O novo Peugeot 408, o primeiro automóvel do seu género na história da marca, chega a Portugal no final deste ano. Uma proposta inesperada porque é diferente e com a qual a marca demonstra mais uma vez a criatividade e inovação de seu team de design, que criaram uma nova silhueta fastback para o segmento médio C.
As primeiras unidades do 408 chegam com preço a partir de 35.800 €, estando as eficientes motorizações híbridas plug-in disponíveis a partir de 44.600 €.
Com base na plataforma multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform) o novo 408 vem com jantes (rodas) de 17 a 20 polegadas e dimensões generosas; como principais destaques o comprimento de 4,69 metros, com base numa distância longa entre eixos de 2,79 m, com uma segunda fila de passageiros igualmente espaçosa, com 188 milímetros de espaço para as pernas. A bagageira é, também, generosamente dimensionada, com um volume de 536 litros que pode ser aumentado para 1.611 litros depois de rebatidos os bancos traseiros. O Peugeot 408 tem ainda uma altura de 1,48 m, com uma silhueta elegante e claramente focada na eficiência aerodinâmica.
No interior, disponível a última geração do i-Cockpit, imediatamente reconhecível pelo seu volante compacto e painel de instrumentos em posição elevada.
No habitáculo, a ênfase é colocada na qualidade e na conectividade, com as mais recentes tecnologias para tornar a experiência de condução e a viagem mais intuitivas e gratificantes.
Compostos por seis câmeras e nove radares, os sistemas de assistência ao condutor proporcionam segurança na condução e permitindo tecnologias como, por exemplo:
Cruise Control Adaptativo com função Stop and Go,
Night Vision, que alerta para a presença de animais, peões ou ciclistas no caminho, antes de serem iluminados pelas luzes de máximos,
Vigilância do ângulo morto de longo alcance (75 metros),
Alerta de Tráfego Traseiro, que avisa sobre um potencial perigo
A linha de motores inclui duas versões híbridas recarregáveis com 180 e 225 cavalos, bem como uma versão a gasolina de 130 cv. As três estão acopladas a uma caixa automática EAT8 de 8 velocidades. É ainda esperada uma versão totalmente elétrica para os próximos meses.
"Na Peugeot, acreditamos que a vida é melhor quando lhe juntamos a sedução. Com o seu aspeto único, uma inovadora silhueta ‘fastback’ e elegância inconfundível, o novo 408 é a expressão perfeita da filosofia e inventividade da marca", diz Linda Jackson, CEO da Peugeot. "Inesperado sob todos os ângulos, o novo 408 foi concebido para os amantes dos automóveis e da vida que querem libertar-se do tradicional enquanto procuram o prazer responsável. Incorpora os exigentes padrões tecnológicos da marca".
O Peugeot 408 está disponível em seis cores: Azul Obsession (nova cor), Cinzento Titane (nova cor), Cinzento Artense (apenas no acabamento Allure), Vermelho Elixir, Branco Nacré e Preto Perla Nera.
Detalhes do Interior
Localizado ao nível dos olhos, imediatamente acima do volante, o novo painel digital incorpora uma tela de 10 polegadas e no acabamento GT está disponível com tecnologia 3D. O painel de instrumentos digital pode ser totalmente personalizado e dispõe de vários modos de visualização (Navegação Conectada TomTom, Radio/Media, Ajudas à condução, Fluxo de energia, etc.) que podem ser alterados diretamente a partir do painel de controlo. Disponibilizando quatro tomadas USB-C, a nova proposta vem ainda com uma central multimídia de 10”.
A central está ligada a um sistema de áudio desenvolvido em parceria com a Focal, marca francesa especializada em áudio que é composto por:
4 tweeters TNF de cúpula invertida em alumínio,
4 woofers/médios com membrana Polyglass e suspensão TMD (Tuned Mass Damper) de 165 mm,
1 canal central Polyglass,
1 subwoofer ovoide de bobina tripla Power Flower™.
Estão ligados a um novo amplificador de 12 canais de 690 W (tecnologia de classe D).
