Após anos de expectativa a Ferrari apresentou o Purosangue, o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares em mais de 75 anos de história da empresa
Segundo a marca, o nome Purosangue pretende reafirmar o compromisso de sua história com os carros esportivos, já que o modelo foca claramente em um segmento e formato de carroceria de muito sucesso comercial, mas fora dos padrões da marca, um conceito com exemplos de explosão nas vendas em marcas concorrentes, como a também italiana Lamborghini, com o Urus, ou a Porsche, com seu modelo Cayenne. A abordagem é claramente para um conceito mais próximo de um SUV.
O Purosangue, possui um motor montado no meio da frente com a caixa de câmbio na traseira para criar um layout de transmissão esportivo. A Unidade de Transferência de Potência (PTU) é acoplada na frente do motor para fornecer uma transmissão 4×4. Isso oferece exatamente a distribuição de peso de 49:51% que os engenheiros da Maranello consideram ideal para um carro esportivo com motor central dianteiro.
O motor V12 de Maranello estreia nesta nova configuração para garantir que o carro libere 725 cv, garantindo a trilha sonora do motor Ferrari mais emocionante. Além disso, pode fornecer 80% de torque mesmo em baixas rotações para um prazer de condução único em todos os momentos.
O desenvolvimento aerodinâmico do Purosangue se concentrou em tornar a parte inferior da carroceria e o difusor traseiro o mais eficientes possível. As novas soluções também incluem a sinergia entre o para-choque dianteiro e o acabamento da caixa de roda, que gera uma cortina de ar que veda aerodinamicamente as rodas dianteiras, evitando a geração de fluxos de ar transversais que criam turbulência.
A Ferrari também deu ao Purosangue as mais recentes iterações dos sistemas de controle dinâmico do veículo introduzidos em seus carros esportivos mais poderosos e exclusivos, incluindo direção independente nas quatro rodas e ABS 'evo' com o sensor dinâmico de chassi de 6 vias (6w-CDS). Fazendo sua estreia mundial está o novo sistema de suspensão ativa da Ferrari. Segundo a marca, a evolução da suspensão leva ao controle de maneira muito eficaz da rolagem da carroceria em praticamente todos os cenários, bem como o contato permanente do pneu com o solo, oferecendo o mesmo desempenho e resposta de dirigibilidade de um dos carros esportivos da marca.
Como novidades "históricas", estão detalhes como a incorporação de portas traseiras para facilitar a entrada e a saída, mantendo o carro o mais compacto possível. A cabine tem quatro generosos assentos elétricos aquecidos que acomodam confortavelmente quatro adultos. O porta-malas é o maior já visto em uma Ferrari e os bancos traseiros se dobram para aumentar o espaço para bagagem. Naturalmente, o Purosangue tem uma posição de condução distinta em relação a outros modelos Ferrari, mas, de acordo com a marca, continua proporcionando uma conexão total com as capacidades dinâmicas do carro. Ainda destaque no interior para um vasto conteúdo focado no conforto é fornecida como padrão, como o sistema de áudio Burmester além de muitos extras opcionais, incluindo o novíssimo estofamento.
O Purosangue é capaz de ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,3s e de 0 a 200 em 10,6 s.
Motor
O motor do Purosangue é o 12 cilindros com um ângulo de 65° entre seus bancos de cilindros, uma capacidade de 6,5 litros, cárter seco e injeção direta de alta pressão. Ele foi projetado, no entanto, para produzir a maior quantidade de torque possível em baixas rotações sem perder a sensação de poder linear e sem fim típico dos V12s naturalmente aspirados da Ferrari. 80% do torque máximo está disponível a apenas 2.100 rpm e atinge o pico de torque com 716 Nm a 6.250 rpm. A potência máxima de 725 cv é alcançada a 7750 rpm e a resposta do acelerador é característica de um verdadeiro carro esportivo.
Os sistemas de admissão, distribuição e escape foram completamente redesenhados, enquanto as cabeças dos cilindros são derivadas do 812 Competizione. Grande atenção foi dada à melhoria da eficiência mecânica e de combustão, empregando conceitos de calibração inspirados na Fórmula 1. O resultado é que o motor mais potente já desenvolvido pela Ferrari para um carro de quatro lugares também é o mais potente em seu segmento, bem como o único capaz de entregar aquela trilha sonora Ferrari V12 instantaneamente reconhecível.
PUROSANGUE - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
TREM DE FORÇA
Tipo V12 – 65° – cárter seco
Cilindrada: 6496 cc
Máx. potência de saída 725 cv a 7750 rpm
Máx. torque 716 Nm a 6250 rpm
Máx. rotações 8250 rpm
Taxa de compressão 13,6:1
Saída de potência específica 111 cv/l
DIMENSÕES E PESO
Comprimento 4973 mm
Largura 2028 mm
Altura 1589 mm
Distância entre eixos 3018 mm
Peso seco** 2033 kg
Relação seca/potência 2,80 kg/cv
Distribuição de peso 49% dianteira / 51% traseira
Capacidade do tanque de combustível 100 litros
Capacidade da bagageira 473 litros
PNEUS E RODAS
Frente 255/35 R22 J9.0
Traseira 315/30 R23 J11.0
FREIOS
Frente 398 x 38 mm
Traseiro 380 x 34 mm
TRANSMISSÃO E CAIXA DE VELOCIDADES
8 velocidades F1 DCT
CONTROLES ELETRÔNICOS
SSC 8.0: 4RM-S evo, tecnologia de suspensão ativa Ferrari, F1-Trac, ABS 'EVO' com Grip Estimation 2.0, ECS
DESEMPENHO
Máx. velocidade 310 km/h
0-100 km/h 3,3 s
0-200 km/h 10,6 s
100-0 km/h 32,8 m
200-0 km/h 129 m
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