A Scania, apresentou ao mercado latino-americano uma nova geração de ônibus, com motores que atendem a norma PROCONVE P-8 de emissões.
O novo chassi Scania série K chega aos mercados brasileiro e latino-americano para atender essa necessidade. Junto com as soluções em serviços, a fabricante sueca traz para o transporte rodoviário e urbano de passageiros mais sustentabilidade, rentabilidade e segurança para motoristas e usuários. Disponível para motores a diesel e biodiesel e, principalmente, a gás natural e biometano, de acordo com a fabricante, o novo chassi oferece redução de consumo de combustível – de até 8% para aplicação rodoviária e de até 10% para aplicação urbana.
“Os motores dessa nova geração de ônibus atendem a norma PROCONVE P-8 de emissões, estaremos cumprindo as novas normas de regulação CONAMA P8, mas além disso, esses motores apresentam melhor desempenho, trarão outro importante benefício, que é a redução do custo operacional, com um consumo de combustível otimizado, menor. Então, o cliente contará com um chassi mais econômico e melhor em vários aspectos se comparado à série atual. Menos combustível acarreta em menos emissão de CO² e outros gases poluentes, então é mais sustentável para ele e para o meio ambiente”, destaca André Oliveira, gerente de Ônibus para América Latina em Sales & Marketing.
Jornada da sustentabilidade baseada na ciência
Desde 2016, quando assumiu o compromisso de alcançar os objetivos do Acordo de Paris e reduzir as emissões de seus veículos e suas operações, a Scania vem se dedicando a encontrar soluções para um ecossistema de transporte e logística mais sustentável. De lá para cá, além de investir em tecnologia e inovação em sua produção industrial, a fabricante sueca também vem buscando na ciência as respostas para a transição energética, tão necessária. Em 2018, liderou o “The Pathways Study: Alcançando o transporte comercial livre de fósseis até 2050”, para entender como descarbonizar o setor nos EUA, China, Suécia e Alemanha. Na sequência, aderiu à iniciativa do Science Based Targets (2020) e ao Climate Pledge (2021), cujo compromisso é ser carbono neutro até 2040.
Este ano, a Scania Latin America, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e a Bain & Company, lançou o estudo “Transporte Comercial Net Zero 2050: caminhos para a descarbonização do modal Rodoviário no Brasil”, no qual indica possíveis cenários para o país avançar na descarbonização do setor.
Um dos principais achados do estudo é a necessidade de adotar um mix de tecnologias, algumas já disponíveis comercialmente e/ou em desenvolvimento para caminhar rumo a um transporte carbono neutro no futuro. “Como temos dito, o futuro do transporte será eclético. Teremos eletrificação aqui no Brasil quando fizer sentido, econômico e financeiramente e for viável do ponto de vista de matriz energética e infraestrutura. Mas até lá, já temos soluções com o uso do biometano, por exemplo. E agora, com essa nova linha de ônibus, aprimoramos as tecnologias existentes para atender as demandas de nossos clientes, mas de maneira que consumam menos combustível e, consequentemente, emitam menos CO²”, conclui Aline Rovath.
Scania apresenta Nova Geração de ônibus P8/Euro 6
A nova linha, que contempla os modelos da Série K (motor traseiro), será apresentada ao público na Lat.Bus & Transpúblico 2022, o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto no São Paulo Expo (SP).
A nova geração de ônibus Scania foi desenvolvida com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará em vigor em 1.º de janeiro de 2023.
“Nosso lançamento vai atender as normas de redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar mais combustível colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do segmento rodoviário quanto do urbano. A nova linha chegará com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes. Aliando a correta especificação do produto, conectividade, treinamento dos motoristas e manutenção adequada. Ou seja, vai oferecer um custo total de operação imbatível”, explica Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.
“Os novos modelos estarão disponíveis numa vasta gama de trens de força e vão proporcionar até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. Além de baixos níveis de emissões e de ruídos”, diz Mendonça.
As principais novidades da nova geração de ônibus da Série K Scania são: motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8x2 com 500cv (maior potência do mercado) e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais). Já em serviços, a Scania traz a pioneira manutenção com planos flexíveis (redução no custo de reparos em até 25%), o Control Tower (até 30% de diminuição no tempo de parada) e o Scania Zone (monitoramento mais personalizado da frota e que permite controlar a média de velocidade em trechos críticos).
“Desenvolvemos uma linha baseada em três pilares, sustentabilidade, rentabilidade e segurança. Estamos trazendo para o Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as linhas focadas em ônibus no país”, afirma Ivanovik Marx, engenheiro de Oferta de Soluções da Scania no Brasil.
O período de abertura de compras ainda não será revelado e os primeiros modelos vão começar a ser produzidos e entregues a partir de janeiro de 2023.
Portfólio ainda mais amplo para atender todos os tipos de necessidades
As soluções Scania disponibilizam chassis de configurações de rodas 4x2, 6x2 e 8x2 (linha rodoviária) e 4x2, 6x2*4 e 6x2/2 (linha urbana). As motorizações, que podem ser abastecidas com diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de 5 e 6 cilindros, trazem novas potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320cv, para os urbanos. Também há as opções de 280cv e agora de 340cv (antes era de 320cv) nas pioneiras versões movidos a gás (natural e/ou biometano). Os torques variam de 1.350Nm a 2.550Nm.
Para viabilizar os ônibus a gás não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.
Os motores de ônibus mais econômicos da história da Scania no Brasil
Os motores Scania Proconve P8/Euro 6 desenvolvem altos torques e propiciam aumento da eficiência energética em relação à geração atual, P7/Euro 5, o que na prática traz melhores resultados aos negócios dos clientes. “Esse superior desempenho ocorre em virtude da introdução do sistema XPI, que possibilita melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor, e garante menor emissão de poluentes e de ruídos”, salienta Ivanovik Marx. O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente ARLA 32, e que passa a ter um filtro de particulado para atender a lei Conama P8.
O propulsor de 9 litros tem na robustez o seu grande diferencial. Trata-se de um motor de 5 cilindros que proporciona máxima potência e maior capacidade de carga com um menor consumo de combustível. O bloco 13 litros, de 6 cilindros, segue a filosofia Scania de baixa rotação e alto torque, ideal para operações de longas distâncias. O cliente terá excelente economia de combustível com a melhor eficiência da categoria.
Trocas de marchas ainda mais eficientes
Para a linha rodoviária, a caixa de transmissão automatizada Scania Opticruise ganhou uma atualização do software e elevou em 1% sua economia de combustível. O que vai acarretar um benefício imediato na operação. A inteligência do câmbio promove uma experiência ainda mais prazerosa numa direção fácil, confortável e segura, independentemente do peso, rota e topografia.
Outra novidade relevante é o Opticruise com o lay shaft brake, um sistema de freio no eixo secundário da caixa que torna as trocas de marchas 45% mais rápidas e suaves, e aumenta consideravelmente a resposta do motor. Ele é um sucesso na Nova Geração de caminhões da marca.
Na gama urbana, a caixa automática ZF EcoLife 2 chega para agregar até 3% de economia de combustível. Com melhorias significativas, o novo câmbio tem a função “Start/Stop” (Liga/Desliga) e desgaste reduzido devido ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração. Além de mais leve e adaptada aos motores de alto torque da Scania, conta com maior conforto, trocas mais rápidas e suaves.
Para ambas as caixas de marchas existem três tipos de modos de condução: econômico, padrão e potência. Eles ajudam o motorista em diversos tipos de situações na viagem e devem ser acionados de acordo com a necessidade.
Dirigir um ônibus Scania com muito mais ergonomia
A Scania redesenhou totalmente a área do motorista, que vai encontrar um espaço ergonômico e confortável com todos os comandos integrados e posicionados de maneira estratégica nos novos volantes.
Para evitar distrações no trajeto, os botões foram colocados no volante, que é ajustável para o comando do computador de bordo, bem como os controles de velocidade de subida e descida. O nível combinado entre o Scania Opticruise e o freio auxiliar Scania Retarder permite a ativação de ambos com a ponta dos dedos”, detalha Marx. Estão disponíveis quatro tipos de acabamento de volantes: básico, versão com partes cromadas, couro e madeira. O painel de instrumentos recebeu um novo design moderno com a visibilidade ampliada e em duas opções de display, de 4 ou 7 polegadas.
Já os pedais suspensos permitem a ideal acomodação da musculatura das pernas. Dessa forma, o condutor diminuirá o cansaço da direção no final da jornada. Outro benefício é a facilidade de limpeza dessa área, que normalmente é de difícil acesso.
Segurança aprimorada
O pacote opcional ADAS passa a ser ofertado em sua segunda geração (2.0) com a adição do ASLA.
Lançado de forma pioneira pela Scania, em 2016, o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista), faz parte do pacote de segurança opcional da fabricante e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.
Nos novos ônibus Scania da Série K, dois sistemas (de nome ASLA) foram adicionados ao ADAS 2.0. São sensores laterais e ambos provocam alertas de ponto cego e de pedestres, com o objetivo de diminuir a falta de visibilidade nas laterais dos ônibus. A forma de chamar a atenção é feita por três ações. A primeira é uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). A segunda um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). Por último, um alerta por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada).
O ADAS permanece utilizando câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Os três atuais dispositivos vão continuar na Nova Geração. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais. O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa), que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involuntária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.
Outra tecnologia de muito sucesso é o Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, que foi introduzido na linha 2018/2019 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente. Ele prevê a rota 3 km à frente, efetuando cálculos constantes. Ao se aproximar de declives pode diminuir a velocidade selecionada em até 8% (modo padrão) ou 12% (modo ECO). Uma economia no consumo de combustível em média de até 3%, de acordo com a rota e peso do veículo.
Além do freio motor, a Scania dispõe do freio auxiliar Retarder integrado. O Scania Retarder atua diretamente no trem de força, com 4.100 Nm de potência de frenagem, tem acionamento hidráulico e é ativado pelo pedal ou alavanca do freio. Ele aumenta os níveis de segurança ao prevenir falhas de frenagem em longas descidas, enquanto, simultaneamente, reduz o desgaste dos freios de serviço.
O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) é responsável por monitorar a trajetória do veículo e, no caso de uma perda repentina de tração, atua nos freios de forma individualizada em cada roda, a fim de manter o veículo na trajetória, sob controle do motorista.
Já o sistema anticapotamento para ônibus rodoviários esvazia as bolsas de ar do veículo para diminuir o centro de gravidade em inclinações acima de 23°, e garante maior segurança e estabilidade do produto.
Chassis mais leves
Os novos chassis da Série K P8/Euro 6 estão 2% mais leves. Com isso, o operador rodoviário vai conseguir levar mais bagagens. Portanto, vai aumentar sua receita. Algo possível graças à remodelação das longarinas.
Por falar na estrutura do chassi, ela também está mais silenciosa e recebeu um novo sistema elétrico para que haja uma integração maior com a carroceria. A consequência prática está no aumento da tecnologia embarcada.
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