
A picape Fiat Toro vai fechar 2021 como o melhor ano de sua história comercial no Brasil.
O modelo chegou em 2016 e imediatamente ganhou um espaço importante, fruto de uma acertada estratégia de apresentar um produto que se situava entre as pequenas picapes vocacionadas para o trabalho, e as chamadas picapes médias, mais capacitadas, e produtos de referência tanto no universo off-road, como entregado status de carro luxuoso.
Com a Fiat Toro a marca italiana conseguiu aumentar a capacidade das pequenas picapes e adicionar argumentos das médias, chegando ao ponto de oferecer versões diesel e 4x4. Com isso o modelo ganhou uma vasta lista de opções. Seu line-up é mesmo uma das razões para o seu grande sucesso comercial, uma abrangência de opções com ampla lista de preços.
Com a necessidade de atualizar o seu envelhecido motor 1.8 Flex, a Fiat atualizou a linha com a introdução da motorização 1.3 Turbo, mais eficiente em termos de consumo e que ainda acrescenta uma “pitada” de animação na dinâmica das opções Flex.
Após essa mudança, chegamos assim ao final de 2021 com 65 754 emplacamentos, até final do mês de novembro, o que já ultrapassava as 53 974 unidades de 2020, e principalmente, seu melhor ano até então, 2019, em que saíram para as ruas 65 566 unidades. No entanto, aos números de 2021 já podemos adicionar praticamente mais 4 mil veículos até ao dia 23 de dezembro, data em que publicamos esta matéria.

Veja a evolução das vendas da Fiat Toro ao longo dos anos
Ano | Unidades Emplacadas |
2016 | 41 283 |
2017 | 50 723 |
2018 | 58 477 |
2019 | 65 566 |
2020 | 53 974 |
Veja a evolução da Fiat Toro ao longo de 2021
Mês | Unidades Emplacadas |
Novembro | 5 921 |
Outubro | 5 187 |
Setembro | 6 852 |
Agosto | 6 685 |
Julho | 7 030 |
Junho | 5 909 |
Maio | 3 942 |
Abril | 6 682 |
Março | 6 708 |
Fevereiro | 5 626 |
Janeiro | 5 233 |
Dados Fenabrave
No entanto, cabe aqui uma reflexão que só o tempo poderá confirmar e estamos ou não certos. A Fiat Toro estará entrando numa encruzilhada? - Passamos a expor nossa reflexão!
A Fiat evoluiu tanto a proposta em termos de conteúdo que a Toro está hoje com versões disponibilizadas acima dos 200 mil reais, o que deixa o modelo não muito distante do preço de referência de algumas opções de picapes médias, naturalmente mais capacitadas. Do outro lado, com as novas versões da Strada, de acabamento atraente e agora câmbio automático do tipo CVT, o modelo mais vendido da Fiat em 2021 pode ser assim uma ameaça para sua irmã maior, “roubando” muitos dos clientes que poderiam ir para a Toro, mas que agora vêm na Strada precisamente o que procuravam, e encontravam, na Toro, uma picape atraente, conectada e que já pudesse ser o carro da família, encontrando tudo isso na Strada e com preço menor que a Toro.
Não por acaso, a Strada vendeu até final do mês de novembro cerca de 100 mil unidades, números impressionantes para o tipo de proposta e que mostram o acerto da Fiat no conteúdo, da mesma forma que já tinham acertado com a Toro.

Mas só o tempo dirá se esta reflexão será realmente uma realidade ou a Fiat conseguirá equalizar esses dois produtos em termos de conteúdo para que cada um deles tenha seu espaço bem definido. Para nós, elas já se misturam em algumas opções, e onde a Toro se distancia de sua irmã menor são as versões diesel 4x4, que flertam perigosamente com o universo das picapes médias. Mas no meio de uma eventual realidade futura, o momento nos mostra que a Fiat Toro segue vitoriosa e caminha para o seu melhor ano comercial no Brasil.
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