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Mercedes Vision EQXX leva a eficiência e autonomia elétrica a um novo patamar


Mercedes Vision EQXX leva a eficiência e autonomia elétrica a um novo patamar

Alcance e eficiência são talvez as principais questões que se levantam quando falamos de veículos elétricos. O alcance excepcional tornará os carros elétricos adequados para todas as viagens, ampliando até mais a autonomia como a conhecíamos até aqui e acelerará a adoção destas motorizações a nível global.


A Mercedes-Benz é uma das marcas que vem trabalhando fundo no desenvolvimento desta tecnologia e é referência o EQS com 245 kW de capacidade na bateria com um consumo elétrico kWh/100 km WLTP combinado: 19,8-15,7. Recentemente um EQS 450+ percorreu uma distância de 679 km em condições normais de condução. .


Com o VISION EQXX a marca pretende levar a autonomia a um patamar totalmente novo.


“O Mercedes-Benz VISION EQXX é como imaginamos o futuro dos carros elétricos. Há apenas um ano e meio, iniciamos este projeto que resultou no Mercedes-Benz mais eficiente já construído - com um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros. Possui um alcance de mais de 1.000 quilômetros com uma única carga, usando uma bateria que caberia até em um veículo compacto. O VISION EQXX é um carro avançado em muitas dimensões - e até parece deslumbrante e futurista. Com isso, ele destaca o rumo de toda a nossa empresa: vamos construir os carros elétricos mais desejados do mundo. ” Ola Källenius, Presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG.
Mercedes Vision EQXX leva a eficiência e autonomia elétrica a um novo patamar

De acordo com a marca e com base em simulações digitais internas em condições de tráfego da vida real, o Vision EQXX será capaz de ultrapassar os 1.000 quilômetros com uma única carga com um consumo de energia excepcional de menos de 10 kWh por 100 quilômetros.


Com engenharia especializada e pensamento de Fórmula 1, os químicos de bateria espremeram a energia do EQS nas dimensões de um carro compacto. A bateria do VISION EQXX contém quase 100 kWh de energia, mas tem 50% menos volume e é 30% mais leve do que a bateria do EQS.


Uma equipe de engenheiros da Mercedes-Benz trabalhou no laboratório de corrida mais rápido do mundo em High Performance Powertrains (HPP) da Mercedes-Benz Grand Prix (MGP) para projetar um trem de força elétrico compacto e altamente eficiente e um case de bateria leve.

Mercedes Vision EQXX leva a eficiência e autonomia elétrica a um novo patamar

Ainda com foco na redução de peso, discos de freio leves feitos de liga de alumínio são uma ótima opção para o VISION EQXX e ajudam a manter o peso baixo e com chassi apenas elétrico com subestrutura leve de F1 a promessa é de eficiência de corrida na estrada, e se toda esta tecnologia não bastasse, painéis de teto ultrafinos alimentam o sistema de bateria para até 25 km de alcance extra. A bateria tem um peso de cerca de 495 kg, incluindo o OneBox.


Com uma potência de cerca de 150 kW, o trem de força elétrico supereficiente (abrangendo tudo, desde bateria, unidade de acionamento elétrico e rodas) no VISION EQXX fornece a potência e a resistência que sustentam este esportivo.


Ainda de acordo com o que já é conhecido do projeto, o conceito de “resfriamento sob demanda” da Mercedes-Benz foi desenvolvido para o VISION EQXX não apenas para o resfriamento ideal com base nas circunstâncias prevalecentes. A eficiência excepcional da unidade de acionamento elétrico significa que ela gera apenas o mínimo de calor residual. Isso ajudou a manter o sistema de gerenciamento térmico extremamente pequeno e leve. A interação cuidadosamente projetada de persianas aerodinâmicas, válvulas de refrigeração e bombas de água garante que a unidade de acionamento elétrico, que compreende a eletrônica de potência, o motor elétrico e a transmissão, mantenha o equilíbrio de temperatura mais eficiente com um custo mínimo de energia. Tecnicamente, este sistema é uma combinação de um sistema inovador de gerenciamento de fluxo de ar e uma placa de resfriamento.