Estão disponíveis outros equipamentos para facilitar a utilização do Peugeot 408:
Acesso de proximidade e arranque mãos-livres,
Tampa da bagageira automática para facilitar o acesso com as mãos ocupadas,
Para-brisas e volante aquecidos,
Alarme perimétrico, volumétrico e de bloqueio,
Freio (travão) de estacionamento elétrico em todas as versões,
Teto panorâmico com cortina.
Sistema de assistência e-call com chamada de emergência e-call+ com informações sobre o número de passageiros e localização do veículo.
Dois motores híbridos plug-in estão disponíveis no novo 408:
PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8: tração dianteira / combinação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática de 8 velocidades e-EAT8 / apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 1,2 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g.
PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8: tração dianteira / combinação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa automática e-EAT8 de 8 velocidades / apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 1,0 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 24 g.
A bateria de íons (iões) de lítio em ambas as versões híbridas plug-in tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 100 kW. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: um carregador monofásico de 3,7 kW proposto de série e um carregador monofásico de 7,4 kW disponível como opcional, com os seguintes tempos de carregamento estimados:
Através de uma wallbox de 7,4 kW (32 A) e com o carregador monofásico de 7,4 kW, a bateria estará totalmente carregada em 1 hora e 40 minutos.
Através de uma tomada reforçada (16 A) e com o carregador monofásico de 3,7 kW, a bateria estará totalmente carregada em 3 horas e 25 minutos.
Através de uma tomada padrão (8 A) e com o carregador de bordo monofásico 3,7 kW, a bateria estará totalmente carregada em aproximadamente 7 horas e 5 minutos.
Está também disponível um motor de combustão interna a gasolina, o bloco de três cilindros 1,2 litros PureTech com 130 cv que cumpre as mais recentes normas de emissões Euro 6.4, estando acoplado à caixa automática EAT8 de 8 velocidades e a um sistema Start & Stop. Esta versão apresenta, em ciclo combinado WLTP, um consumo mínimo de 5,9 l/100 km e emissões de CO2 a partir de 133 g.
Não está disponível nenhuma versão Diesel e está previsto o lançamento de uma motorização 100% elétrica.
Gama 408 em Portugal e preços
A gama nacional do novo Peugeot 408 fica distribuída da seguinte forma:
Allure: Ar condicionado automático bi-zona e Air Quality System, Alerta ativo de transposição involuntária de linha, Comutação automática de luzes de máximos, Ligação mãos-livres, Mirror Screen sem fios, Navegação conectada com touchscreen de 10'' e i-Toggles, virtuais e personalizáveis, Reconhecimento de voz natural, Pack Safety Plus: Active Safety Brake controlado por câmara (versão térmica), Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmara e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão Plug-in Hybrid), Para-brisas laminado e acústico, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital de 10’’ personalizável, Faróis Peugeot LED Technology, Reconhecimento alargado de sinais de trânsito, (versão Plug-in Hybrid), Smart Multidrive: Iluminação ambiente (8 cores), Visio Park 1 (câmara de marcha-atrás) e sensores traseiros de estacionamento, Vidros laterais traseiros e óculo traseiro escurecidos.
Allure Pack (equipamento adicional ao Allure): Acesso e ligação mãos-livres, Ajuda ao estacionamento dianteiro, Pack Safety Plus + Drive Assist: Active Safety Brake controlado por câmera e radar + Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go (versão térmica), Reconhecimento alargado de sinais de trânsito (versão térmica), Pack Rear traffic detection: Vigilância do ângulo morto de longo alcance e alerta de tráfego traseiro transversal, Vidros dianteiros laminados e acústicos.
GT (equipamento adicional ao Allure Pack): Clean Cabin; Driver Sport Pack, Porta-malas motorizado “Easy Open”, Peugeot Connect SOS & Assistance (E-call+), Pack Drive Assist Plus: Condução semiautónoma (nível 2) com Cruise Control Adaptativo com função Stop&Go e ajuda à manutenção do veículo na faixa de rodagem, Peugeot i-Cockpit® com painel de instrumentos digital 3D de 10’’ personalizável, Faróis Matrix LED Technology, Estofos em Couro / Alcantara® / tecido Fraxx Knit, Volante em couro perfurado e aquecido.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments