top of page

Na Europa em 2021, Golf se sustenta na liderança e Model 3 da Tesla é o elétrico mais vendido

  • Foto do escritor: Redação Publiracing
    Redação Publiracing
  • 26 de jan. de 2022
  • 5 min de leitura

Atualizado: 27 de jan. de 2022


Na Europa em 2021, Golf se sustenta na liderança e Model 3 da Tesla é o elétrico mais vendido

2021 será lembrado como um ano de desafios e mudanças para a indústria automotiva europeia. Dados coletados pela JATO Dynamics para 28 mercados europeus (UE-25 + Reino Unido, Noruega e Suíça) mostraram resultados decepcionantes para novos registros de veículos, no entanto, novos líderes surgiram em meio à crise.


Volume no ponto mais baixo desde 1985

No ano passado, o volume total atingiu seu nível mais baixo desde 1985, com 11,75 milhões de carros novos registrados. A escassez de semicondutores tem sido ainda mais prejudicial para a indústria do que as restrições de bloqueio de 2020. Felipe Munoz, analista global da JATO Dynamics, comentou: “Crise após crise teve impacto negativo na demanda e registros no mercado. A incerteza contínua da pandemia do COVID-19, juntamente com a escassez prolongada de semicondutores, criou uma tempestade perfeita para os no ano passado.”


A segunda onda da crise começou em julho, quando o volume começou a cair a uma taxa de dois dígitos em relação a 2020. Em dezembro de 2021, os registros nesses países totalizaram 949.252, uma queda de 22% em relação ao mesmo mês de 2020 e 25% a menos que Dezembro de 2019, pouco antes da pandemia chegar ao mercado.


Embora alguns mercados-chave tenham conseguido manter os níveis observados em 2020, a análise da JATO indica que as dificuldades enfrentadas pelo mercado alemão foram um dos principais impulsionadores dos maus resultados observados em toda o mercado analizado. A Alemanha viu uma queda significativa no volume em comparação com 2020 e seus piores resultados desde 1985. Também foi o pior ano para registros de carros novos na Áustria desde 1984, na Bélgica desde 1995 e na Holanda desde 1980.



A crise abriu as portas para os veículos elétricos

Apesar dos resultados gerais ruins, a crise atual criou uma oportunidade para veículos de baixas emissões. Munoz acrescentou: “Durante a maior parte do ano, era mais fácil comprar elétrico do que a gasolina, devido aos prazos de entrega mais curtos para esses veículos e graças aos generosos incentivos concedidos pelos governos”.


Os consumidores têm voltado cada vez mais sua atenção para alternativas puramente elétricas e híbridas plug-in, permitindo que esses veículos atinjam novos recordes de volume e participação de mercado. Em 2021, a indústria registrou 2,25 milhões de unidades, representando 19% do mercado. Enquanto os movidos a diesel representaram 21,7% do mercado – é provável que eles sejam superados pelos EVs este ano.


Na Europa em 2021, Golf se sustenta na liderança e Model 3 da Tesla é o elétrico mais vendido

Hyundai-Kia e Toyota ganham grande destaque

Enquanto o ano passado trouxe grandes desafios para muitos fabricantes, para outros ele ofereceu grandes oportunidades. Por exemplo, a Hyundai-Kia conseguiu aumentar sua presença na Europa devido à variedade de modelos competitivos de SUV e EV. Essas marcas viram sua participação de mercado aumentar em quase dois pontos, de 6,7% em 2019, para 8,6% em 2021.


Também foi um ano forte para a Toyota, com um aumento de 1,4 pontos de participação, em grande parte graças à última geração do Toyota Yaris, que atingiu o top 10 de vendas em 14 países. Apesar desses avanços, Tesla, BMW Group e Volkswagen Group também conseguiram ganhar força nos últimos dois anos.


SUVs continuam a ganhar força

Apesar dos problemas contínuos de disponibilidade nas concessionárias, os consumidores europeus continuaram a mudar de veículos tradicionais, como hatchbacks ou sedãs, para SUVs. Estes veículos continuaram a ter um bom desempenho graças à chegada de novos modelos eletrificados. No ano passado, os emplacamentos de SUVs totalizaram 5,34 milhões de unidades, alta de 11% em relação a 2020 e queda de 12% em relação a 2019. A participação de mercado desses veículos saltou de 38,2% em 2019 e 40,3% em 2020, para 45,5 % ano passado.


