O novo DS 3, sucessor natural do DS 3 Crossback, chega às DS Stores em Portugal sendo o primeiro automóvel no universo da Stellantis a disponibilizar aos clientes o novo motor elétrico de 115 kW (156 cv) e uma nova bateria de 54 kWh de capacidade. De acordo com o ciclo WLTP, o DS 3 E-Tense alcança uma autonomia de 404 km.
Para além da versão E-Tense, 100% elétrica, também as versões equipadas com motores de combustão interna – a gasolina e Diesel - do novo DS 3 cumprem as mais recentes normas antipoluição.
Apresentado mundialmente no Salão Automóvel de Paris, o novo DS 3 tem o seu lançamento em Portugal neste mês de fevereiro.
As evoluções mais visíveis dizem respeito à frente, onde o novo estilo da gama DS Automobiles é-lhe aplicado através de uma grelha redesenhada, ampliada e melhorada com pontas de diamante em preto brilhante ou cromadas, dependendo da versão. As DS Wings identificativas foram retocadas para fazer a ligação subtil da grelha e dos faróis.
Os novos projetores LED – de série em toda a gama – apresentam um design dinâmico e dão um olhar mais incisivo ao novo DS 3, compondo-se de três módulos característicos sublinhados com um cromado acetinado. O sistema DS Matrix Led Vision, com uma gestão inteligente e automática da iluminação, garante o máximo conforto e segurança, estando disponível como opcional. As novas luzes diurnas apresentam duas barras de LED dispostas verticalmente em ambos os lados da frente.
O novo DS 3 também evoluiu a nível técnico. Os novos para-choques e grelha foram completamente redesenhados para otimizar o desempenho aerodinâmico do modelo. Os aerofólios, que enquadram a grelha inferior de entrada de ar, demonstram esta nova eficiência.
A atenção ao detalhe também está patente no acabamento dos badges dispostos na grelha e no capô, com a adição de um padrão Clous de Paris e variações de cores de carroçaria, em função da versão.
O perfil conserva as suas assinaturas distintivas, como a típica barbatana de tubarão dos DS 3, os puxadores de portas embutidos e os rebordos exteriores invisíveis.
Na elegante secção traseira, as luzes e a tampa da bagageira são discretamente sublinhadas por um detalhe em preto lacado, que recebe a assinatura "DS Automobiles" através de uma tecnologia inédita, em que as letras em aço inoxidável polido são em relevo, incorporando-se individualmente no rebordo.
As jantes apresentam um design completamente novo com ganhos em eficiência. Disponíveis em versões de 17 e 18 polegadas, estão disponíveis em diferentes temas e tons. Na versão E-Tense 100% elétrica, o novo DS 3 está disponível com novas jantes TOULOUSE de 18 polegadas (disponível consoante a versão), com pneus Tall & Narrow Class A+.
O novo DS 3 está disponível com sete tons de carroçaria, opacos, metalizados e nacarados, incluindo duas novas cores nacaradas: Vermelho Diva, tonalidade tri-camada exclusiva para o novo DS 3, e Lacquered Grey. As cores Cinzento Platinum, Cinzento Artense, Preto Perla Nera, Branco Banquise e Cristal Pearl completam a oferta com a possibilidade de se fazerem combinações de dois tons com duas variações de tejadilho: Preto Perla ou o novo Cinzento Carat.
Interior
O posto de condução evoluiu com a adoção de um novo volante, que disponibiliza os comandos de assistência ao condutor e os botões do sistema de infotainment, integrando ainda as patilhas para mudança manual da transmissão automática. Um novo ecrã central de alta-definição, com 10,3 polegadas, é agora de série, com uma integração específica do novo sistema DS Iris System.
Os bancos do novo DS 3 são feitos com uma espuma inovadora de alta densidade, podendo ser aquecidos, contam com função massagem (lombar), bem como com regulações elétricas (longitudinal, em altura, inclinação, regulação lombar).
No topo da gama, o patamar OPÉRA apresenta um interior Couro Nappa Preto Basalte com bancos do tipo bracelete de relógio, uma verdadeira imersão num luxo criativo, pleno de caráter e de modernidade.
O nível RIVOLI oferece novos bancos em couro granulado Preto Basalte, acompanhado por decorações em escamas Preto Basalte. Um acabamento Cinzento Galet misto Couro Nappa / tecido também está disponível.
Para os níveis Performance Line e Performance Line +, os bancos, a frente do painel de bordo e os painéis das portas são adornados com Alcântara. A Linha Performance Line + recebe equipamentos adicionais, como um apoio de braços central, sobre tapetes ou iluminação dos para-sóis e da zona dos pés.
O nível Bastille foi completamente revisto, passando a contar com novos bancos em Tecido Peruzzi Cinzento Silicon, com um revestimento do tablier e dos painéis de portas em grão do tipo escamado.
