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ICMS faz São Paulo perder o posto de estado com mais emplacamentos de veículos novos


ICMS faz São Paulo perder o posto de estado com mais emplacamentos de veículos novos

Um estudo apresentado pela ANFAVEA na primeira coletiva do ano, realizada nesta sexta feira (7), mostrou claramente como a diferenciação do ICMS no estado de SP impactou o mercado de veículos novos, com “manobras” que levaram os clientes a adquirirem, e registrarem, seus autoveículos em outros estados, precisamente aqueles que ficam nas fronteiras geográficas com o estado de São Paulo, já que as marcas passaram a apresentar claramente em seus sites um preço para o Brasil e outro para São Paulo (mais caro).


É claro que outros fatores influenciaram este resultado, como a crise de emprego que impactou, entre outros, o setor de serviços, com forte atividade no estado. Mas o ICMS aparece claramente como responsável por esta migração dos emplacamentos para outros estados vizinhos.

Com um crescimento de 3% em 2021, o mercado de autoveículos passou de 2.058.437 unidades em 2020 para 2.119.851 no ano que acaba de terminar.


Desse volume, enquanto o estado de São Paulo que até 2021 era historicamente o que mais emplacava veículos no Brasil perdeu 8% na comparação com 2020, fechando o ano com um volume acumulado de 453.637 veículos, seu estado vizinho, Minas Gerais, cresceu 13%, conseguindo ultrapassar SP no volume total e se tornando o estado com maior número de veículos emplacados no Brasil com 456.607 unidades.


Outros estados também cresceram, como o Paraná com mais 8%, Mato Grosso do Sul com mais 5%, Goiás com mais 9%, além do mais expressivo de todos eles, o Rio de Janeiro, com mais 23%. Fica claro que os registros de novos veículos que SP perdeu foram direcionados para outros estados vizinhos.


Para que se tenha uma ideia do impacto da diferenciação do ICMS em São Paulo, só o estado do Amapá (AP) teve queda maior, com 15%.

ICMS faz São Paulo perder o posto de estado com mais emplacamentos de veículos novos


 

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