Lançado no final de 2019 e com quase 700.000 unidades produzidas, o Peugeot 2008 manteve-se sempre no pódio das vendas do segmento B-SUV na Europa, tendo mesmo sido líder dessa tabela em 2021.
O seu sucesso deve-se, em particular, ao E-2008, pioneiro na eletrificação no seu segmento desde 2019, tendo hoje mais de 75.000 unidades produzidas.
Em 2022 foi responsável por 17,4% das vendas de todas as versões, colocando-se no pódio de vendas de B-SUV elétricos na Europa.
O novo 2008 é produzido na fábrica de Vigo, em Espanha e estará à venda no verão de 2023 com uma gama baseada em três versões - ACTIVE, ALLURE, GT - e quatro motorizações, incluindo um novo propulsor 100% elétrico de 115kW/156 cv com 406 km de autonomia (ciclo combinado WLTP). A gama será alargada em 2024 com a chegada de uma nova motorização híbrida.
Dimensões compactas
O novo 2008 mantém as anteriores dimensões exteriores: 4,30 m de comprimento, 1,987 m de largura (incluindo os espelhos retrovisores) e 1,55 m de altura. O volume da bagageira mantém-se inalterado, com 434 litros (sob a cobertura da bagageira).
À frente: nova assinatura de iluminação Peugeot
Após os novos 508 berlina e 508 SW, o 2008 é o segundo modelo a adotar a nova assinatura luminosa Peugeot, caracterizada por três garras de luz verticais, integradas nas inserções em preto brilhante do seu para-choques.
Nas versões GT, o efeito marcante das três garras é reforçado, pela primeira vez, com a iluminação dos faróis 100% LED através da utilização de três módulos de luz, fator que distingue as versões GT da restante gama, conferindo-lhes uma assinatura frontal exclusiva.
Na traseira: assinatura de iluminação redesenhada
Os novos faróis traseiros em LED presentes em todas as versões do novo 2008 redefinem as emblemáticas três garras que caracterizam a traseira dos modelos Peugeot. Neste caso são constituídas por três lâminas duplas horizontais sobrepostas, finas e elegantes, que contribuem para alargar visualmente o porte do automóvel. As luzes de marcha-atrás e os piscas são igualmente em LED.
Uma secção dianteira reinventada
O novo 2008 tem uma nova frente, que apresenta o novo emblema Peugeot. É mais larga e inclui um padrão lateral específico, que se liga aos faróis e reforça a verticalidade e o porte robusto do modelo.
Na versão Active, a secção dianteira é embelezada por um padrão horizontal em preto brilhante.
Nas versões Allure e GT, a secção dianteira apresenta um padrão vertical na mesma cor da carroçaria, que se estende a subtis inserções escurecidas para reforçar a verticalidade da frente. A cor do padrão igual à tonalidade da carroçaria permite também uma melhor integração da grelha no para-choques, resultando numa aparência mais robusta.
Novas cores
O cinzento Selenium foi eleito como cor de lançamento e é também uma das cores disponíveis na gama do novo modelo. O novo Branco Okenite, rico em reflexos cinzento-azulados, sublinha a sofisticação do novo 2008. A versão GT está equipada de série com tejadilho preto bicolor. Todas as novas versões 2008 incluem espelhos retrovisores pretos, independentemente da cor da carroçaria escolhida pelo cliente.
O novo 2008 está disponível em seis cores de carroçaria: Cinzento Selenium, Cinzento Artense, Branco Okenite, Preto Perla Nera, Vermelho Elixir e Azul Vertigo.
Design de jantes inovador
O novo 2008 dispõe de novas jantes de liga leve com um design disruptivo, em linha com as introduzidas no 408. Estão disponíveis várias versões: “NOMA” de 16 polegadas (para as versões ACTIVE), “KARAKOY” de 17 polegadas (para as versões ALLURE e GT) ou “EVISSA” de 18 polegadas (opcional no nível GT). Todas as jantes de liga leve apresentam um centro de roda de 4 raios, estampado com o emblema Peugeot, que esconde elegantemente as porcas das rodas.
Emblemas modernizados
Os emblemas dianteiro, laterais e traseiro dos novos 2008 receberam um novo tipo de letra e uma nova cor Cinzento Basalt. O E-2008 apresenta um emblema “E” em Azul Dichroic e Branco. Na traseira, o monograma “PEUGEOT” percorre toda a largura da faixa do portão da bagageira.
Um novo design para o painel de instrumentos digital
Estrategicamente posicionado ao nível dos olhos, mesmo por cima do volante, o painel de instrumentos do novo 2008 é digital nas versões ALLURE e GT. O seu ecrã digital de 10 polegadas apresenta um novo design, tendo, nas versões GT, um ecrã 3D. A cor do ecrã, o ordenamento e a disposição das informações podem ser totalmente ajustadas de acordo com as preferências do utilizador. Na versão ACTIVE, o 2008 mantém o seu painel de instrumentos analógico.