ESTREIA DO NOVO E-TENSE 100% ELÉTRICO NUMA GAMA DE MOTORES MULTIENERGIAS
A DS Automobiles propõe o novo DS 3 com três tipos diferentes de motores: elétrico, a gasolina e Diesel.
O novo DS é o primeiro modelo do universo das marcas Stellantis a disponibilizar no mercado um novo motor elétrico (que é montado em Trémery-Metz), um redutor (produzido em Valenciennes) e uma nova bateria (montada em Poissy) para registar ganhos em eficiência e em autonomia.
A nova máquina elétrica síncrona híbrida (HSM) aproveita o savoir-faire adquirido na Fórmula E para alcançar uma elevada eficiência. Fornece uma potência de 115 kW (156 cv) e um binário de 260 Nm a uma tensão de 400 Volts. A nova bateria de 54 kWh (51 kWh úteis) beneficia de uma regulação térmica por circulação de líquido e de uma bomba de calor, permitindo carregamentos rápidos, uma melhor autonomia e uma vida útil da bateria de maior duração. O carregador de bordo, de série, recebe 100 kW em corrente contínua (0 a 100% em 30 minutos) e 11 kW em corrente alternada (0 a 100% em 5 horas e 15 minutos).
A arquitetura foi otimizada. Com uma densidade energética melhorada, a bateria é muito compacta e está localizada sob os bancos dianteiros, traseiros e sob o túnel central. A habitabilidade e a posição de condução são idênticas às das unidades equipadas com as restantes motorizações, tendo uma resistência aos impactos que excede os requisitos mais rigorosos.
Único no seu segmento, o novo DS 3 E-Tense alcança uma autonomia máxima de 404 km segundo o ciclo combinado WLTP e mais de 500 km em condições urbanas, graças à eficiência da máquina elétrica, à sua capacidade de recuperação de energia, dos equipamentos auxiliares como a bomba de calor, o pré-condicionamento térmico ou os novos projetores LED, bem como pela otimização aerodinâmica da frente e das rodas, para além de uma redução de 10 milímetros na distância ao solo nas versões com jantes de 17 e 18 polegadas, com pneus Tall & Narrow. O seu conjunto possibilita um ganho máximo de 7,6% no SCx.
O novo DS 3 também está disponível com dois motores a gasolina: PureTech 100, com caixa manual de 6 velocidades, e PureTech 130, com caixa automática de 8 velocidades. Também no catálogo está um motor Diesel BlueHDi 130 acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Nestas três configurações térmicas, estes motores cumprem as mais recentes normas antipoluição.
Tecnologias para conforto e segurança
O novo DS 3 recebe um novo sistema de infotainment composto por um grande ecrã central de alta-definição, de 10,3 polegadas, com uma moldura redesenhada em acabamento Preto Gloss. A navegação conectada e o reconhecimento de voz inteligente são oferecidos pelo novo DS IRIS SYSTEM. A particularidade deste sistema é a possibilidade de o utilizador personalizar o ecrã central e o cluster de 7 polegadas, complementado por um sistema de head-up display que projeta a informação essencial na direção do olhar do condutor.
O ecrã central é dividido em 12 caixas e pode acomodar widgets de diferentes tamanhos. O cluster é, por sua vez, dividido em duas áreas distintas e igualmente personalizáveis. Em paralelo, as funções podem ser controladas através de um avançado sistema de reconhecimento de voz ou graças aos botões de toque do painel central.
A implementação das funções foi revista de forma a melhorar a ergonomia e a integrar as especificidades do DS IRIS SYSTEM. A função de espelhamento passa a estar, a partir de agora, disponível através de uma ligação sem fios.
Visível a partir do grande ecrã central, o sistema Visio Park 2 enriquece a gama de auxiliares de condução disponíveis no novo DS 3, e oferece assistência ao estacionamento com visão a 360°, gerada a partir de novas câmaras digitais de alta resolução.
Dotado de série com uma câmara colocada por detrás do para-brisas, o novo DS 3 inclui auxiliares de condução de topo propostos como equipamento de série, como por exemplo, assistência ativa à manutenção na faixa de rodagem, leitura de painéis de velocidade com feedback de informação no cluster e travagem automática de emergência.
Ao fazer um scan ao seu redor, através de um radar colocado atrás do para-choques dianteiro e dos sensores suplementares, o sistema DS Drive Assist combina o cruise control adaptativo com função Stop and Go com o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem, possibilitando a condução semiautónoma de Nível 2. O DS Drive Assist posiciona a viatura recorrendo às marcações no piso, de acordo com os desejos do condutor. Esta função permite-lhe não ter de se preocupar com paragens e arranques repetidos, mantendo a sua trajetória com toda a serenidade. Está associado ao sistema Active Safety Brake. Capaz de detetar outros veículos, mas também ciclistas e peões, mesmo em condições de baixa luminosidade entre os 5 e os 140 km/h, esta travagem automática de emergência analisa os riscos de colisão e pode desencadear, por si só, uma travagem maximizada para evitar um impacto ou limitar as suas consequências.
Disponível em opção, o reconhecimento alargado dos sinais de trânsito deteta, para além dos sinais de velocidade, outros sinais de trânsito (sinais de Stop, sentido proibido, proibição de ultrapassagem e fim da proibição de ultrapassagem).
O sistema DS Matrix Led Vision está disponível como opcional. Este dispositivo integra um feixe de luz que se adapta automaticamente ao ambiente em seu redor, permitindo conduzir continuamente com os máximos ligados sem encandear os demais utilizadores da estrada. O DS Matrix Led Vision opera graças a três módulos LED que servem a função "feixe de cruzamento", mas também um bloco dividido em 15 segmentos em cada projetor. Os LED neste bloco ligam-se e desligam-se gradualmente, segmento por segmento, dependendo das condições de condução detetadas por uma câmara colocada na parte superior do para-brisas. O sistema ainda dispõe de um grande alcance de iluminação em comprimento e largura, mas sem nunca encandear o veículo que siga à sua frente ou o que circule em sentido contrário. Um verdadeiro conforto e, em especial, uma maior segurança, especialmente de noite.
UMA GAMA SIMPLIFICADA
A gama do novo DS 3 retoma o princípio iniciado pelo novo DS 7. O acabamento OPERA torna-se o mais exclusivo. A estrutura dos níveis de equipamento foi repensada, permitindo uma subida em gama mais fluída. O número de opções foi reduzido, seja através de reforços de equipamento ou pela criação de pacotes de opcionais, facilitando, segundo a marca, a compreensão ao cliente.
A GAMA DS 3 EM PORTUGAL
Em Portugal, a abertura de encomendas do novo DS 3 ocorreu no início de outubro. Os clientes passaram assim a poder escolher o DS 3 que melhor se adapta às suas preferências e necessidades, numa gama que inclui, para além da nova versão E-Tense, 100% elétrica e sem emissões, uma oferta de modernos motores de combustão.
Para além da versão E-Tense, estão disponíveis as motorizações PureTech, a gasolina, nas versões de 100 e 130 cavalos, bem como o propulsor Diesel BlueHDi, também com 130 cavalos. As motorizações mais potentes, quer a gasolina, quer Diesel, estão exclusivamente associadas à caixa automática EAT8. A gama DS 3 é composta por cinco níveis de equipamento.
Equipamento de série por versão
Bastille: Ajuda ao estacionamento traseiro, luzes diurnas EcoLED, jantes de liga leve de 17”, Interior BASTILLE em Tecido Peruzi Bronze, carregador de bordo de 11 kW, climatização automática, sensor de chuva, retrovisores aquecidos com regulação e rebatimento elétricos, arranque mãos-livres, ecrã tátil de 7” + rádio + Bluetooth + Wireless Mirror Screen + 8 altifalantes + entrada USB
Performance Line (adiciona ao anterior): DS Sensorial Drive, Interior Performance Line em Tecido Entrelaçado Basalte com Alcantara, decorações exteriores DS Wings, grelha dianteira e embelezadores do capô e faróis em preto brilhante, volante Performance Line, bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros
Performance Line+ (adiciona ao anterior): Jantes de liga leve de 18”, Interior em Tecido Entrelaçado Basalte com Alcantara, faróis traseiros em LED, acesso e arranque mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, pedaleira em alumínio, Navegação Conectada 3D + ecrã tátil 10,3'' + Bluetooth + Mirror Screen + 8 altifalantes + 2 entradas USB + DS Connect Box + Climatização automática + Sensor de chuva
Rivoli (adiciona ao nível Bastille): Interior Rivoli em Couro Granulado Preto Basalte, jantes de 18”, faróis traseiros em LED, acesso e arranque mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, bolsas de arrumação nas costas dos bancos dianteiros, Navegação Conectada 3D + ecrã tátil 10,3'' + Bluetooth + Mirror Screen + 8 altifalantes + 2 entradas USB + DS Connect Box + Climatização automática + Sensor de chuva
Ópera (adiciona ao anterior): Pack Drive 2: Lane keeping assist + Lane Departure Warning + Informação limites de velocidade + Sistema de vigilância do ângulo morto + VISIO PARK 1: ajuda ao estacionamento traseiro e dianteira, câmara de visão traseira, DS Connect Box, Alarme, Interior Ópera em Couro Preto Basalte, Para-brisas escurecido, acústico e aquecido, Banco do condutor com regulação elétrica + bancos dianteiros aquecidos e com função massagem + volante em couro, Head Up Display + Navegação Conectada 3D + ecrã tátil 10,3'' + Bluetooth + Mirror Screen + 8 altifalantes + 2 entradas USB + DS Connect Box + Climatização automática + Sensor de chuva, carregamento sem fios para smartphones.
Versões e Preços
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
תגובות