção ligadas, ou seja, todos os dados da cadeia de abastecimento alojados e analisados na nuvem. Com esse nível de informação, e segundo o Grupo Renault, é possível tirar partido da parceria que existe há quatro anos com ganhos expressivos em agilidade e desempenho operacional. Reforçando essa parceria entre as empresas, o Grupo nomeia agora a Google como o parceiro privilegiado na nuvem e pretende beneficiar das suas inovações em aprendizagem de máquinas e Inteligência Artificial, dos seus constantes investimentos na sua infraestrutura aberta e cada vez mais sustentável, e da sua abordagem segura da nuvem.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code

O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Комментарии