top of page

GP da Austrália faz homenagem a Ayrton Senna em helicóptero

GP da Austrália faz homenagem a Ayrton Senna em helicóptero

O domingo de Fórmula 1 em Melbourne foi marcado por homenagens ao tricampeão brasileiro Ayrton Senna. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promoveu uma surpresa para o público que acompanhou a corrida no país em que Ayrton Senna fez história.


Um helicóptero com as cores do icônico capacete usado por Senna sobrevoou o entorno do Circuito de Albert Park. Após o “Drivers Parade”, tradicional desfile dos pilotos em carro aberto antes da formação do grid, a aeronave surgiu no céu e percorreu o traçado da pista.

A homenagem é a primeira da temporada feita pela Fórmula 1 para celebrar os 30 anos de legado de Ayrton Senna, em 2024.


Senna na Austrália:

A carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1 tem na Austrália capítulos marcantes. Em 1993, o piloto conquistou sua 41ª e última vitória na Fórmula 1 no GP realizado em Adelaide. Pilotando a McLaren, Senna venceu o piloto francês Alain Prost em uma performance inesquecível, conquistando a pole position e liderando a prova praticamente do início ao fim.


A última vitória de Senna marcou também a despedida do rival Alain Prost das pistas. Antes da aposentadoria, durante as celebrações do pódio, em um gesto exemplar de respeito e espírito esportivo, Senna convidou Prost para subir o degrau mais alto ao seu lado.


Outro fato marcante daquele fim de semana aconteceu após a prova. Senna esteve presente em um show da cantora Tina Turner, que se apresentava na cidade, e dedicou ao tricampeão a música “Simply the Best”.


GP da Austrália faz homenagem a Ayrton Senna em helicóptero

Outro GP memorável na Austrália aconteceu em 1991, também no circuito de Adelaide. Já com título da temporada nas mãos, Senna cravou a pole e segurou a liderança debaixo de muita chuva. Após 16 voltas e muitos acidentes, a prova foi interrompida, sendo considerada a corrida mais curta da Fórmula 1 por muitos anos.


Em toda a carreira, Senna soma 2 vitórias em GPs e é recordista de poles no antigo circuito de rua de Adelaide, com voltas mais rápidas em 1985 (estreia do circuito), 1988, 1989, 1990, 1991 e 1993.

Comments


350x250.gif
300.250.png
bottom of page