top of page

Novo Renault Clio chega com versão hibrida e opção desportiva com assinatura Alpine

  • Foto do escritor: Redação Portugal
    Redação Portugal
  • 18 de abr. de 2023
  • 7 min de leitura


O Renault Clio tem sido um sucesso, ininterrupto, desde o seu lançamento, em 1990 – e, até agora, já foram vendidas 16 milhões de unidades em todo o mundo! Foi nomeado o automóvel favorito em França, tornou-se um best-seller internacional e ganhou dois prémios de Carro do Ano na Europa.


Há cinco gerações que é um dos automóveis de cariz urbano mais emblemáticos do mercado. E agora chega com o seu novo estilo e a primeira apresentação da nova linguagem de design da marca.


O novo Clio também atualizou a tecnologia, incluindo, por exemplo, um painel de instrumentos digital em todos os níveis de equipamento. Vem com uma escolha mais ampla de grupos propulsores, onde o destaque é agora o E-Tech Full Hybrid de 145 cv, que combina o prazer de condução com a economia. O novo Clio será comercializado com uma alargada gama de níveis de equipamento, incluindo o novo Esprit Alpine.


“O sucesso do Clio nunca diminuiu. É o automóvel mais vendido de sempre em França – e já conta com 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Agora o Novo Clio está a dar o próximo passo, com o seu estilo inovador e uma dianteira ainda mais afilada. O motor E-Tech Full Hybrid é um verdadeiro prazer de conduzir e muito económico: oferece 145 cv e emite 93 gramas de CO2 por km. Esta tecnologia eficiente irá apoiar a transição energética dos nossos clientes em muitos países. “ - Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault

Novo design exterior

A dianteira do Clio foi completamente redesenhada. A grelha ampliada e axadrezada acrescenta força e um toque desportivo. A escala de cores - mais escura perto do logótipo e mais clara em direção às molduras - dá-lhe profundidade e um aspeto mais técnico. Também destaque para o logótipo Nouvel'R cromado e escovado na frente manteve sua geometria simples.


Uma lâmina aerodinâmica esculpida

Os níveis Techno e Esprit Alpine vêm com um defletor, por baixo da grelha, inspirado no universo dos desportos motorizados. As formas esculpidas e os sulcos vincados realçam e revigoram o rosto do automóvel. A lâmina é da mesma cor da carroçaria no nível Techno e, em Cinza Xisto Matte, na versão Esprit Alpine.


A nova assinatura luminosa dá origem a uma identidade visual inovadora

O novo Clio é o primeiro automóvel da Nouvelle Vague da Renault a apresentar uma inovadora assinatura luminosa dianteira. É inspirada no logótipo: as luzes LED diurnas, em cada lado, por exemplo, formam cada uma delas uma metade de um losango erguido.


Os esguios faróis integralmente em LED, incluídos em todos os níveis de equipamento, são mais compactos e combinam até cinco feixes de alta tecnologia (três no passado) que adaptam, automaticamente, a distribuição da luz entre máximos e médios.


Uma traseira mais viva

O pára-choques traseiro também foi alvo de uma remodelação: as saídas aerodinâmicas ampliam visualmente a traseira, acrescentam aderência ao solo e reforçam os atributos técnicos do automóvel. O bordo inferior é Preto Mate nos dois primeiros níveis de equipamento, Preto Brilhante na versão Techno e Cinzento Schiste Mate na versão Esprit Alpine. A gama inclui uma escolha de seis difusores (com ou sem saída de escape nas versões híbridas e de acordo com os níveis de equipamento).


As modernizadas luzes traseiras incluem, agora, coberturas cristalinas que proporcionam um vislumbre do interior - mais uma vez acrescentando um toque técnico e moderno. As molduras exteriores brilhantes das luzes traseiras espelham o padrão de iluminação da dianteira.


Cores elegantes e jantes exclusivas

O novo Clio está disponível em sete elegantes cores de carroçaria: Branco Glaciar, Preto Estrela, Cinzento Schiste, Azul Iron, Vermelho Flamme, Laranja Valência e Cinzento Rafale, um novo revestimento de tripla camada que parece sólido à distância e pérola ao perto.


As jantes exclusivas têm até 17 polegadas de diâmetro. Há seis opções no total, incluindo quatro jantes de liga leve em alumínio disponíveis com os diferentes níveis de equipamento. O nível Techno, por exemplo, vem com jantes de 16” em alumínio preto diamantado. Todas incluem no centro o novo logótipo Renault em alumínio escovado. As outras versões têm molduras de espelhos em Preto Estrela e os níveis Techno e Esprit Alpine apresentam antenas do tipo barbatana de tubarão.


As mesmas dimensões

Apesar de todas as alterações efetuadas, o novo Clio tem praticamente o mesmo tamanho que a versão anterior: 4,053 mm de comprimento, 1,988 mm de largura e 1,439 mm de altura.


O interior

Um tablier atualizado e melhorado

O tablier do novo Clio inclui um ecrã digital sem rebordos que, de acordo com o nível de equipamento, tem dimensões compreendidas entre as 7 e as 10 polegadas na diagonal. Dependendo do país e da versão, o novo Clio também pode vir com um rádio e R&GO, ou com o sistema multimédia Renault Easy Link. O logótipo Nouvel'R no volante acrescenta um toque de elegância ao cockpit.


Mais desportivo na versão Esprit Alpine

Depois do Austral - o primeiro modelo Renault a incluir uma versão Esprit Alpine na sua gama - e do novo Espace, esta variante desportiva, técnica e elegante também está agora disponível no Clio.


Sem fios para smartphone

O novo Clio dispõe do sistema Renault Easy Link, um portal multimédia para uma gama completa de aplicações, incluindo navegação, manutenção pró-activa e infoentretenimento.

