O presidente da General Motors, Mark Reuss, revelou o grupo de três motores totalmente novos da GM que irão ser utilizados em seus VEs baseados em Ultium.
Projetado pela GM, o motor de tração dianteira de 180 quilowatts, o motor de tração dianteira e traseira de 255 kW e o motor auxiliar de tração nas quatro rodas de 62 kW fazem parte do Ultium Drive. Todos os três motores foram calibrados internamente para garantir o mais alto nível de desempenho em EVs baseados em Ultium. Os motores foram construídos como uma família escalonável, compartilhando princípios de design, bem como ferramentas semelhantes e estratégias de manufatura.
"Vinte anos de desenvolvimento de sistema de acionamento elétrico e mais de 100 anos de engenharia de veículos de alto volume estão ajudando a GM a mudar rapidamente de veículos convencionais para EVs", disse Reuss na conferência patrocinada pela Câmara Regional de Detroit. "Nossa integração vertical neste espaço , abrangendo hardware e software, ajuda a nos dar controle sobre nosso próprio destino e uma vantagem competitiva significativa."
As unidades de 180 e 255 kW são motores de ímã permanente projetados com o objetivo de minimizar a dependência de materiais pesados mais raros, enquanto a unidade de 62 kW é um motor de indução. Espera-se que todos ofereçam torque e densidade de potência excelentes, permitindo um amplo espectro de tipos de veículos, desde esportivos de alto desempenho a caminhões de trabalho.
Até três motores elétricos podem ser usados em um EV - variações do 2022 GMC HUMMER EV apresentarão três motores separados de 255 kW, gerando uma produção estimada pela GM de 1.000 cavalos de potência.
Desenvolvimento de software Ultium Drive
Os engenheiros da GM também desenvolveram o software para controladores de motor da Ultium Drive, que é a chave para atender às necessidades de propulsão de vários tipos de veículos com um conjunto mínimo de componentes. Esses engenheiros, baseados no Global Technical Center da GM em Warren, Michigan, Global Propulsion Systems em Pontiac, Michigan; e Milford Proving Ground, fazem parte dos quase 11.000 membros da equipe de desenvolvimento de produtos da GM atualmente trabalhando no desenvolvimento de software. Projeta-se que esse número cresça com o software servindo como um pilar crítico da visão da GM de um futuro totalmente elétrico.
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina ajudaram a determinar as maneiras mais eficientes de distribuir o torque em sistemas de três motores, como no GMC HUMMER EV, permitindo que o veículo extremamente capaz de off-road também dirija confortavelmente nas ruas.
O software por trás dos motores EV da GM pode ser reutilizado em muitas aplicações, proporcionando tempos de entrada no mercado mais rápidos, bem como a base para uma futura expansão de EV, já que esses motores são versáteis o suficiente para fornecer as necessidades de energia para uma linha completa de veículos.
A GM também projetou o software dos principais componentes eletrônicos de energia - como o módulo inversor de energia ou inversor, que converte a tensão CC da bateria em tensão CA para alimentar o motor. A aceleração de 0-100 km/h do HUMMER EV é estimada em três segundos e é em grande parte devido à experiência do software de acionamento elétrico da GM, além de suas competências-chave em controles de motor, eletrônica de potência, design e desenvolvimento de motores.
O inversor e outros componentes eletrônicos de potência, como o módulo de potência acessório e o módulo de carregamento integrado, residem fora das unidades de acionamento nos EVs atuais da GM. Nos veículos baseados em Ultium, eles serão integrados diretamente nas unidades Ultium Drive, reduzindo o custo e a complexidade de fabricação.
Alguns eletrônicos de potência terão até 50% menos massa e volume do que os equivalentes da GM de hoje, com até 25% mais capacidade.
Os novos motores EV da GM e a eletrônica de potência integrada, contidos em suas unidades Ultium Drive, serão lançados no 2022 GMC HUMMER EV ainda este ano.
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