Ford leva a tecnologia de condução em mãos-livres para as autoestradas da Grã-Bretanha
- Redação Portugal
- 15 de abr. de 2023
- 3 min de leitura

A Ford torna-se no primeiro fabricante automóvel a introduzir a tecnologia de assistência à condução "mãos fora do volante, olhos na estrada", aprovada para autoestradas pré-mapeadas da Grã-Bretanha.
Os condutores do Ford Mustang Mach-E (MY2023) podem ativar a subscrição de um sistema que já permitiu percorrer mais de 102 milhões de quilómetros em modo mãos livres, nos EUA e Canadá.
A segurança do condutor, passageiros e outros utilizadores das estradas foi fulcral para o desenvolvimento e aprovação do mesmo; o sistema BlueCruise monitoriza, por exemplo, o tráfego, os sinais de limite de velocidade e os níveis de atenção do condutor, tornando-se no primeiro sistema do género aprovado na Europa.
Condutores de 193.000 veículos das marcas Ford e Lincoln, equipados com BlueCruise, já percorreram mais de 102 milhões de quilómetros “sem mãos” no Canadá e nos EUA. A luz verde agora dada pelo Departamento de Transportes do Reino Unido à tecnologia BlueCruise 2, 3 da Ford significa que os condutores dos modelos Mustang Mach-E, com esta solução integrada, poderão utilizar a tecnologia ao longo de 3.700 km de autoestradas pré-mapeadas da Inglaterra, Escócia e Gales, 4 percursos que passam a ser designados como “Blue Zones”.
A tecnologia BlueCruise eleva a um novo patamar os níveis de conforto e de conveniência em relação aos já conhecidos sistemas da segurança e de assistência à condução. O BlueCruise monitoriza as marcações nas estradas, os sinais de trânsito e a evolução das condições de tráfego para controlar a direção, aceleração, travagem e posicionamento na faixa de rodagem, bem como para a manutenção de distâncias seguras e consistentes face aos veículos que circulam à frente dos veículos equipados com a tecnologia, sendo até possível imobilizar o veículo nos engarrafamentos.

Complementarmente, a sofisticada tecnologia com câmara de infravermelhos verifica, continuamente, o nível de atenção do condutor para uma maior segurança e confiança.
Antes da transição para uma condução sem mãos, os veículos equipados com BlueCruise confirmam que as marcações de faixa são visíveis, que o condutor tem os olhos na estrada e que se verificam outras condições. O sistema utiliza transições animadas no cluster, através de indicações de texto e luz em azul, para comunicar que a função está em modo mãos-livres, num processo eficaz mesmo para condutores com discromatopsia (daltonismo).
Operando até uma velocidade máxima de 130 km/h, o BlueCruise recorre a uma combinação de radares e de câmaras para detetar e seguir a posição e a velocidade de outros veículos na estrada, à sua frente. Uma câmara virada para a frente deteta as marcações na faixa de rodagem e os sinais de velocidade, num sistema que, crucialmente, também utiliza uma câmara de infravermelhos virada para o condutor, localizada por baixo do painel de instrumentos, para avaliar o seu olhar e a posição da cabeça - mesmo quando estiver a usar óculos de sol - para garantir que a sua atenção se mantém focada na estrada.
Se o sistema detetar faltas de atenção do condutor, primeiramente são exibidas mensagens de aviso no cluster de instrumentação, seguindo-se alertas sonoros, ativação dos travões e, por fim, a desaceleração do veículo, enquanto se mantém o controlo da direção. Ações semelhantes são executadas se o condutor não voltar a colocar as mãos no volante, quando tal lhe for solicitado, ao sair de uma “Blue Zone”.
A Ford está também a trabalhar com as autoridades reguladoras e a explorar oportunidades de disponibilizar o BlueCruise através de uma futura atualização do software Ford Power-Up nas versões Mustang Mach-E equipadas com os opcionais Pack Tech ou o Pack Tech +, construídas antes de 2023.
Com jornalistas nos dois lados do oceano, informamos que nossos textos contêm expressões e palavras utilizadas tanto no Brasil como em Portugal, de acordo com a origem do conteúdo e o mercado principal a que se destinam.
Visite nossa Plataforma de Compra e Venda de Veículos e tenha atendimento com especialistas que vão ajudar você a realizar o melhor negócio
Gostou da matéria? – Saiba que a sua contribuição é muito importante para a realização do nosso trabalho de jornalismo independente e totalmente gratuito. Saiba como apoiar aqui
Para publicidade, apoio ou parcerias na seção #Automóveis entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br
Comments