Novo Citroën C5 X: Mais um design inovador
- Redação Publiracing
- 10 de set. de 2021
- 3 min de leitura

O novo Citroën C5 X representa uma direção completamente nova para a Citroën e foi criado para atender às mudanças nas expectativas dos clientes. Um modelo que desafiou os designers da Citroën, segundo a marca o novo C5 X combina perfeitamente a modernidade e o apelo de um SUV, a elegância e o status de um sedã e a versatilidade e praticidade de uma perua. O resultado final oferece um conceito de design exterior inovador que define um novo padrão no segmento.

Vincent Cobée, CEO da Citroën, disse: “Com o novo C5 X, a Citroën está revisitando o espírito de passeio em veículo automóvel - a capacidade de viajar em um carro elegante e refinado e partir para descobrir o mundo com total paz de espírito.”
Em toda a Europa, os SUVs representaram o estilo de carroceria mais comum no segmento D em 2020, respondendo por 29,3% de todos os novos registros, à frente dos modelos station wagon (27,5%) e saloon (21,6%).


Na China, a forma que se provou mais bem-sucedida em 2020 nesse segmento específico foi - de longe - o SUV, respondendo por metade de todos os registros no segmento D, seguido pelo sedã (18%) e pelo MPV (10 %). A participação dos automóveis no segmento D é marginal - representava apenas 0,1% *.
Esta divisão de vários estilos de carroçaria do segmento D tem sofrido uma grande mudança nos últimos anos, com os clientes procurando modelos que sejam elegantes e espaçosos, embora permitindo que eles se destaquem na estrada. Ao longo do desenvolvimento do projeto do novo C5 X, a Citroën estava determinada a atender a todos esses requisitos.
Frédéric Angibaud, o designer exterior do Novo C5 X, trabalhou para criar um carro que fornecesse uma combinação perfeita de versatilidade, segurança e estética, ao mesmo tempo considerando as questões ambientais e econômicas.


O estilo de corpo do novo C5 X é musculoso com aerodinâmica otimizada para reduzir o consumo de combustível, e um perfil aerodinâmico inspirado na aeronáutica. O capô estendido, a linha de cintura alta e o alargamento da roda traseira conferem-lhe distinção, dinamismo e robustez, comuns entre os veículos maiores da Citroën. O perfil aerodinâmico combina-se com uma postura elevada e rodas de liga leve de grande diâmetro para dar uma visão mais dominante do que estaria disponível em um sedã ou perua.
Em torno dos arcos das rodas, os detalhes da superfície vertical realçam o caráter do veículo. Eles destacam as rodas de grande diâmetro, garantindo que o ar flua ao longo do comprimento do corpo. As rodas são de aro 19 "com inserções aerodinâmicas em preto brilhante, projetadas para reduzir o arrasto aerodinâmico e melhorar a economia de combustível, elas criam um efeito de turbina para orientar o fluxo de ar.

A linha do teto alongada inspirada no coupé termina com um spoiler aerodinâmico "flutuante" para realçar ainda mais a silhueta dinâmica do novo C5 X. A impressão de um "teto flutuante" é reforçada ainda através de pilares pretos brilhantes, frisos dos pilares das portas e traseira escurecida.
Com sua frente ostentando a assinatura de iluminação LED em forma de V que representa a nova identidade da Citroën.
O capô é longo e horizontal e posicionado razoavelmente baixo com um par de grandes detalhes de design recortados são uma homenagem aos novos Citroën C4 e C5 Aircross SUV, uma assinatura poderosa que reforça a aparência musculosa e robusta da frente.

A entrada de ar inferior, exibida por uma faixa cromada, tem um design altamente geométrico - inspirado nas divisas - e abriga o principal radar usado para auxiliar de direção do carro.
As luzes traseiras LED 3D são esticadas horizontalmente e estendem-se para fora de cada lado, reforçando a forma como o veículo se posiciona na estrada. Com uma assinatura de iluminação em forma de V ecoando a da frente, ela acompanha as curvas da linha da cintura e o ombro natural.
A traseira do carro também foi projetada para ser prática e dar mais volume e versatilidade ao motorista, oferecendo níveis de modularidade da perua, proporcionando uma abertura ampla e funcional com uma soleira de baixa para uso diário fácil e prático.

O novo C5 X tem 4805 mm de comprimento e 1865 mm de largura, enquanto apresenta 1.485 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.785 mm. Para bagagem, espaço inicial na configuração normal até 545 litros.
O novo C5 X da Citroën está disponível para mercados europeus com um poderoso motor híbrido plug-in de 225 hp para fornecer uma autonomia de direção com emissões zero de até 54 km (WLTP). O modelo apresenta ainda a estreia mundial do sistema Citroën Advanced Comfort Active Suspension, um passo adiante para o conforto de condução do famoso ‘tapete mágico’ da Citroën e o resgate da herança histórica que foi o sistema de suspensão do modelo CX clássico dos anos 70.
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Lindo veículo, maravilhoso conjunto , qdo a suspensão creio que deve ser herança do XM que usava a suspensão hidroativa depois o C5 e Xantia.