top of page

Ferrovia: Trem de hidrogênio Coradia iLint da Alstom opera pela primeira vez na Suécia

Foto do escritor: Redação PubliracingRedação Publiracing

Ferrovia: O trem de hidrogênio Coradia iLint da Alstom opera pela primeira vez na Suécia

O trem de passageiros Coradia iLint da Alstom, o primeiro no mundo a ser movido a hidrogênio, fez sua estreia na Suécia hoje em Östersund. As equipes da Alstom estão apresentando o trem a uma variedade de entidades e órgãos públicos interessados, incluindo operadores regionais, autoridades de transporte, tomadores de decisão do governo, além da mídia, mostrando o potencial do Coradia iLint para o transporte sustentável na Suécia.


“Os trens Coradia iLint representam uma grande oportunidade para a Suécia reduzir as emissões de CO2 e até mesmo descarbonizar o transporte ferroviário. Graças ao transporte público movido a hidrogênio, os operadores regionais podem ser faróis da mobilidade moderna, como experimentado recentemente na Alemanha, Holanda e Áustria - que testaram e estão implementando (ou planejando implementar) trens de hidrogênio. ”


Em 2016, o lançamento do Coradia iLint, um trem regional sem emissão de CO2 que representa uma verdadeira alternativa à energia a diesel, posicionou a Alstom como a primeira fabricante de ferrovias do mundo a desenvolver um trem de passageiros baseado na tecnologia de hidrogênio. Os primeiros dois trens 100% H2 iLint entraram em serviço comercial em 2018 na Alemanha e já percorreram mais de 100.000 km. Até o momento, 41 trens foram encomendados na Alemanha, e testes bem-sucedidos ocorreram na Áustria e na Holanda. Na Itália, a operadora FNM confirmou um pedido de 14 trens 100% H2 no final de 2020.

Ferrovia: O trem de hidrogênio Coradia iLint da Alstom opera pela primeira vez na Suécia

Este trem de emissão zero emite baixos níveis de ruído, com exaustão sendo apenas vapor e água condensada. Seu desempenho se equipara aos trens regionais regulares com velocidade máxima de 140 km/h e desempenho comparável de aceleração e frenagem. Da mesma forma, a capacidade de passageiros é de até 300 passageiros e o trem tem um alcance de 1.000 quilômetros.


A Alstom demostra que o hidrogênio é uma possível solução ecologicamente correta para trens em geral, não apenas o iLint.

Ferrovia: O trem de hidrogênio Coradia iLint da Alstom opera pela primeira vez na Suécia

Trens de hidrogênio para rotas não eletrificadas

Projetado especificamente para uso em linhas não eletrificadas, o Coradia iLint permite operações de trem limpas e sustentáveis. Isso é de grande importância para o meio ambiente: a substituição de um trem regional a diesel por um trem a hidrogênio reduzirá a emissão anual de CO2 no equivalente a emissões de 400 carros.


Apesar de muitos projetos de eletrificação em vários países europeus, uma proporção significativa das redes ferroviárias do continente permanecerá não eletrificada especialmente ao custo da eletrificação e uma via além de topografia de determinadas linhas. Com isso o Coradia iLint usa a infraestrutura existente sem a necessidade de investir em eletrificação e entregando um mobilidade limpa.


Para publicidade, apoio ou parcerias na seção Ferrovia entre em contato através do e-mail: publicidade@revistapubliracing.com.br



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Teste (6).png

Testes na Europa

Artur Semedo

Antecipamos as novidades que vão chegar ao mercado brasileiro

20230830_222637.jpg

Turismo

Keller Carvalho

Uma viagem de trem pela Europa com passagem por cinco países

Publiracing AutoMadrid.png
Publiracing VTM.png
Publiracing AutoQRO.png
bottom of page