No ano passado, o Grupo Volkswagen foi o líder em vendas de SUVs na região, já que um em cada quatro veículos registrados foi fabricado pela marca alemã. Comparado com 2019, o volume de SUVs caiu apenas marginalmente (-2%), enquanto o concorrente mais próximo da Volkswagen, Stellantis, viu seu volume diminuir em 24%. A Volkswagen foi de fato a maior vencedora de participação de mercado entre 2019 e 2021, seguida pela Hyundai-Kia e Daimler. Em contraste, Stellantis registrou a maior queda de participação de mercado, seguida pelo Grupo Renault e Grupo Nissan.


O ranking de SUVs por modelo foi liderado pelo Peugeot 2008, superando o Renault Captur que liderou o mercado em 2020. No entanto, não foi o único SUV a registrar crescimento de dois dígitos desde 2 019: Volkswagen T-Cross, Volvo XC40, Toyota RAV4, Kia Niro e Nissan Juke, também subiram no ranking.

Na Europa em 2021, Golf se sustenta na liderança e Model 3 da Tesla é o elétrico mais vendido

O Volkswagen Golf lidera novamente, mas por quanto tempo?

As classificações gerais por modelo sofreram várias mudanças significativas, mas confirmaram o Volkswagen Golf como o carro novo mais popular na Europa. O compacto manteve o primeiro lugar por pouco, apesar de enfrentar grandes desafios em termos de produção e aumento da concorrência interna.


No ano passado, o Golf ganhou 205.408 novos registros – menos de 10.000 unidades à frente do Peugeot 208 na segunda posição. Com uma queda de 28% no volume em relação a 2020 e 50% em relação a 2019, fica claro que os concorrentes do Golf estão se aproximando rapidamente. O compacto alemão lidera o mercado europeu desde 2008, mas a crescente popularidade dos SUVs pequenos e compactos, juntamente com mais concorrência interna, afetou seu desempenho. Em 2008 a sua quota de mercado na Europa era de 3,16%, mas no ano passado caiu para 1,75%.


A popularidade em declínio do Golf se deve à falta de uma versão eletrificada. À medida que mais e mais consumidores procuram mudar para VEs, eles optam pelo ID.3, o terceiro BEV mais vendido da Europa em 2021.



O Tesla Model 3 continua subindo

A participação de mercado da Tesla dobrou entre 2019 e 2021. No ano passado, a fabricante americana registrou mais veículos novos do que outras marcas como Land Rover ou Jeep – ambas líderes no mercado de SUVs. Entre 2020 e 2021, conseguiu vender mais do que Mazda, Mitsubishi e chegou perto de ultrapassar o Mini.


Graças ao sucesso do Model 3, o volume da Tesla subiu de 29.300 unidades em 2018 para quase 168.000 no ano passado. O Model 3 não foi apenas o carro elétrico mais vendido da Europa, mas garantiu um lugar no top 20 do ranking geral de modelos.


Mais unidades do Model 3 foram registradas do que, por exemplo, o Peugeot 3008, Volkswagen Tiguan e Fiat Panda. Ficou entre os 10 primeiros em 5 países: Áustria (10º), Alemanha (10º), Noruega (1º), Suíça (1º) e Reino Unido (2º lugar).



Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!

Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png

Testes Revista Publiracing

📌 Combo 100% elétrico, a versatilidade ao estilo Opel

Publiracing Portal de Notícias
📌 Combo 100% elétrico, a versatilidade ao estilo Opel
📌 Combo 100% elétrico, a versatilidade ao estilo Opel

📌 Combo 100% elétrico, a versatilidade ao estilo Opel

01:44
Reproduzir vídeo
📌 Peugeot e-Rifter com interior amplo, tecnológico, confortável e versátil

📌 Peugeot e-Rifter com interior amplo, tecnológico, confortável e versátil

02:58
Reproduzir vídeo
👉 A BYD aposta na qualidade e ganha espaço em Portugal 🥇

👉 A BYD aposta na qualidade e ganha espaço em Portugal 🥇

25:45
Reproduzir vídeo
bottom of page