A Volkswagen criou uma empresa europeia (Société Européenne) para consolidar as atividades ao longo da cadeia de valor das baterias - do processamento de matérias-primas ao desenvolvimento de uma bateria Volkswagen unificada e ao gerenciamento das gigafábricas europeias. O escopo da empresa incluirá novos modelos de negócios baseados na reutilização de baterias de carros descartadas e na reciclagem das valiosas matérias-primas que elas contêm. O Grupo está criando estruturas eficientes e preparadas para o futuro para o rápido crescimento do negócio de baterias.
Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração de tecnologia da Volkswagen AG e CEO da Volkswagen Group Components, e portanto responsável por baterias, carregamento e energia, bem como pela produção interna de componentes, disse: “Queremos oferecer aos nossos clientes baterias de veículos potentes, econômicas e sustentáveis, o que significa que precisamos estar ativos em todos os estágios da cadeia de valor da bateria que são essenciais para o sucesso. Agora estamos agrupando nosso poder em Salzgitter, com o objetivo de incentivar a inovação e garantir o apoio dos melhores parceiros para o futuro de nossa nova empresa. Já temos uma forte equipe do negócio de baterias em Salzgitter, composta por 500 funcionários de 24 países - e continuamos a fortalecer essa equipe em nível de liderança. ”
A Volkswagen está planejando estabelecer seis gigafábricas na Europa para atender à crescente demanda por células de bateria dentro do Grupo. A produção de células de bateria em Salzgitter está programada para começar em 2025. A gigafactory na Baixa Saxônia produzirá células de bateria unificadas para o Grupo Volkswagen. Em sua fase inicial, a fábrica deverá ter capacidade anual de 20 gigawatts-hora; está planejado dobrar para 40 gigawatts-hora em um estágio posterior. Com base na atual rodada de planejamento, o Grupo Volkswagen está investindo pesadamente no desenvolvimento da produção de células de bateria em Salzgitter. Ao todo, € 2 bilhões foram reservados para a construção e operação da gigafactory Salzgitter até o início da produção.
Espera-se que a fabricação de células de bateria em Salzgitter forneça empregos para mais de 2.500 pessoas no futuro. Esses funcionários serão principalmente funcionários da fábrica de motores da Salzgitter, que terão treinamento para assumir essas novas funções. Alguns desses funcionários trazem conhecimentos - em planejamento ou logística, por exemplo - que serão úteis na construção da fábrica. Sempre que necessário, esta transferência de know-how será complementada por novas competências, por exemplo, recrutando pessoal externamente.
A unidade em Salzgitter, na Baixa Saxônia, reunirá o desenvolvimento, o planejamento e o controle da produção sob o mesmo teto e, portanto, se tornará o centro de baterias do Grupo Volkswagen. Existem planos para construir gigafábricas adicionais em locais na Espanha e no Leste Europeu. As localizações exatas das gigafábricas 3 e 4 devem ser decididas no primeiro semestre de 2022. A Volkswagen pretende abrir mais duas fábricas de células de bateria na Europa até 2030.
Paralelamente ao desenvolvimento dessas cinco gigafábricas pela recém-formada empresa europeia, a start-up sueca Northvolt AB - na qual a Volkswagen tem uma participação de cerca de 20 por cento - construirá outra fábrica em Skellefteå, no norte da Suécia. Isso produzirá células de bateria para o segmento automotivo premium a partir de 2023. A Northvolt já tem uma parceria estabelecida com o Grupo Volkswagen na área de células de bateria premium.
A Volkswagen está avançando com a industrialização da tecnologia de baterias em todos os níveis da cadeia de valor. Esta semana, a empresa fechou duas parcerias estratégicas com a Umicore e a 24M bem como um contrato de fornecimento de longo prazo com a Vulcan Energy Resources.
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