Em novembro de 2023, o mercado automóvel da EU (União Europeia) cresceu 6,7%. Apesar de uma base de comparação relativamente baixa, o crescimento sólido persistiu, marcando o décimo sexto mês consecutivo de expansão.
Houve ganhos substanciais de dois dígitos em alguns mercados, incluindo dois dos maiores: Itália (+16,2%) e França (+14%). Em sentido inverso, o mercado automóvel alemão retraiu-se, registando uma queda de 5,7% face a novembro de 2022.
Onze meses após o início de 2023, os registos de automóveis novos aumentaram uns significativos 15,7%, atingindo quase dez milhões de unidades. Com excepção da Hungria, todos os mercados da UE cresceram durante este período de onze meses. Os quatro maiores mercados contribuíram notavelmente para esta tendência: Itália (+20%), Espanha (+17,3%), França (+16,2%) e Alemanha (+11,4%).
Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia
Em novembro, a participação de mercado dos carros elétricos a bateria aumentou para 16,3%, um aumento em relação aos 15% do ano passado. A participação acumulada no ano agora se mantém estável em 14,2%, superando consistentemente o diesel, que permaneceu em 13,7%. Os carros híbridos elétricos ficaram em segundo lugar, com uma quota de mercado de 27,4%, enquanto os carros a gasolina mantiveram a liderança com 32,7%.
Carros elétricos
Em novembro de 2023, os registos de novos automóveis elétricos a bateria na UE aumentaram 16,4%, totalizando 144.378 unidades. Vários mercados contribuíram para este crescimento com ganhos percentuais de dois e três dígitos, com destaque para a Bélgica (+150,2%), que é agora o quinto maior mercado em volume. No entanto, as vendas de automóveis elétricos a bateria sofreram um revés na Alemanha, diminuindo 22,5%. Apesar disso, o volume acumulado no ano atingiu quase 1,4 milhões de unidades, refletindo um aumento substancial de 48,2% em comparação com o ano anterior, representando uma quota de 14,2% do mercado automóvel da UE neste período.
Em Novembro, os novos registos de automóveis híbridos eléctricos na UE aumentaram 28,7%, impulsionados por um crescimento de dois dígitos nos três maiores mercados: Alemanha (+38,4%), França (+35,8%) e Itália (+30,2%). Isto levou a um aumento acumulado de 29,9%, atingindo quase 2,5 milhões de unidades vendidas em Novembro – mais de um quarto da quota de mercado da UE.
Em contraste, as vendas de carros elétricos híbridos plug-in caíram 22,1%, para 72.002 unidades no mês passado. Apesar dos aumentos notáveis na Bélgica (+43,8%) e em França (+17,8%), estes ganhos foram insuficientes para compensar o declínio substancial da Alemanha (-59,3%) – o maior mercado para esta fonte de energia. Consequentemente, a quota de mercado dos automóveis híbridos plug-in caiu de 11,1% no ano passado para 8,1% em Novembro deste ano.
Carros a gasolina e diesel
Em Novembro de 2023, o mercado de automóveis a gasolina da UE cresceu 4,2%, apesar de um declínio contínuo da quota de mercado, que se situou em 32,7% no mês passado. Mercados importantes como Itália (+20,2%) e Alemanha (+12,5%) registaram aumentos significativos nas vendas, contribuindo para este crescimento global. Isso resultou em um volume acumulado de 3,5 milhões de unidades vendidas, refletindo um aumento de 11,1% e uma participação de mercado de 35,7% no período de onze meses.
Por outro lado, o mercado de automóveis a gasóleo da UE continuou a sua tendência descendente em Novembro, contraindo 10,3%. Esta queda foi observada na maioria dos mercados do bloco, incluindo os quatro maiores: França (-28,3%), Espanha (-22,8%), Itália (-7,4%) e Alemanha (-1%). Apesar deste declínio global, as vendas de automóveis a diesel cresceram em alguns mercados da Europa Central e Oriental, como a Polónia (+13,8%). Em novembro, os automóveis a gasóleo representavam uma quota de mercado de 12,2%, inferior aos 14,5% do mesmo mês do ano passado.
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