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Revista Publiracing

João Oliveira é o novo presidente da ABEIFA


João Henrique Garbin de Oliveira, diretor geral de Operações e Inovação para o Brasil da Volvo Cars, foi eleito na última quarta-feira, 11/3, presidente da Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, em chapa única formada por seu vice-presidente Divanildo Albuquerque (Jaguar Land Rover) e Julia Boch Rios (Porsche), para o mandato de 2020-2022.


João Oliveira substitui José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, que encerrou seu quarto mandato, em dois períodos distintos de quatro anos.


O executivo da Volvo Cars é o nono presidente da Abeifa, fundada em 15 de março de 1991 e que chegou a ter em seus quadros 32 montadoras internacionais, das quais 14 delas passaram a constituir unidades fabris no País a partir de 1996. Hoje, a entidade representa 15 associadas: BMW, BYD, Caoa Chery, Ferrari, JAC Motors, Jaguar, Kia Motors, Lamborghini, Land Rover, Maserati, Mini, Porsche, Rolls Royce, Suzuki e Volvo.


O novo presidente da Abeifa tem uma história de mais de 16 anos na Volvo. Formado em Engenharia Mecânica, João Oliveira ingressou como estagiário e passou por diversas funções. Na diretoria da empresa, ficou à frente das operações de mercados importadores para América Latina e Caribe, passando em seguida a diretor comercial da operação brasileira até ocupar o posto de diretor geral de Operações e Inovação para o Brasil.


“Em nossa gestão, pretendemos fortalecer o setor por meio de seu mais importante trunfo, que é o de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos automotores projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo”, enfatiza João Oliveira.


Na avaliação do novo presidente, “em 29 anos de história da Abeifa, o impacto negativo do imposto de importação de 35% e da elevada cotação do dólar e do euro no setor de veículos importados não tem precedentes. Por isso, vamos dar continuidade à gestão anterior nesse quesito, no sentido de negociar junto ao Governo Federal a redução do imposto de importação dos quais 35% para 20%, alíquota equivalente à TEC – Tarifa Externa Comum do Mercosul”.


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