Para marcar seu 50º aniversário, a BMW M GmbH tem um presente especial para seus clientes e fãs em todo o mundo: o BMW 3.0 CSL. O conceito e design deste modelo especial exclusivo, apresentado no ano de aniversário de 2022, presta homenagem ao lendário “Batmóvel”, o histórico BMW 3.0 CSL do início dos anos 1970 - o primeiro modelo autônomo da BMW M GmbH. 50 anos depois, na primavera de 2023, a reinterpretação exclusiva deste clássico será construída ao longo de várias semanas na fábrica do BMW Group em Dingolfing.
A localização na Baixa Baviera mostra, assim, a sua experiência na construção de pequenas séries exclusivas e veículos BMW M. O BMW M4 Coupé e Cabrio, o BMW M5 e o BMW M8 Coupé, Cabrio e Gran Coupé já saem das suas linhas de produção. Incluindo os modelos M Performance, a produção de veículos M atingiu cerca de 50.000 unidades somente em 2022.
O diretor da fábrica de Dingolfing, Christoph Schröder: “Estamos orgulhosos de ser encarregados de construir um carro tão icônico. Ele destaca a ampla gama de modelos e tecnologias que temos aqui no local - desde modelos BMW i totalmente elétricos até nossos modelos M de alto desempenho. E mostra que, além da produção em larga escala altamente automatizada, também nos destacamos na fabricação de carros à mão”.
É precisamente esta combinação que caracteriza o processo de fabricação do BMW 3.0 CSL, onde o foco está no trabalho artesanal meticuloso.
Embora a carroceria do modelo especial seja baseada na carroceria de produção padrão do BMW M4 CSL, ela está sendo modificada em uma área de trabalho dedicada da oficina de Dingolfing – o mesmo local onde a carroceria do BMW M4 GT4 é produzida . Por exemplo, os distintos arcos das rodas estão sendo alargados usando processos especiais de rebordo e soldagem e são preparados para montagem.
A carroceria então passa pelo processo de produção padrão regular da oficina de pintura. Em estações de trabalho dedicadas, os especialistas em acabamento de pintura da Dingolfing usam estênceis para aplicar manualmente a pintura especial de M - a pintura específica 3.0 CSL com as três listras de cores M. Paralelamente, peças montadas especiais para o veículo, como painéis laterais dianteiros e para-choques, capô e teto de fibra de carbono, recebem uma pintura especial na seção externa de plástico da fábrica vizinha de componentes do BMW Group em Landshut.
O BMW 3.0 CSL é montado em uma oficina de artesanato criada especificamente para esse fim em Moosthenning, um local externo operado pela BMW Group Plant Dingolfing, perto da principal fábrica de veículos de Dingolfing. Aqui, o veículo é montado em etapas a partir das peças sob medida deste modelo de edição especial por uma equipe de 30 funcionários especializados. Por exemplo, para o BMW 3.0 CSL, os eixos da fábrica de componentes Dingolfing 02.10 são modificados no local para funcionar com a trava central de roda tradicional do automobilismo. Os elementos interiores especiais são criados individualmente em oficinas em Garching e Dingolfing.
Ao todo, o processo de montagem de um veículo leva quase duas semanas. Há um total de oito grandes ciclos de montagem, cada um com duração de um dia útil. Várias peças montadas, como os painéis laterais de CFRP ou o capô de CFRP, são fixadas a montante. No final do processo, a seção traseira distinta e outras partes externas são montadas em uma estação separada.
Uma vez concluído o trabalho em Moosthenning, o veículo volta para a “grande” fábrica de veículos em Dingolfing, onde inicialmente passa por extensos testes padronizados – por exemplo, em bancos de teste de rolamento ou dinamômetros de freio. Cada um dos modelos BMW 3.0 CSL passa então por um processo de inspeção final adicional com um programa de direção obrigatório na própria pista de testes da fábrica.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments