Na Europa, montadoras pedem intervenção urgente dos governos para recuperar setor
- Redação Publiracing
- 7 de out. de 2022
- 2 min de leitura

Com a expectativa de que o mercado de automóveis da União Europeia (EU) encolha mais de 25% em comparação com os níveis pré-pandemia de 2019, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) está pedindo um quadro de políticas que permita que o mercado se recupere e fazer a mudança para um ambiente de emissões zero.
“Para garantir um retorno ao crescimento – com uma parcela ainda maior de vendas de veículos elétricos para que as metas climáticas possam ser cumpridas – precisamos urgentemente das condições de estrutura corretas”, disse o presidente e CEO da BMW, Oliver Zipse, atual presidente da ACEA.
Como principais ações avaliadas como urgentes estão “maior resiliência nas cadeias de suprimentos da Europa, leis na UE que garantam acesso estratégico às matérias-primas necessárias para a mobilidade elétrica e uma implantação acelerada da infraestrutura de carregamento”.
“Os últimos anos foram marcados por grandes eventos como o Brexit, a pandemia de coronavírus, gargalos no fornecimento de semicondutores e a guerra na Ucrânia, com impacto nos preços e na disponibilidade de energia”, continuou Zipse. “Todos esses fatores sublinham a rapidez, a profundidade e a imprevisibilidade do nosso mundo que vive mudanças aceleradas. Isso se aplica também ao contexto geopolítico – onde há consequências diretas para nossa indústria, globalmente interconectada com suas cadeias de valor unidas”.
O impacto destes desafios reflete-se nos recentes números de vendas de automóveis na UE. Oito meses após o início de 2022, os volumes gerais têm queda de 12% para atingir cerca de 6 milhões de carros novos vendidos. Até agora, o mercado tem sido fortemente impactado apenas no lado da oferta, pois a escassez de componentes em andamento limitou os volumes de produção e vem ainda condicionando a entrega de produtos. No entanto, a demanda também pode sofrer nos próximos meses devido à inflação acelerada na EU e aos temores de uma recessão que pode ser afetada pelos problemas de falta de energia e recentes aumentos dos preços dos combustíveis fósseis.
Com todos esses fatores influenciando, a ACEA revisou agora sua previsão inicial de que o mercado automobilístico da UE voltaria a crescer em 2022. Em vez disso, espera que encolherá novamente este ano, caindo 1% para 9,6 milhões de unidades. Comparado com os números pré-pandemia de 2019, isso representa uma queda de 26% nas vendas de carros no espaço de apenas três anos.
“Apesar do mercado em contração e da pressão da inflação e dos custos de energia, a indústria automobilística continua investindo maciçamente em P&D e nas habilidades e tecnologias que impulsionam a transição verde e digital”, explicou a nova diretora geral da ACEA, Sigrid de Vries.
“Uma transformação tão vasta só pode ser alcançada com sucesso por uma indústria que permaneça competitiva no futuro. Isso também depende fortemente das condições políticas certas”, acrescentou de Vries.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito.
Utilize o QR Code

O valor, você escolhe!
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comentarios