Primeiro lançamento da Chevrolet neste ano no Brasil, o novo Spin 2025 chega a partir do fim de março às concessionárias da marca com grandes novidades. O crossover de sete lugares de maior sucesso do mercado brasileiro dá o seu maior salto evolutivo. Há inovações significativas em design, segurança, tecnologia e dirigibilidade.
O novo modelo se moderniza para chamar seus potenciais clientes, grandes famílias, PCDs e motoristas profissionais, que sempre foram os principais clientes do produto e fazem dele um sucesso em seu segmento, prova disso os dados da marca que fala que 70% de seus clientes repetem a compra para versões atualizadas devido à boa experiência.
Mas o novo Spin, tem agora potencial para conquistar mais perfis de consumidores. Isto porque está ligeiramente mais alto e conta com novidades que o deixam mais próximo conceitualmente de SUVs urbanos. O capô está mais elevado e os faróis e as lanternas passam a ser Full LED.
Para-choque e grade contam com identidade exclusiva, além de elementos mais imponentes, incluindo uma moldura que contorna toda a base do veículo. Até o desenho das rodas faz referência ao universo aventureiro, característica presente agora em todas as versões.
O interior é o que mais desperta a atenção no Spin 2025, por trazer uma sensação de requinte comumente vista apenas em carros de categoria superior, a começar pela seleção e pela combinação dos materiais empregados nos acabamentos.
O novo Spin também se mostra bastante tecnológico, já que boa parte do painel é ocupado por uma extensa tela horizontal de alta definição. É composta por duas partes: uma tela de 8 polegadas referente ao quadro de instrumentos, totalmente digital, e outra, de 11 polegadas, do multimídia Chevrolet MyLink de nova geração.
Até os bancos dianteiros passaram por atualizações e inovam com espumas de múltipla densidade. Como o peso do corpo é distribuído de forma diferente, densidades variáveis favorecem a ergonomia e melhoram significativamente o conforto, sobretudo no uso prolongado. Para quem vai sentado atrás, a novidade está nas saídas de ar-condicionado com dutos direcionais embutidos no console da alavanca da transmissão automática.
São ajustes na suspensão e nos amortecedores que deixam o modelo suficientemente mais alto (16 mm) para superar, com folga, a maioria dos obstáculos cotidianos. Há mudanças ainda no sistema de gerenciamento eletrônico e na calibração do conjunto propulsor e da direção.
Outro ganho significativo está na eficiência energética, com redução de até 11% no consumo de combustível. Já acelerações e retomadas de velocidade estão mais ágeis se acordo com os testes realizados pela marca.
“O desenvolvimento do novo Spin seguiu exatamente as sugestões dos grupos de usuários do veículo. Pesquisas apontaram que o produto tinha sim oportunidades para aperfeiçoamentos, incluindo acabamento e conteúdo, porém, uma exigência era que determinados quesitos não deveriam ser radicalmente alterados, caso da faixa de preço, do conceito de cabine e da parte mecânica. Fomos além para poder superar as expectativas com a mais abrangente atualização promovida na trajetória do Spin”, revela Paula Saiani, diretora de Marketing do Produto.
A carroceria simboliza bem a proporção desta evolução: 42% das peças estampadas da lataria foram retrabalhadas, o que inclui os reforços estruturais. A propósito, o pacote de segurança ganha relevância nesta evolução do modelo.
O Spin passa a contar com 6 airbags de série, com bolsas infláveis que se estendem até a terceira fileira de bancos. Há ainda oferta de sistemas avançados, entre eles o alerta de colisão frontal com detector de pedestre, a frenagem automática de emergência, a assistência de frenagem de urgência, carregador de celular por indução, o alerta de ponto cego e o serviço de resposta automática em caso de acidente mais grave disponibilizado pelo OnStar.
O crossover da Chevrolet continua com configurações de sete e de cinco lugares, sempre com o interessante recurso de trilhos corrediços para a 2ª fileira de bancos, que permite uma melhor distribuição do espaço entre os passageiros ou para a acomodação de grandes bagagens.
Vale ressaltar que a versão de cinco lugares do Spin dispõe do maior porta-malas entre os automóveis de passeio de produção nacional: até 756 litros – volumetria similar ao de algumas picapes.
O novo Spin estreia em três versões de acabamento (LT, LTZ e Premier) e duas opções de transmissão (MT6 ou AT6). O motor é o 1.8 Flex (geração SPE/4 ECO), que recebeu uma série de melhorias para aumento de eficiência energética e redução dos níveis de emissões, já em linha com futuras leis ambientais.
Novo visual alinha o Spin 2025 ao design global da Chevrolet
As modificações mais significativas do novo Spin ressaltam as proporções semelhantes às de SUVs urbanos. O capô está mais alto, com vincos que reforçam a robustez do conjunto.
