Em setembro de 2023 foram matriculados pelos representantes legais das marcas a operar em Portugal 17.021 veículos automóveis, mais 14,5% quando comparado com setembro de 2022 e ainda menos 6,0% que no mesmo mês de 2019, última referência pré-pandemia.
De janeiro a setembro de 2023, foram colocados em circulação 178.828 novos veículos, o que representou um crescimento de 31,7% em comparação com o acumulado de 2022 e ainda com saldo negativo de 13,9% relativamente ao mesmo período de 2019.
Em setembro de 2023, as energias alternativas já representaram 59,8% dos veículos ligeiros de passageiros novos matriculados de acordo com os seguintes dados:
Gasolina 38,0%
Gasóleo (Diesel) 12,5%
Eléctrico (BEV) 16,7% (Totalmente Elétrico)
PHEV 12,6% (Híbrido Plug-In)
HEV 15,0% (Híbrido/Elétrico)
Outros 5,1%
De janeiro a setembro de 2023, 49,5% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente eléctricos e híbridos.
Em particular, verifica-se que 16,7% nos veículos ligeiros de passageiros novos já foram totalmente eléctricos, deixando cada vez mais para trás o gasóleo (diesel).
Mercado especifico, o dos Veículos Ligeiros de Mercadorias (Comerciais) o mercado de ligeiros de mercadorias registou, no nono mês de 2023 totalizou 2.408 unidades matriculadas. Quando comparado com o mesmo mês de 2022, verifica-se um crescimento de 26,8% e como dado sempre reforçado pela ACAP, ainda representa um saldo negativo de 11,2% face ao mês homólogo do ano de 2019.
Em termos acumulados, o mercado dos ligeiros de mercadorias atingiu 20.196 unidades, o que representou um aumento de 18,7% em comparação com o mesmo período do ano de 2022 e um decréscimo de 28,4% face ao mesmo período do ano de 2019.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Comments