Após seu lançamento em 2017, a Porsche aprimorou consistentemente a terceira geração do Cayenne com alterações e ajustes que afetam seu trem de força, chassi, design, equipamentos e conectividade.
“É uma das atualizações de produto mais extensas na história da Porsche”, diz o gerente de série Michael Schätzle.
Além de realinhar o portfólio de propulsão, os engenheiros do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach fizeram grandes revisões no sistema de chassi do Cayenne. O objetivo era alcançar um equilíbrio ainda maior entre o desempenho típico da Porsche na estrada, conforto em longas distâncias e capacidade off-road. Para isso, o Cayenne contará, entre outras coisas, com um novo chassi semiativo. Além disso, motoristas e passageiros vão ter um novo e amplamente digitalizado display e conceito operacional com funções de conectividade aprimoradas. A tecnologia de iluminação inovadora nos faróis de LED HD-Matrix aumenta o conforto e a segurança no novo Porsche Cayenne.
Testando cada modelo até o limite antes do lançamento
Com tantas novas tecnologias, testes complexos e elaborados são necessários para ajustar perfeitamente os componentes, a maioria dos quais são completamente novos.
“Estamos submetendo o novo Cayenne a um programa de testes completo e abrangente, como se o tivéssemos desenvolvido do zero”, explica o gerente de testes Ralf Bosch.
Estes testes têm por objetivo determinar se o novo modelo está pronto para o lançamento. O objetivo é garantir a estabilidade operacional e a funcionalidade de todos os componentes e sistemas conforme eles interagem – em situações que o cliente vivencia e muito além. Durante os testes de resistência, a vida útil de um veículo é simulada em condições difíceis que raramente são experimentadas nas mãos do cliente. Os veículos acumulam, em poucos meses, mais de 200.000 quilômetros de testes em condições de tráfego urbano e rodoviário.
Para simular condições extremas, os protótipos também viajam pelo mundo, com o objetivo de testar sua qualidade e durabilidade em diferentes zonas climáticas. Para o novo Cayenne, os testes aconteceram na Ásia, África, Europa e América do Norte. No total, foram percorridos mais de quatro milhões de quilômetros de teste.
“O que exigimos do novo Cayenne em rigorosos testes off-road na Espanha, em duras dunas de areia no Marrocos, ou durante passeios altamente dinâmicos em pistas de gelo na Finlândia e em Nürburgring Nordschleife não é algo que presumimos que muitos clientes farão. ”, diz Dirk Lersch, que lidera a equipe de montagem e teste do protótipo do Cayenne. “Mas quem compra um Porsche deve saber que ele pode suportar cargas excepcionalmente altas – independentemente da superfície em que está sendo conduzido."
O novo Porsche Cayenne fará sua estreia em 2023, na primavera do hemisfério norte.
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