O design histórico dos modelos Stratos, do Rally 037 e do Delta
- Redação Publiracing
- 21 de nov. de 2022
- 5 min de leitura

As “feras” da competição, Lancia Stratos, Rally 037 e Delta, nasceram para ficar marcados como ícones da indústria automobilística em cada uma das épocas em que os modelos brilharam nas especiais dos ralis pelo mundo.
As luzes traseiras redondas, a asa aerodinâmica e a eclética combinação de cores primárias no ‘cockpit’ tornaram o Lancia Stratos num modelo de design futurístico, que ainda hoje se mantém contemporâneo.
Já as arrojadas formas "funcionais", tanto na frente como na traseira, do Lancia Rally 037, juntamente com o seu "cálice" angular, tornaram-se na essência das competições de rali.
Por último o icónico pilar C do Delta, herdado dos modelos de estrada, compensa a brutalidade radical dos ampliados arcos laterais das rodas.
"Poder inspirar-se em automóveis como o Delta, o Rally 037 e o Stratos é o sonho de toda a gente. Brutais e eficientes, estes três automóveis fizeram da Lancia a marca mais premiada da história dos ralis", afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia. "As suas formas primárias, geometrias radicais, faróis traseiros redondos e asas aerodinâmicas são elementos que fazem parte da nossa história de design e que nos inspiraram na criação dos futuros modelos da Lancia."
Lancia Stratos
O Lancia Stratos era, na verdade, um carro de corridas "brutal e eficiente" nascido para ganhar, quebrando o molde de tão diferente que era dos restantes modelos da sua época.
Inspirado no protótipo "Strato's Zero" de 1970 – construído por Bertone a partir de um design de Gandini – a sua versão final foi introduzida em 1971, com um futurista formato em cunha e um motor V6 do Ferrari Dino 246. A sua frente afilada combina bem com os arcos das rodas, enquanto o para-brisas inclinado incorpora o pilar dianteiro e continua para os vidros laterais. O teto declina-se verticalmente para o vidro traseiro, abraçado pelo grande capô do motor. Destacam-se na sua traseira os faróis redondos e uma agressiva asa.
Quando Nuccio Bertone, o inventor do protótipo, viu a versão final do Lancia Stratos afirmou ser "perfeito para o condutor e para o copiloto como um fato de corrida que molda os músculos".

Tudo neste automóvel foi projetado para as competições de ralis, do capô à carroçaria muito leve, do tipo concha – incluindo os respetivos para-choques – com uma abertura de grandes dimensões para permitir reparações mais rápidas nas assistências. Além disso, também os interiores do Lancia Stratos foram revolucionários, concentrando-se, inteiramente, no condutor, tendo sido desenhados para alcançar resultados e provocar emoções: dois bancos e apenas dois compartimentos para os capacetes, no que é, também, uma característica distintiva mesmo na sua versão de estrada. O chamado "color-blocking" dos interiores cria um efeito contrastante contínuo, parte do ecleticismo típico da Lancia, recorrendo às cores primárias azul, vermelho e amarelo.
Vencedor por três vezes consecutivas do Rali de Monte Carlo, o Lancia Stratos HF de Grupo 4 garantiu dois títulos no Campeonato do Mundo de Ralis - Fabricantes (1975 e 1976), bem como outro no Campeonato da Europa de Ralis - Pilotos, seguindo-se a vitória de Sandro Munari na então Taça do Mundo FIA de Ralis - Pilotos de 1977.
A partir de 1975, o Lancia Stratos passou a exibir a decoração branca e verde da Alitalia (da extinta companhia aérea italiana), desenhando um duplo logo da companhia aérea, baseado na bandeira italiana e harmonizado em cunha, levando à criação de uma das mais belas decorações da história do desporto automóvel.
Lancia Rally 037, o estilo agressivo do Campeão do Mundo de Ralis de 1983
O Lancia Rally 037, mais conhecido como "037" – era esse o nome de código do projeto – é um modelo desportivo em termos puros que recorda a famosa vitória de David sobre Golias. O Lancia Rally 037 foi, em 1983, o último modelo de duas rodas motrizes a conquistar o Campeonato do Mundo de Ralis, batendo os mais fortes adversários de tração integral.

A sua estrutura original mista, monocoque e tubular, foi desenhada pelo atelier Pininfarina, exibindo uma carroçaria agressiva e elegante, capaz de fornecer uma significativa carga aerodinâmica. Para maximizar a sua eficiência, era feito em poliéster com reforços em fibra de vidro, com as duas coberturas do motor e carroçaria muito leves e que podiam ser completamente desmontadas.
Interiores minimalistas e racionais são essenciais num carro de ralis, tal como alguns dos "apêndices" aerodinâmicos, nos montantes e na traseira, incluindo um impressionante ‘spoiler’ traseiro, que melhorou ainda mais o seu desempenho.
Criado com base no Beta Montecarlo, o Lancia Rally 037 não nasceu para ser produzido em grandes volumes, apenas sendo produzidas as versões de estrada obrigatórias para homologação e inscrição no universo dos ralis.
A estreia oficial da versão de estrada do “037” ocorreu no Salão Automóvel de Turim de 1982. No ano seguinte, o Lancia Rally 037 conquistou o Campeonato do Mundo de Ralis - Construtores, foi segundo no Mundial de Pilotos e garantiu os títulos europeu e italiano de ralis, com Miki Biasion, piloto que, pouco tempo depois, viria a integrar a equipa oficial da Lancia Martini.

O design do Lancia Delta, o carro de ralis de maior sucesso de sempre
O simples pronunciar do nome Delta faz “estremecer” os entusiastas do mundo automóvel e os fãs dos ralis em todo o mundo. Mais, traz instantaneamente à memória o ano de 1988, quando o Delta HF 4WD, modelo que marcou a entrada da Lancia no mundo da tração às quatro rodas, evoluiu para o icónico Delta HF Integrale, modelo lembrado por todos pela sua frente agressiva, generosa entrada de ar e arcos de roda alargados, para acomodar os pneus de grandes dimensões.
Ao longo dos anos, o modelo foi sendo alvo de uma série de evoluções técnicas e estilísticas: ao Delta HF Integrale 16V, com a sua imponente “bossa” sobre o compartimento do motor, para poder acomodar a nova cabeça de motor, seguiu-se o Delta HF Integrale 16V Evoluzione, com guarda-lamas ainda mais proeminentes e dotado de um imponente ‘spoiler’ traseiro.
A marca italiana produzia, assim e a partir deste extraordinário automóvel compacto de estrada, o modelo mais bem-sucedido de todos os tempos no mundo dos ralis: nas suas quatro evoluções, o Lancia Delta HF alcançou seis títulos de Construtores do Campeonato do Mundo de Ralis (de 1987 a 1992); quatro títulos de Pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis (de 1987 a 1989 e depois em 1991); um troféu de Produção (Grupo N) do Campeonato do Mundo de Ralis (1987); seis títulos de Campeão da Europa de Ralis (de 1987 a 1991 e em 1993), mais dois títulos de Produção (Grupo N) do Europeu de Ralis (1988 e 1989).
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