• Redação Publiracing

Ferrovia: Trem de hidrogênio da Alstom testado com sucesso na Holanda


A Alstom testou com sucesso o trem Coradia iLint movido a hidrogênio. Por dez dias na linha de 65 quilômetros entre Groningen e Leeuwarden, no norte da Holanda foram realizados intensos testes que analisaram diversos parâmetros.


O Coradia iLint com bateria de hidrogênio já acumula dezoito meses de serviços de passageiros na linha Buxtehude - Bremervörde - Bremerhaven - Cuxhaven na Alemanha, para a qual uma frota de 41 unidades já foi encomendada.


Esses testes na Holanda fazem parte do acordo assinado em outubro passado entre o diversos envolvidos, a província de Groningen, a Alstom e a operadora local Arriva, o gerente holandês de infraestrutura ferroviária ProRail e a empresa Engie, responsável pelo fornecimento de hidrogênio para a realização de um projeto piloto .


Os testes realizados pela certificadora Dekra foram realizados à noite e sem viajantes a velocidades de até 140 km / h. O reabastecimento de hidrogênio foi realizado através de uma estação de serviço móvel.


Zero emissões

O Coaradia iLint é equipado com baterias que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade, sem outras emissões que a água e de maneira completamente silenciosa. Tem um alcance de cerca de mil quilômetros semelhante ao de unidades de tração a diesel com características dinâmicas comparáveis.


A rede ferroviária holandesa possui cerca de mil quilômetros de linhas não eletrificadas, com cerca de cem trens movidos a diesel circulando diariamente.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br