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Novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico chega ao Brasil


Novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico chega ao Brasil

A Renault acaba de lançar no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico. O modelo, primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil.


O novo Kangoo E-Tech traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil e 100% elétrica, trazendo praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado.


Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo é o veículo mais vendido do segmento na versão elétrica desde 2011, com uma incrível história de sucesso. No Brasil, foi o pioneiro do segmento de veículos comerciais elétricos e líder até os dias atuais com mais de 600 unidades comercializadas, estando presente em diversas empresas referências no setor logístico e last-mile.


“O Kangoo é um veículo emblemático para a Renault em todo mundo e, no Brasil, sua versão elétrica é reconhecida por grandes empresas que buscam atingir seus objetivos de descarbonização por sua praticidade. Essa nova geração do modelo chega ao mercado para consolidar essa trajetória de sucesso”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico chega ao Brasil

Entrega ágil e 100% elétrica

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo para uma experiência de condução suave e sem stress em todas as circunstâncias.


Graças à sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico possui autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). Com isso, os motoristas podem ficar tranquilos ao realizar um dia inteiro de viagens de trabalho, por um custo imbatível de operação.


A bateria possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carregamento. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).

Novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico chega ao Brasil

Comparada a geração anterior, a bateria possui maior capacidade (33 kWh X 45 kWh), refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu, também um aumento da garantia, de cinco para oito anos.


O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.


O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:


· Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas


· Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador


· Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.


No novo Kangoo E-Tech a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.


A gama de combinações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.

Novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico chega ao Brasil

As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas no centro do painel.


Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece diversas opções de carregamento:


· Carregamento de 2,3 kW, adequado para carregamento em tomadas domésticas


· Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes


· Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.


A bateria do novo Kangoo E-Tech leva 2h40 (02h30) para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.


Praticidade e segurança

O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. A sua porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos, e seu espaço de armazenamento traz dimensões generosas, de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1.3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.


As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidos para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga (100% protegida) permanece fechada.


Os ocupantes também farão a jornada com toda a segurança, já que o Kangoo E-Tech é equipado com diversas tecnologias, como quatro airbags, controles de tração e de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e possui plug de desconexão do sistema de alta voltagem e dispositivo de extinção rápida de fogo na bateria no qual, existe um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros, inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção de chamas.

Novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico chega ao Brasil

Para melhorar o conforto a bordo e reduzir o cansaço durante as jornadas, a acústica do Kangoo E-Tech 100% elétrico foi concebido para reduzir as perturbações sonoras: isolamento acústico reforçado do painel e dos painéis das portas, vidros mais grossos (+11%), uso de estofamento de espuma etc. A acústica do sistema de som também foi aprimorada com dois alto-falantes nos painéis das portas e dois alto-falantes na base do para-brisa. Os dutos de ar foram reformulados para uma distribuição mais uniforme do fluxo de ar entre as aberturas laterais e centrais. E para impedir a entrada de poluição externa, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com ar-condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado.


Para maior conforto térmico, as saídas de ar foram redesenhadas e permitem uma melhor distribuição dos fluxos de ar laterais e centrais.


O Kangoo E-Tech 100% elétrico também vem equipado com o novo sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8” para maior comodidade. O display de 8” está embutido no painel e é tão fácil de usar e personalizar quanto um smartphone. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o Renault EASY LINK pode ser ativado por voz para acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment, O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz, e pode ouvir e ditar mensagens de texto.


Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita (dependendo se ele é destro ou canhoto), permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento para automaticamente quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.


O Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas, oferecendo muito conforto aos seus ocupantes.


Baixo custo operacional


O Kangoo E-Tech possui um baixo custo por quilômetro rodado, de R$ 0,15 (versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão*), além de um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões.


Além disso, por ser elétrico, possui isenção de IPVA em alguns estados, bem como não possui rodagem restrita em capitais que adotam o rodízio veicular, reduzindo significativamente o custo total de rodagem.


“A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”, afirma Alex Dias, diretor para vendas a empresas da Renault do Brasil.


Disponível em versão única, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está disponível em duas cores: Branco Glacier e Cinza Urban. O modelo é equipado com rodas de aço de 16 polegadas e tem o preço sugerido de R$ 259.990.


Maubeuge, centro de excelência no coração da eletricidade


Desde 1997, a fábrica da Renault em Maubeuge, localizada em Hauts-de-France (norte de França), fabrica o Kangoo para todo o mundo.


Juntamente com as unidades de Douai e Ruitz, a fábrica forma o novo centro ElectriCity –através do qual a Renault planeia produzir 480.000 veículos elétricos por ano até 2025.


O motor elétrico e os carregadores do novo Kangoo E-Tech são todos fabricados na fábrica da Renault em Cléon, na Normandia (noroeste de Paris).


A fábrica de Maubeuge emprega 2.500 funcionários.

 

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


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