O início da produção dos novos motores elétricos para a Premium Platform Electric (PPE) abre um novo capítulo na história da cidade húngara de Győr. Esta última geração de motores elétricos será utilizada pela primeira vez no Audi Q6 e-tron. O início da produção do primeiro Audi totalmente elétrico baseado na plataforma PPE está agendado para o final do ano, na fábrica de Ingolstadt, Alemanha. Entre outras infraestruturas, a empresa criou a sua própria linha de montagem de baterias no complexo de Ingolstadt, antecipando esta etapa. Em Győr, na Hungria, a Audi Hungria produz estatores e componentes para a transmissão numa nova área de produção de 15.000 metros quadrados, onde são igualmente montados os eixos a integrar na PPE. Os testes também são realizados em Győr.
“Győr está predestinada à produção desses motores elétricos altamente compactos e eficientes para o PPE", diz o CEO da Audi, Gernot Döllner. “A equipa local, altamente qualificada, já construiu mais de 400.000 motores elétricos desde 2018, o que é uma experiência inestimável". Além dos motores para a PPE e que vão dar vida ao novo Audi Q6 e-tron, Győr também tem a seu cargo as unidades elétricas que equipam o Audi Q8 e-tron. Além disso, está a ser criada uma área de produção adicional para os motores elétricos que serão utilizados em veículos baseados no MEBeco do Grupo Volkswagen.
Para produzir os motores elétricos para a plataforma PPE, a Audi instalou três novas linhas de produção. A linha dedicada a estatores tem 28 secções de trabalho, a de componentes de transmissão tem 15 e só a montagem de um dos eixos requer 190 passos individuais. Cerca de 700 funcionários de Győr estão envolvidos na produção, trabalhando em três turnos para construir até 2.000 motores elétricos por dia. A fábrica fornece a Audi e também a Porsche. A capacidade de produção foi aumentada face à anterior linha de montagem. "O início da produção em Győr representa um marco importante no arranque da produção do Audi Q6 e-tron", afirma Gerd Walker, Membro do Conselho de Administração da Audi para Produção e Logística.
"Sei, por experiência, a forma apaixonada como trabalha a equipa da Audi Hungria e quão sistematicamente evoluiu no processo de eletrificação da maior fábrica de motores do mundo. Com a sua enorme experiência em sistemas de propulsão e produção neutra em carbono, a unidade de Győr é uma peça-chave na rede de produção global da Audi", acrescenta Walker, Diretor Geral de Produção de Veículos na Audi Hungria entre 2012 e 2016.
A Audi Production está a usar a transição para a mobilidade elétrica como forma de transformar a sua rede global de produção, já em marcha através do projeto Audi 360factory. Enquanto parte desta abordagem abrangente e sustentável, a Audi está a modernizar, digitalizar e transformar as fábricas já existentes. Desde 2020 que Győr é neutra na produção carbono, contando com o contributo do maior sistema fotovoltaico montado num telhado na Europa, sendo ainda o maior consumidor industrial de energia geotérmica da Hungria. A DB Cargo, empresa de transporte e logística que acompanha a Audi na neutralidade carbónica, está encarregue do transporte dos motores elétricos de Győr, na Hungria, até Ingolstadt, na Alemanha.
Győr, 30 anos de história e de sucesso
No ano em que tem início a produção de motores elétricos para modelos com a plataforma PPE, a Audi Hungria também comemora uma história com 30 anos de sucesso. Desde a sua criação, a empresa cresceu, tornou-se líder mundial na produção de motores e a primeira fábrica na Hungria a produzir automóveis premium. Com a produção do CUPRA Terramar, Győr irá aumentar ainda mais as sinergias na rede de produção global, com o departamento de Desenvolvimento Técnico a participar no desenvolvimento de produtos para a Audi e para todo o Grupo Volkswagen. Além da produção, a empresa recorre ao vasto ‘know-how’ dos seus funcionários para fornecer uma alargada gama de serviços a outras marcas do Grupo.
De modo a expandir a produção em série de componentes para as carroçarias de modelos das marcas Progressive do Grupo Volkswagen, caso de Audi, Lamborghini e Bentley, a Audi Hungria alargou, no ano passado, as instalações dedicadas à produção de alguns componentes complexos, caso de portinholas traseiras e dianteiras, portas, guarda-lamas, tetos ou molduras dos painéis laterais – principalmente em alumínio – a serem aqui fabricados.
Desde a sua inauguração, a Audi Hungria investiu cerca de doze mil milhões de euros no complexo de Győr, tornando a empresa num dos maiores investidores na indústria húngara. A Audi Hungria emprega atualmente cerca de 12.000 pessoas.
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