O Renault Easy Link inclui agora duas versões que se ligam sem fios via Android Auto e Apple CarPlay:


- Com um ecrã de 7 polegadas;

- Com um ecrã de 9.3 polegadas com navegação incluída (que vem de série com o nível de equipamento Esprit Alpine).


Sistemas de assistência à condução

O novo Clio tem 20 sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) para uma condução mais fácil e segura e estão divididos em três famílias: Condução, Estacionamento e Segurança.



Os principais incluem a Active Drive Assist, a câmara de 360° e a travagem ativa de emergência com deteção de ciclistas e peões.


A Active Drive Assist é um dos principais atributos para uma condução tranquila e com um nível de segurança de topo. Este sistema combina o cruise-control adaptativo, o Stop & Go e a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o que equivale a uma condução autónoma de nível 2 e simplifica bastante a condução em autoestradas e no pára-arranca.


A travagem ativa de emergência, que também está disponível de série no novo Clio, maximiza a segurança, alertando o condutor para quaisquer situações de perigo. Se o condutor não reagir, o sistema trava automaticamente o automóvel.


O novo carro da Renault também conta com uma série de sistemas para facilitar o estacionamento, incluindo o estacionamento autónomo (Easy Park Assist) e uma câmara de 360° que proporciona uma visão de pássaro, ao combinar a imagem de quatro câmaras para ajudar a situar e a visualizar todos os obstáculos em redor do automóvel.


Conforto no habitáculo

O ar condicionado automático, a chave/cartão mãos livres e o carregador de smartphone por indução são apenas três dos muitos elementos de conforto que tornam a condução do Clio mais confortável. Os outros incluem o banco do passageiro da frente regulável em altura e um apoio de braços central, a começar logo na versão Techno. Tudo isto enquanto oferece um generoso espaço atrás, tanto em termos de acessibilidade, como de espaço para os joelhos, bem como uma bagageira com uma capacidade de até 391 litros (301 litros na versão E-Tech Full Hybrid 145)


Motorizações

O novo Clio tem uma gama de grupos propulsores que utilizam diferentes fontes de energia, incluindo o E-Tech Full Hybrid de 145 cv eletrificado. As outras opções - gasolina, gasóleo e gasolina/GPL - cobrem uma variedade de potências e somam-se a uma escolha muito abrangente em toda a gama. Por outras palavras, cada utilizador poderá escolher sempre a configuração que melhor se adapta aos seus hábitos e requisitos.


Um assistente de condução ecológica disponível em todas as opções de motorização aconselha o condutor sobre as melhores formas de poupar combustível e, assim, poder reduzir as emissões de CO2.


E-Tech Full Hybrid 145: mais diversão com menos combustível

A Renault começou a aplicar a tecnologia E-Tech Full Hybrid nos seus automóveis - incluindo o Clio - em 2020. Esta tecnologia inclui de mais de 150 patentes e tira partido da experiência que a Renault acumulou nas pistas de Fórmula 1 - especialmente na recuperação e na regeneração de energia. Torna o novo Clio ainda mais dinâmico e, ao mesmo tempo, eficiente. A sua arquitetura série-paralela combina dois motores elétricos (um motor de 36 kW e um motor de arranque/gerador de alta tensão de 18 kW) com um motor de combustão de 4 cilindros, 1,6 litros e 69 kW (94 cv) de potência, uma caixa inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1,2 kWh de capacidade.


A transmissão do motor de combustão interna (CI) tem quatro relações de transmissão e o motor elétrico principal tem duas. A transmissão E-Tech Full Hybrid pode combinar a entrada para o motor CI e o motor elétrico de até 14 formas diferentes para otimizar a eficiência energética.


O automóvel é invariavelmente alimentado pelo motor elétrico quando arranca e pode utilizar o mesmo até 80% do tempo em cidade - reduzindo os consumos até 40% quando comparado com um motor a gasolina convencional.


TCe 100 GPL: um automóvel versátil com baixos custos de utilização

O motor turbo TCe 100 GPL de três cilindros também está disponível no novo Clio. Este sistema de duplo combustível melhora o desempenho, ao mesmo tempo, que reduz os consumos e as emissões de CO2 (menos 8% de CO2 do que um motor comparável só a gasolina). E tem um bom desempenho: atinge o seu binário máximo, 170 Nm, às 2.000 rpm, o que o torna ainda mais versátil. Com os dois tanques cheios, o Novo Clio tem uma autonomia total de mais de 1.000 km. Este sistema foi experimentado e testado, é simples de utilizar, acessível e poupa dinheiro na utilização. Os sistemas de GPL são integrados no automóvel na própria fábrica.


TCe 90: uma motorização muito equilibrada

Este motor a gasolina de 3 cilindros turbo tem 90 cv de potência, 160 Nm de binário e está associado uma caixa manual de 6 velocidades,


Blue dCi 100: excelentes prestações e baixos consumos

Este motor de 100 cv de potência e 260 Nm de binário (motorização diesel) vem com uma caixa manual de 6 velocidades que baixa as rotações do motor a 110 km/h e a velocidades mais elevadas. O novo Clio Blue dCi é especialmente eficiente em autoestradas e estradas rápidas. Com o seu sistema de redução catalítica seletiva incorporado, que é considerado o processo de pós-combustão mais eficaz para reduzir o óxido de azoto (NOx), também cumpre as mais recentes e exigentes normas de emissões.

Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.


Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDIP2025_CARROSSEL_A (1).png

Testes Revista Publiracing

📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

Publiracing Portal de Notícias
📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech
📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

📌Jovem, atraente e tecnológico, assim é o habitáculo do novo Renault 5 E-Tech

02:48
Reproduzir vídeo
Deleted video

Deleted video

02:59
Reproduzir vídeo
bottom of page