O carro ainda ganha um aspecto mais imponente com os faróis em Full LED com a barra da grade integrada e esculpida no próprio para-choque.
Além de agregar estilo, os faróis de Full LED proporcionam mais segurança pois oferecem 3x mais luminosidade, com incremento no alcance do facho de luz e de abertura do campo visual.
Na lateral, molduras pretas contornam toda a base do veículo, incluindo os para-lamas e as rodas com novo design. A solução, além de ajudar a proteger a carroceria, traz a sensação de que o carro está mais largo. E está: são 34 milímetros a mais em relação ao anterior, pois as rodas foram deslocadas para melhor estabilidade do crossover.
A traseira também traz novidades: na tampa, nas lanternas de LED com nova assinatura luminosa, no para-choque “multielemento” com refletores na vertical e até no friso que emoldura a placa. Cada versão conta com acabamento próprio.
A reestilização aliada a evoluções mecânicas trouxe um segundo benefício: a melhora da praticidade no uso cotidiano durante a transposição de obstáculos, como lombadas, valetas e rampas de garagem. Para isso, o ângulo de ataque foi de 15,5 graus para 16,6 graus, e o de saída, de 22,9 graus para 24,4 graus.
Na cabine, o novo Spin preserva as qualidades que o consagram. São até sete lugares ou 756 litros de volume no bagageiro.
As melhorias no interior aumentaram a percepção de conforto para todos os
ocupantes. O modelo ganha opção de ar-condicionado digital e de saída de ar dedicada para a segunda fileira de assentos, com fluxo de ar individualizado. Já o novo volante conta com base reta para facilitar o embarque e o desembarque do motorista.
Os designers incluíram também novos nichos, como um útil apoio para smartphones, próximo da maçaneta da porta, além de um segundo porta-luvas emborrachado. Ao todo, são 50% a mais de espaço para porta-objetos em comparação com o modelo anterior.
Agora a partida do motor pode ser feita por botão, há Wi-Fi nativo e entradas USB dos tipos A e C, além de projeção para Android Auto e Apple Car Play sem fio.
O novo Spin é o primeiro Chevrolet nacional a receber o VCS (Virtual Cockpit System), caracterizado pelo painel de instrumentos totalmente digital integrado à nova geração do MyLink. Essa tela é configurável e permite a exibição de uma quantidade de informações sem precedentes na categoria. O motorista pode escolher entre seis tipos de layouts, desde um visual minimalista até um mais completo, com a tensão da bateria ou o percentual da vida útil do óleo, por exemplo.
Outro diferencial do produto é a configuração de sete lugares com a terceira fileira de bancos fixada à carroceria e que pode ser rebatida quando não estiver sendo utilizada. A opção pela configuração fixa, em vez da removível pelo usuário, visa o incremento da segurança por evitar uma eventual instalação equivocada, bem como a redução de ruídos.
Quanto aos acessórios, são mais de 60 itens, incluindo os inéditos, como o Chevy Link, que permite projetar sites, aplicativos e serviços de streaming na tela do multimídia, entre eles Google, Instagram, YouTube, Netflix e Uber Drive. O aparelho é compatível com outros modelos e segue todos os protocolos de segurança veicular. Outro acessório que faz sua estreia é a fita luminosa em led para a cabine. Ao todo, são sete opções de cores, que podem ser ajustadas pelo usuário.
Novo Spin sobe de patamar também no conteúdo
Apesar de a quantidade de opções de modelos e versões à disposição do consumidor ter quase dobrado na última década, o Spin manteve uma participação de mercado bastante regular no período. Isto porque seu conceito foi se atualizando para acompanhar as necessidades do público-alvo. Até por isso o carro tem um excelente valor de revenda.
Ainda entre os destaques está a atualização do sistema OnStar, que coloca o novo Spin no mesmo nível de conectividade dos carros mais avançados neste sentido.
O OnStar transforma a experiência do usuário com inúmeros serviços de segurança, diagnósticos e telemetria. A tecnologia permite ainda comandar funções do automóvel à distância por meio de um aplicativo para smartphone, realizar atualizações de sistemas eletrônicos do carro de forma remota e ainda oferece auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo, por exemplo.
Uma funcionalidade muito valorizada é o Wi-Fi nativo, que se diferencia pela antena amplificada com sinal de internet que chega a ser 12 vezes mais estável e com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos.
Confira as principais tecnologias de segurança, conectividade e conforto disponíveis para o novo Spin.