Touchscreen central de 10 polegadas em todas as versões do novo 2008
Todas as versões do 2008 vêm agora equipadas de série com um touchscreen central de 10 polegadas (até aqui de 7 polegadas nos dois primeiros níveis de equipamento). Pode ser utilizado para controlar as funções de rádio e telefone (versão ACTIVE) ou a mais recente geração dos sistemas de infotainment PEUGEOT i-Connect® e PEUGEOT i-Connect® Advanced.
Nas versões ALLURE e GT, o ecrã central é de tecnologia HD.
Abaixo do ecrã central foram mantidas as teclas tipo “piano” para acesso rápido às funções principais.
O volante compacto no centro da ação
O volante compacto é uma característica do Peugeot i-Cockpit® e reforça significativamente o prazer de condução, ao oferecer uma agilidade e uma precisão de movimentos únicas. O volante apresenta o novo logótipo ao centro e, se for caso disso, o novo emblema GT na parte inferior do aro. Aloja os comandos do sistema multimédia (fontes de áudio, telefone), bem como o controlo do volume e de voz.
Iluminação ambiente sofisticada na versão GT
O interior do novo 2008 GT dispõe de uma iluminação ambiente personalizável em oito cores diferentes, algumas das quais são novas, e que se apresentam agora coordenadas com as cores do touchscreen central e tendo em conta o modo de condução selecionado.
Novo controlo da transmissão manual
Os novos 2008 com caixa manual de seis velocidades apresentam um novo punho de comando mais ergonómico. As versões com transmissão automática mantêm o novo punho de comando, elegante, prático e discreto, introduzido na primavera de 2022.
Grip control
O novo Peugeot 2008 está equipado com o sistema Grip Control, que permite aceder a três modos de condução: areia, lama e neve. Dependendo do país, esta solução de controlo de aderência é combinada com pneus "3PMSF" para todas as estações (all-season).
E-2008 ainda mais eficiente e com autonomia superior a 400 km
O E-2008 é o pioneiro dos SUV 100% elétricos no segmento B, com o novo motor já adotado pelos E-208 e E-308. A potência máxima aumentou 15%, passando de 100 kW/136 cv para 115 kW/156 cv, e a capacidade da bateria aumentou de 50 kWh para 54 kWh. Este significativo esforço em matéria de eficiência permite ao aumento do desempenho ser complementado por um incremento da autonomia, que alcança agora um máximo de 406 km, contra os anteriores 345 km (ciclo misto WLTP).
No novo Peugeot E-2008 estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, de forma a responder a todo o tipo de utilizações e a todas as soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.
Os tempos estimados de carregamento, de 20% a 80% da bateria, são de 30 minutos utilizando um ponto de carregamento público (100 kW), 4 horas e 40 minutos numa Wall Box (7,4 kW) e 11 horas e 10 minutos numa tomada reforçada (3,2 kW).
Em breve, o 2008 contará com um novo grupo propulsor híbrido
No início de 2024, o novo 2008 receberá o novo grupo motopropulsor 48V HYBRID, que consiste num motor a gasolina PureTech de nova geração com 136 cv, associado a uma nova caixa eletrificada de dupla embraiagem com 6 velocidades, a qual inclui um motor elétrico.
Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixos regimes e um consumo de combustível inferior até 15%. Em condução urbana, o novo 2008 equipado com o sistema HYBRID pode funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.
Uma gama de motores para todas as necessidades
Para além dos motores eletrificados mencionados acima, a gama do novo 2008 oferece várias opções de motores a gasolina e Diesel, permitindo que cada cliente encontre a versão que se adapta às suas necessidades:
PureTech 100: motor a gasolina de 3 cilindros com 1,2 litros de capacidade e 100 cv, equipado com sistema Stop & Start, combinado com uma caixa manual de 6 velocidades.
PureTech 130: este motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros com 130 cv de potência, equipado com sistema Stop & Start, pode ser combinado com a caixa automática de 8 velocidades EAT8 ou com uma caixa manual de 6 velocidades.
BlueHDi 130 EAT8: motor Diesel de 1,5 litros com 4 cilindros e 130 cv, com sistema Stop & Start, associado à caixa automática de 8 velocidades EAT8.
A mais recente geração dos sistemas de informação conectados PEUGEOT
A versão ALLURE do novo 2008 vem agora equipada de série com o sistema PEUGEOT i-Connect®, enquanto a versão GT pode ser equipada com o sistema PEUGEOT i-Connect® Advanced como opção.
