top of page

Mudanças no relacionamento da Hyundai e do grupo Caoa no Brasil


 Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul; e Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente da CAOA
Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul; e Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente da CAOA

A Hyundai Motor Brasil (HMB) e a Caoa anunciaram a atualização de sua parceria para a comercialização dos veículos da marca Hyundai no Brasil. Pelo novo modelo de negócio, a subsidiária brasileira da fabricante sul-coreana passa a coordenar desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos Hyundai. A rede de concessionárias Hyundai será unificada, oferecendo veículos importados e produzidos localmente.


A Caoa terá participação monetária em todas as importações feitas pela Hyundai e, por meio de sua fábrica em Anápolis (GO), produzirá novos modelos da marca sul-coreana, atendendo programação estratégica definida pela Hyundai. De acordo com o novo modelo de negócios a empresa brasileira será remunerada pela disponibilização da sua capacidade de produção em Anápolis e também será remunerada por unidade produzida.


“A partir de agora, todo o portfólio global da Hyundai passa a ter sua comercialização no Brasil simplificada e agilizada a partir da atualização da parceria entre Hyundai e Caoa, respondendo ao momento atual, de elevada competitividade e crescente eletrificação do setor automotivo, e provendo de maneira mais efetiva a visão da Hyundai de progresso para a humanidade”, diz Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e Hyundai Motor Américas Central e do Sul.


“Estamos orgulhosos em anunciar esse novo modelo de parceria que fará tanto a Hyundai quanto a CAOA crescerem. Nossa fábrica está totalmente preparada para receber os novos veículos e estamos comprometidos em contribuir para que a Hyundai alcance novos patamares de vendas. Temos um profundo carinho pela marca Hyundai, que faz parte da nossa história de sucesso e de nossos projetos futuros”, diz Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, Presidente da Caoa.


Com a rede unificada, haverá 250 concessionárias distribuídas pelo País. Todas terão seus contratos de concessão atualizados e vão comercializar e dar manutenção ao portfólio completo de veículos da marca disponível no Brasil, o que inclui também futuros lançamentos. O Grupo Caoa seguirá com o maior número de concessionárias, com 46 lojas. Com essa quantidade de pontos de venda, o grupo brasileiro continuará a ter a maior participação no volume de veículos Hyundai comercializados.


O novo modelo de negócio compreende a produção nacional de veículos da marca em Piracicaba (SP) pela Hyundai, a produção nacional de veículos da marca em Anápolis (GO) pela Caoa e a importação dos modelos globais, a ser conduzida pela Hyundai com participação da Caoa nos resultados financeiros. O fornecimento de peças de reposição também será controlado pela Hyundai.


A Caoa anunciou recentemente a introdução do segundo turno de produção em sua fábrica e já faz estudos para a ampliação da capacidade instalada com um possível terceiro turno ainda este ano. As ações são parte do plano de investimentos de R$ 3 bilhões da empresa para ampliação e modernização da sua unidade industrial instalada no estado goiano há 16 anos.


A fábrica da Hyundai em Piracicaba, inaugurada em 2012, tem capacidade de produção de mais de 200 mil veículos ao ano, operando em três turnos, sem interrupção, desde 2013. De acordo com a atualização da parceria, as capacidades de produção das duas fábricas serão utilizadas estrategicamente para melhor atender a demanda do mercado nacional e internacional.


A unificação das operações da Hyundai visa agilizar a eletrificação do portfólio e o estudo e a implementação de diversas outras soluções de mobilidade inteligente da marca no Brasil. vendas desses veículos.


Na semana passada, em encontro com o presidente do Brasil, o Executive Chair mundial da Hyundai, Euisun Chung, confirmou investimento de US$ 1.1 bilhão (cerca de R$ 5.5 bilhões) nas operações no país até 2032. O Grupo Hyundai Motor pretende buscar ativamente o crescimento das oportunidades de negócios a partir de sua tecnologia avançada de hidrogênio e vai expandir suas operações com hidrogênio para a América Latina, tendo como foco o Brasil, que lidera o mercado de energia renovável na região.


O Grupo Hyundai Motor já anunciou um compromisso para alcançar a neutralidade de carbono com o uso de 100% de energia renovável em suas fábricas ao redor do mundo até 2045 e em todas as subsidiárias do Grupo até 2050. Para isso, a energia a partir do hidrogênio desempenhará um papel proeminente. As soluções de hidrogênio da Hyundai vão além de carros de passeio, caminhões e ônibus, e incluem bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada. E o Brasil passa a estar nos planos da empresa, tanto como mercado consumidor como polo estratégico para a expansão pela América Latina.


Com a atualização da parceria, também terão introdução acelerada para o Brasil a maior automação e conectividade veiculares, além de soluções de Inteligência Artificial (IA) e Atualização de Veículos por Software (SDV), que estão começando em mercados como a própria Coreia, Estados Unidos e Europa. A expectativa é diminuir consideravelmente o tempo para trazer essas tecnologias ao Brasil.

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page