top of page

Na Espanha, Nissan participa de projeto para reutilizar baterias de carros elétricos usados

Foto do escritor: Redação PubliracingRedação Publiracing

Na Espanha, Nissan participa de projeto para reutilizar baterias de carros elétricos usados

A Nissan e a Enel fizeram uma parceria para lançar o projeto Second Life. O projeto combina baterias usadas de veículos elétricos da Nissan em uma usina convencional em Melilla, Espanha, operada pela subsidiária espanhola do Grupo Enel, Endesa, para assim ajudar a melhorar a estabilidade da rede e ajudar a atender às necessidades de uma rede isolada.


O projeto, pioneiro na Europa, baseia-se nos princípios da economia circular e foi selecionado como uma importante iniciativo pelo Fórum Econômico Mundial (WEF). O projeto Segunda Vida já recebeu reconhecimento significativo em 2020 por meio do prêmio BASF - Clube de Excelência em Sustentabilidade, na categoria de Melhores Práticas de Economia Circular entre grandes empresas. O prêmio reconhece as melhores práticas de economia circular na Espanha e premia projetos que abordam os desafios dos recursos naturais limitados por meio de diferentes modelos de negócios circulares.



No âmbito dessa colaboração, a Nissan forneceu as baterias de seus veículos elétricos e a Loccioni, um integrador de sistemas, garantiu a correta integração entre as baterias necessárias para o processo circular. O projeto aproveita a tecnologia avançada baseada em uma ideia simples: uma vez que a vida útil do veículo chegou ao fim, a bateria ainda retém muitas de suas propriedades e, portanto, é reciclada e montada em um grande sistema de armazenamento estacionário. Este sistema é integrado às instalações da Endesa em Melilla para evitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica em caso de carga excessiva, com o objetivo de melhorar a confiabilidade da rede e garantir a continuidade do serviço de rede à população local. O gerador de emergência é composto por 48 baterias Nissan LEAF usadas e 30 novas baterias.


Melilla tem uma população de quase 90.000 habitantes atendida por uma rede elétrica local, alimentada pela usina de Endesa e isolada da rede nacional de distribuição.


 

Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio



 

Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente.


Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro -

O valor, você escolhe!


Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).

Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
AEA_SDEEEEC2025_CARROSSEL_A.png

Testes Revista Publiracing

Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇

Publiracing Portal de Notícias
Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇
Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇

Novo Citroën C3 inovou no interior e carregou no conteúdo 🥇

01:31
Reproduzir vídeo
Olha quem chegou! - O carro do ano 2025 em Portugal🏆

Olha quem chegou! - O carro do ano 2025 em Portugal🏆

01:31
Reproduzir vídeo
BYD Atto 3 com nota elevada em comportamento dinâmico 🏆

BYD Atto 3 com nota elevada em comportamento dinâmico 🏆

01:30
Reproduzir vídeo
bottom of page