O sistema i-Connect® oferece uma conectividade total através do espelhamento wireless dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A experiência tecnológica fica completa com o i-Connect® Advanced, equipado com um sistema de navegação conectada TomTom de elevado desempenho. O mapa é apresentado na totalidade do ecrã de 10 polegadas para facilitar a leitura.
O sistema tem atualizações over the air.
O comando “OK Peugeot” do i-Connect Advanced, que utiliza o reconhecimento de voz em linguagem natural, permite aceder a todos os pedidos relacionados com as funções de infotainment.
Para ajudar os utilizadores e esclarecer as suas dúvidas, o sistema integra documentação e tutoriais a bordo.
Mais tomadas USB
Os novos 2008 ALLURE e 2008 GT dispõem agora de três tomadas USB-C de série (duas à frente e uma atrás) e uma tomada USB-A (atrás). Na versão ACTIVE, o 2008 continua mantém a sua tomada USB-C à frente, enquanto o E-2008 conta também com uma tomada USB-C e uma tomada USB-A atrás.
Carregador por indução mais potente para smartphone
Os novos 2008 ALLURE podem ser equipados, em opção, com um carregador de smartphone de 15 W (5 W no modelo anterior). Este equipamento é de série na versão GT. A sua localização foi mantida atrás da aba da consola central e recarrega rapidamente o smartphone quando utilizado no modo de espelhamento wireless.
Câmaras de ajuda ao estacionamento de alta-definição
As novas câmaras dianteira e traseira de assistência ao estacionamento do novo PEUGEOT 2008 oferecem agora uma imagem de alta-definição. Dependendo do nível de equipamento, a nova câmara dianteira de alta-definição (associada à monitorização do ângulo morto) está agora disponível em opção, fornecendo uma imagem a 360° do espaço envolvente ao veículo, proporcionando uma preciosa ajuda nas manobras de estacionamento.
Uma vasta gama de ajudas à condução
Para além das novas câmaras de alta-definição de assistência ao estacionamento, o novo 2008 oferece ao seu utilizador uma série de dispositivos que tornam a condução mais fácil e segura:
Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e com ajuste de distância entre veículos.
Travagem automática de emergência com aviso de colisão: deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, entre os 7 e os 140 km/h.
Reconhecimento alargado de sinais de trânsito com visualização no painel de instrumentos digital: sinais de stop, sinais de sentido único, sinais de proibição de ultrapassagem, sinais de fim de proibição de ultrapassagem, para além dos sinais habituais relacionados com a velocidade.
Aviso ativo de saída de faixa de rodagem com correção da direção.
Alerta de atenção do condutor, que deteta a diminuição da atenção durante longos períodos de condução e a velocidades superiores a 65 km/h, analisando os micro movimentos do volante.
Monitorização do ângulo morto.
Melhoria da tração com Grip Control, o qual permite aceder a três modos de condução: areia, lama e neve. Dependendo do país, esta solução de controlo de aderência é combinada com pneus "3PMSF" para todas as estações (all-season).
O serviço de vendas online
Em função do mercado, o novo Peugeot 2008 poderá ser adquirido no site de vendas online da Marca, para uma experiência de compra 100% digital (“Venda Online”) e absolutamente segura. Os clientes poderão adquirir o seu novo veículo, trocar o seu veículo antigo e financiar a sua compra a partir do seu smartphone, tablet ou PC. Cada cliente terá a liberdade de optar pela entrega do seu veículo em casa, sem quaisquer custos adicionais.
Para facilitar as opções de escolha dos clientes, a gama do novo 2008 é mais simples, contando com três versões: ACTIVE, ALLURE e GT, dotadas com os principais equipamentos de série:
ACTIVE: nova assinatura luminosa de 3 garras à frente e 3 LEDs duplos atrás, assistência ao estacionamento traseiro, ar condicionado automático, vidros dianteiros e traseiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, PEUGEOT i-Cockpit® com ecrã táctil central de 10 polegadas, uma tomada USB-C à frente,
ALLURE: igual ao ACTIVE + jantes de liga leve de 17 polegadas “KARAKOY”, grelha na cor da carroçaria, assistência ao estacionamento à frente e atrás, PEUGEOT i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10 polegadas e touchscreen central de alta-definição de 10 polegadas, sistema infotainment PEUGEOT i-Connect® com conetividade total para smartphone, 2 tomadas UBS-C à frente, 1 tomada USB-C e 1 tomada USB-A atrás,
GT: igual ao ALLURE + faróis dianteiros full LED, câmara de estacionamento de alta-definição, acesso e arranque sem chave, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente com iluminação de boas-vindas, tejadilho Black Diamond, monogramas GT.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments