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Revista Publiracing

Lamborghini celebra o 30º aniversário do Diablo


A Automobili Lamborghini comemora este ano o 30º aniversário do Diablo, um dos modelos mais icônicos da história dos superesportivos, e originalmente no mercado a partir de janeiro de 1990.

A história do Diablo começou em 1985. Recebeu o codinome de Projeto 132, com o objetivo de substituir o Countach no topo da gama Lamborghini. As linhas limpas e agressivas são o resultado de um projeto de Marcello Gandini que foi parcialmente revisado pelo centro de design da Chrysler, que se tornou o acionista majoritário da Automobili Lamborghini.


Conquistando os corações e o apreço dos fãs desde o primeiro dia, o Diablo foi oficialmente o carro de produção mais rápido do mundo no lançamento, capaz de atingir a velocidade máxima de 325 km/h (203,1 mph). Seu impressionante comportamento dinâmico foi resultado de um intenso trabalho de desenvolvimento envolvendo o campeão de rally Sandro Munari.

O Diablo ostenta o clássico Lamborghini de 12 cilindros, com motor de 5,7 litros, quatro eixos de comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, equipado com injeção eletrônica multiponto capaz de desenvolver 485 HP e 580 Nm de torque. Apesar de ter acabamentos luxuosos, com interior em couro, ar condicionado, vidros elétricos e bancos ajustáveis ​​eletricamente, o Diablo ainda é um carro puro e duro com tração apenas nas rodas traseiras: nenhum sistema de direção eletrônica ou direção hidráulica estava disponível até 1993.


Em 1993, a Automobili Lamborghini lançou o Diablo VT, o primeiro Lamborghini Granturismo a ser equipado com tração nas quatro rodas, que também trouxe uma série de melhorias mecânicas e mudanças estilísticas também a serem adotadas na versão com tração nas duas rodas. Em 1993, foi apresentada a série especial SE30 para comemorar os 30 anos do nascimento da empresa, com aumento de potência para 523 CV. O Diablo SV estreou no Salão Automóvel de Genebra em 1995, disponível apenas na versão de tração nas duas rodas com potência máxima de 510 HP e com asa traseira ajustável. Em dezembro do mesmo ano, o Diablo VT Roadster chegou ao mercado: o primeiro Lamborghini de 12 cilindros, teto aberto e produzido em massa da Lamborghini, com linhas ligeiramente revisadas e oferecido apenas com transmissão de tração nas quatro rodas.

Em 1999, após a compra da Automobili Lamborghini pelo Audi Group, houve o lançamento do "restyling" Diablo SV projetado por Luc Donckerwolke, o primeiro designer interno da Lamborghini. Seguiu o VT e VT Roadster: todos os três modelos evocaram sinais claros de modernização através de suas linhas revisadas e interior. Do ponto de vista mecânico o motor, agora com 529 HP e capaz de 605 Nm de torque, foi equipado com sistema de levantamento de válvula variável e, pela primeira vez em um Lamborghini, os freios tiveram incorporado o ABS.


O Diablo, também lançado em séries especiais ou para competição com motores de 6 litros, foi o carro mais produzido da Lamborghini até agora, com 2.903 unidades no total. Ficou disponível até 2001, quando foi sucedido pelo modelo Murciélago.

Unidades produzidas

Diablo: 1990-1998, 873

Diablo VT: 1993-1998, 529

Diablo SE: 1993-1994, 157

Diablo SV: 1995-1999, 346

Diablo VT Roadster: 1995-1998, 468

Diablo SVR: 1996, 34

Diablo GTR: 1999-2000, 32

Diablo 6.0: 2000-2001, 337

Diablo 6.0 SE: 2001, 44

Diablo GT: 1999-2000, 83


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