A sexta geração do Classe C acaba de chegar ao Brasil com novas versões C 200 AMG Line e C 300 AMG Line que recebem motor de 4 cilindros eletrificado de até 258 cv
Combinando design exterior agressivo e interior altamente tecnológico, o novo Classe C é um convite a um mundo mais digital e interativo. Oferecido em duas versões eletrificadas, com rodas 18 e 19 polegadas em designs modernos e que também possuem funções de auxílio aerodinâmico, no Brasil todos os modelos receberão o acabamento AMG Line, com uma estrela central, tendo a grade de diamante com design estrela em cromado. As novas lanternas traseiras têm pela primeira vez um design de duas partes, com as funções de luz divididas entre a lateral e a tampa do porta-malas. Três novas opções de pinturas exterior - azul espectral, prata de high tech e branco brilhante - foram adicionados à gama de nove cores disponíveis. O modelo C 300 AMG Line ainda disponibiliza três cores especiais “designo” sem custo adicional: vermelho hyacinth metálica, branco opalite brilhante, cinza selenita magno (fosca). Com um comprimento de 4.751 mm e uma largura de 1.820 mm, as novas versões da Classe C são maiores do que os seus antecessores. A distância entre eixos aumentou em 25 mm, agora com 2.865 mm. O bom coeficiente de arrasto dos modelos anteriores (Cd 0,24) foi preservado, apesar das dimensões exteriores maiores.
Interior: design focado no condutor
O painel é dividido em duas seções: uma seção superior em forma de asa com novas saídas de ar redondas, mas achatadas, que lembram partes de um motor de um avião, e na seção inferior o painel e a tela central são ligeiramente inclinados em seis graus em direção ao condutor. A área do condutor possui uma tela LCD de alta resolução de 12,3 polegadas independente e que parece flutuar. Isso diferencia o display do motorista dos cockpits tradicionais. Todas as funções do automóvel podem ser controladas usando a tela sensível ao toque. Sua orientação vertical é particularmente vantajosa para navegação. Como o painel, a tela é ligeiramente inclinada em direção ao condutor. O display central tem uma diagonal de tela de 11,9 polegadas.
O novo Classe C é equipado com iluminação ambiente com fibras ópticas como equipamento de série.
Última geração de MBUX: intuitivo e inteligente
Assim como no Classe S, o novo Classe C está equipado com a segunda geração do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). O interior do veículo torna-se ainda mais digital e inteligente, pois tanto o hardware quanto o software avançaram muito: as imagens brilhantes nas telas LCD facilitam o controle do veículo e as funções de conforto. As informações são apresentadas de forma clara e estruturada. A aparência das telas pode ser individualizada com três estilos: Sutilmente, Esportivo e Classic. E apresenta três modos de exibição: Navegação, Assistência e Serviço.
Oi, Mercedes: a assistente de voz cada vez mais afiada
O assistente de voz "Oi, Mercedes" está ainda mais interativo. Agora, certas ações podem até ser realizadas mesmo sem a palavra-chave de ativação "Oi, Mercedes". Isso inclui fazer uma ligação telefônica. "Oi, Mercedes" também explica as funções do veículo e, por exemplo, pode ajudar quando questionado sobre como conectar um smartphone por Bluetooth.
Powertrain: eletrificação dos modernos motores de quatro cilindros
Além do turbo, os motores a gasolina de quatro cilindros que equipam todas as versões da Classe C, agora têm um gerador de partida integrado (ISG) para assistência inteligente em baixas rotações do motor como um híbrido leve de segunda geração. Isso garante excelente entrega de energia e potência. O ISG usa um sistema elétrico de bordo de 48 volts que possibilita uma economia de combustível. Como resultado, os motores também dão partida muito rápida e confortável, de modo que a função start/stop é quase tão imperceptível quanto a transição de “gliding” com o motor desligado para forte aceleração do motor. Em marcha lenta, a interação inteligente entre o ISG e o motor de combustão garante um funcionamento excepcionalmente suave. As versões C 200 AMG Line (204 cv) e C 300 AMG Line (258 cv) são equipadas com o motor a gasolina M254 de quatro cilindros com um gerador de partida de segunda geração com uma potência adicional de até 27 cv e 200 Nm a mais de torque que também está fazendo sua estreia no Classe C.
Transmissão automática agora padrão em toda a linha
A transmissão 9G-TRONIC foi desenvolvida para a utilização da tecnologia ISG e está instalada em todos os modelos Classe C. O motor elétrico, a eletrônica e o resfriador foram movidos para a transmissão, o que oferece vantagens em relação ao espaço e peso. Além disso, a eficiência da transmissão foi aumentada. Entre outras coisas, a interação otimizada com a bomba de óleo auxiliar elétrica reduz a taxa de entrega da bomba mecânica em 30% em comparação com a antecessora. Além disso, ele usa uma nova geração de controle de transmissão totalmente integrado com processador multi-core e novo design e tecnologia de conectividade. Além do maior poder de computação, o número de interfaces elétricas foi drasticamente reduzido e o peso dos controles de transmissão foi reduzido em 30% em comparação com o predecessor.
Suspensão
Os principais componentes da nova suspensão configurada para mais dinamismo são um novo eixo de quatro braços na frente e um eixo multibraços na parte traseira, montado em um chassi auxiliar.
Sistemas de assistência à direção: alívio do estresse e suporte em situações de risco
Em comparação com seu predecessor, a última geração do Pacote de Assistência à Direção DISTRONIC possui funções adicionais e ainda mais avançadas. Quando o perigo surge, os sistemas de assistência são capazes de responder a colisões iminentes conforme a situação o exigir. O princípio de funcionamento dos sistemas é visualizado no display do condutor por um novo conceito de display. Um exemplo dos avanços dos sistemas assistenciais: em todos os tipos de estradas - rodovias, estradas rurais ou na cidade – o Active Distance Assist DISTRONIC pode manter automaticamente uma distância predefinida dos veículos à frente. Uma novidade é a resposta a veículos parados na estrada em velocidades de até 100 km/h (anteriormente: 60 km/h)
Sistemas de estacionamento inteligentes auxiliam o motorista nas manobras
Graças aos sensores aprimorados, os sistemas de estacionamento oferecem ao motorista um suporte ainda melhor ao manobrar em baixa velocidade. A operação é mais rápida e intuitiva graças à integração com MBUX. As funções de frenagem de emergência também servem para proteger outros usuários da estrada.
Uma história de sucesso: best-seller por muitos anos
A história de sucesso do Classe C começou em 1982 quando o Mercedes-Benz 190 foi lançado como um modelo de tamanho médio. Por ser o menor modelo da linha da Mercedes-Benz na época, logo ganhou o apelido de 'Baby Benz'. O primeiro modelo com a nomenclatura Classe C foi lançado em maio de 1993 na Europa. Na última década, o Classe C foi o modelo Mercedes-Benz de maior volume. Desde a introdução da geração ainda atual em 2014, mais de 2,5 milhões de modelos sedã e Station Wagon foram vendidos. A China tem sido o maior mercado de vendas para o Classe C sedâ desde 2016. Além disso, os EUA, Alemanha e Grã-Bretanha foram os maiores mercados de vendas para todos os modelos Classe C nos últimos dez anos. Até hoje, mais de 10,5 milhões de modelos Mercedes-Benz Classe C foram entregues globalmente desde 1982 – cerca de 40 mil só no Brasil.
Principais equipamentos de série C 200 AMG Line
•Fechamento da tampa do porta-malas,
•KEYLESS-GO,
•Função Partida sem chaves
•Pacote Estacionamento com câmera de ré
Assistente de estacionamento com PARKTRONIC
•Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
•Pacote de iluminação interior, luz de projeção do logo e soleira Iluminada
•Assistente de distância ativa DISTRONIC
Assistente ativo de manutenção de faixa
Pacote assistente ativo de manutenção de faixa
Assistente de Ponto Cego
Proteção de Pedestres
•Assentos dianteiros revestidos em ARTICO, esportivos, elétricos (inclui lombar) e memória
•MBUX
Carregamento sem fio para aparelhos celulares
Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
Som esportivo do motor através dos alto-falantes
•Teto solar panorâmico
•Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante
•Ar-condicionado THERMATIC
•Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos
C 300 AMG Line (equipamentos adicionais ao modelo C 200)
•Assentos dianteiros revestidos em COURO
•Faróis DIGITAL LIGHT
•Head-up display
•Ar condicionado THERMOTRONIC de 4 zonas com painel traseiro
•MBUX com Navegação e Realidade Aumentada
•Câmera de estacionamento 360°
•Pacote Night de acabamento exterior
•Pacote Driving Assistance
Assistente ativo de direção
Suporte para manobras evasivas
Os novos Classe C já podem ser encomendados em todos os concessionários da marca Mercedes-Benz no país, com as primeiras unidades sendo entregues ainda no mês de janeiro e preços públicos sugeridos de R$ 349.900,00 para o C 200 AMG Line e de R$ 399.900,00 para o C 300 AMG Line.
Gostou da matéria? – Saiba que sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente. Utilize a chave PIX - comercial@revistapubliracing.com.br e seja nosso parceiro - O valor, você escolhe!
Conta Jurídica: (ARTUR JORGE SEMEDO, EDIÇÃO DE JORNAIS E REVISTAS).
Se preferir outra forma de contribuição (cartões), acesse aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Kommentare