Mercedes Vision EQXX leva a eficiência e autonomia elétrica a um novo patamar

A placa de refrigeração é instalada no piso do veículo, permitindo aproveitar o fluxo de ar na parte inferior do VISION EQXX. Esta é a maneira mais aerodinamicamente eficiente de manter o motor elétrico resfriado em condições normais, permitindo que o veículo ganhe cerca de 20 quilômetros de autonomia no modo mais aerodinâmico.


Quando em temperaturas maiores ou condução mais esportiva, o sistema de resfriamento aumenta um nível. As venezianas normalmente fechadas na parte frontal do VISION EQXX abrem quando as coisas aquecem e enviam ar de resfriamento extra ao longo de um sistema de guias de ar. As entradas para esses guias de ar estão habilmente localizadas ao longo da zona de maior pressão do para-choque dianteiro. Por outro lado, as saídas estão em zonas de baixa pressão ao longo da parte superior do capô.


A beleza tecnológica dessa abordagem de “resfriamento sob demanda” é que, quando as venezianas estão abertas, ela adiciona apenas sete pontos (0,007) ao coeficiente de arrasto. Se o resfriamento for necessário quando o veículo estiver parado, um ventilador de resfriamento de backup é ativado (modo de eficiência térmica).

Mercedes Vision EQXX leva a eficiência e autonomia elétrica a um novo patamar

O sistema elétrico que alimenta muitos dos acessórios do VISION EQXX extrai energia adicional de 117 células solares no teto. Foi desenvolvido em colaboração com o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar ISE - o maior instituto de pesquisa de energia solar da Europa. O resultado líquido da redução do consumo de energia no sistema de alta tensão é um aumento no alcance. Em um único dia e em condições ideais, isso pode adicionar até 25 km de alcance em viagens de longa distância.


A energia solar é armazenada em uma bateria leve de lítio-ferro-fosfato, que fornece energia para um ventilador climático, luzes, o sistema de infoentretenimento e outros acessórios. A Mercedes-Benz e seus parceiros também estão trabalhando para usar a energia solar para carregar o sistema de alta tensão.


Rodas e pneus eficientes - otimizados para resistência ao rolamento e aerodinâmica

Em todos os carros, são os pneus que formam a importante interface com a estrada. Para o VISION EQXX, os engenheiros da Mercedes-Benz trabalharam em cooperação com a Bridgestone. Juntos, eles aproveitaram as vantagens do pneu Turanza Eco da Bridgestone que entrega resistência ao rolamento ultrabaixa.


O projeto do pneu também apresenta paredes laterais aerodinamicamente otimizadas para combinar com as tampas montadas nas rodas leves de magnésio forjado de 20 polegadas. O design semitransparente de raios duplos dessas tampas atende a todos os requisitos aerodinâmicos e, ao mesmo tempo, mantém a visão dos detalhes que adornam as rodas.


O interior apresenta um grande número de materiais inovadores provenientes de start-ups em todo o mundo e com foco em materiais mais ecológicos.

Mercedes Vision EQXX leva a eficiência e autonomia elétrica a um novo patamar

Um exemplo está no chão, com os tapetes do VISION EQXX sndo feitos 100% em fibra de bambu. Além de ser de rápido crescimento e renovável, essa matéria-prima natural oferece uma aparência extremamente luxuosa. A Mercedes-Benz escolheu esses materiais sustentáveis, inovadores e de alto desempenho porque eles, e outros como eles, têm o potencial de substituir todos os tipos de produtos derivados de petróleo e animais usados ​​atualmente em aplicações automotivas. Juntos, eles mostram um caminho a seguir para um design de luxo que conserva recursos e está em equilíbrio com a natureza.


Em outros lugares, o VISION EQXX faz uso extensivo de materiais residuais reciclados, como as garrafas PET recicladas usadas em um tecido cintilante para melhorar a área do piso e o acabamento das portas.


“Trabalhar com esses materiais inovadores e sustentáveis ​​para projetar o interior do VISION EQXX foi uma experiência extremamente libertadora e estimulante”, disse Gorden Wagener, Diretor de Design da Mercedes-Benz AG. “Eles abrem avenidas completamente novas de criatividade e os acabamentos visuais e táteis requintados. A sensação sofisticada do interior através do uso de iluminação ambiente, bem como detalhes em prata, ouro rosa e preto brilhante é uma interpretação altamente progressiva do luxo moderno para a era totalmente elétrica. ”


 

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