Segurança
Airbags frontais
Airbags laterais
Airbags de cortina extensivo até a terceira fileira de bancos
Alerta de não afivelamento dos cintos de segurança dos passageiros
Cintos dianteiros com pré-tensionadores
Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
Frenagem automática de emergência em baixas velocidades
Indicador de distância do veículo à frente
Alerta de ponto cego
Faróis e lanternas Full LED
Assistência de frenagem de urgência
Ancoragem de cadeirinha infantil tipo Isofix e Top Tether
Freios antiblocante e controle de estabilidade e tração
Assistente de partida em aclive
Conforto & conveniência
Ar-condicionado digital automático
Dutos de ar para o banco traseiro no console central (AT)
Partida do motor por botão
Painel de instrumentos digital de 8" personalizável
Computador de bordo com informações do veículo, viagem e consumo
Controlador de limite de velocidade
Controle de cruzeiro (AT)
Direção elétrica progressiva
Acendimento automático dos faróis
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
Câmera de ré digital
Sensor de estacionamento traseiro
Trava elétrica das portas e vidros com abertura/fechamento automático pela chave
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco da segunda fileira bipartido e com ajuste de inclinação do encosto
Banco da terceira fileira rebatível
Conectividade avançada
Multimídia MyLink de nova geração com tela de 11” com Bluetooth para até dois smartphones
Projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay
Wi-Fi nativo com conexão para até sete aparelhos simultâneo
Carregador sem fio para smartphones
Atualização remota de sistemas eletrônicos do veículo
Nova geração do OnStar com os seguintes serviços:
- Em caso de acidente, o veículo é capaz de enviar um alerta automático à central de atendimento para que um profissional entre em contato e verifique a situação e solicite auxílio, se necessário. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência são acionados;
- Em situações de roubo ou furto do veículo, a central de atendimento acionará a função de monitoramento para acompanhar o deslocamento do automóvel e informar as autoridades. Ela pode também providenciar remotamente o bloqueio do motor;
- Já em caso de pane seca ou qualquer problema com o veículo, o OnStar pode providenciar a devida assistência do serviço Road Assistance da Chevrolet;
- Há também o diagnostico sob demanda, funcionalidade que permite detectar e alertar possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração;
- Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até sete aparelhos simultâneos;
Já o aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro à distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.
Estas são as principais interações que podem ser feitas pelo app:
- Ligar e desligar o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
- Travamento e destravamento remoto das portas;
- Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
- Acionamento remoto de luzes e buzina;
- Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo;
- Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e hodômetro;
Como parte da estratégia de ampliação da oferta de conectividade, os veículos da Chevrolet contam com um período estendido de gratuidade para experimentação dos planos OnStar, garantindo que o cliente da marca possa conhecer e usufruir da tecnologia. Ao todo são quatro pacotes: Standard, Protect, Connect e Protect & Connect. Os valores e os serviços estão disponíveis numa página específica do site Chevrolet.
Além disso, todas as versões do novo Spin contam com pacote de dados de 20GB nos seis meses de gratuidade. Como complemento ao OnStar, os veículos saem da fábrica equipados com o tag Sem Parar, em que o cliente tem direito a seis meses de gratuidade nas mensalidades, custeando apenas o consumo.
Motor do Spin ajustado para maior eficiência através da eletrônica
Uma das fortalezas do Spin é a sua confiabilidade mecânica. O tradicional motor 1.8 Flex (geração SPE/4 ECO) de 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque ficou mais esperto em acelerações e manobras de ultrapassagem e até 11% mais econômico. Boa parte da explicação está na adoção de um novo módulo de gerenciamento eletrônico, com o dobro da capacidade de processamento - o mesmo utilizado pelo Tracker.
Os engenheiros trabalharam também na recalibração do trem de força e da transmissão automática, que resultou ainda em acelerações mais lineares e progressivas. Isto quer dizer que as trocas de marcha estão mais suaves.
Nas configurações que dispensam o pedal da embreagem, o 0-100 km e o 80-120 km/h ficaram quase um segundo mais rápidos, considerando gasolina no tanque. Agora a aceleração máxima é feita em 11,8s (g) e 11,0s (e), enquanto a retomada é feita em 9,8s (g) e 9,3s (e), respectivamente.
O consumo do Spin equipado com caixa automática está mais econômico na rodagem com etanol ou gasolina. De acordo com o Inmetro, o crossover é capaz de percorrer 13,4 km/l na estrada e 10,5 km/l na cidade (com gasolina). Se usar apenas etanol, as médias são de 9,3 km/l e 7,4 km/l, respectivamente. São resultados interessantes para um veículo de 4,42 m de comprimento, 1,2 tonelada e mais de 500 kg de capacidade de carga.
No uso misto convencional (60% urbano e 40% rodoviário), o ganho de eficiência energética representa quase 50 km extra de autonomia a cada tanque completo de gasolina.
O sistema de suspensão e a direção elétrica também passaram por ajustes importantes. A altura do solo aumentou, os amortecedores foram reajustados para privilegiar a estabilidade e filtrar melhor as imperfeições, enquanto as respostas do volante estão mais diretas. Também houve um leve aumento das bitolas (distância entre o centro do carro e a extremidade dos pneus).
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