A operadora ferroviária italiana Ferrovie della Calabria (FdC) encomenda três novos comboios a hidrogênio de bitola estreita. A encomenda faz parte do acordo-quadro assinado em 2023 para até 15 unidades movidas a hidrogénio que serão utilizados para transporte regional e local na região italiana da Calábria. A Stadler é o primeiro fabricante de trens do mundo a produzir trens a hidrogênio de bitola estreita. Além dos trens para a FdC, a Stadler também fornece seis trens a hidrogênio para a ARST e cinco para transporte de passageiros na Califórnia.
Logo no início do novo ano, a FdC e a Stadler assinaram o segundo concurso para a entrega de três comboios adicionais a hidrogénio para a rede de bitola estreita (950 mm), que deverão ser utilizados na região italiana da Calábria para fins regionais e transporte local a partir de 2026. Os três novos veículos a hidrogénio complementam a frota da FdC, que foi encomendada no âmbito do acordo-quadro assinado em julho de 2023. Este acordo-quadro entre a Stadler e a FdC abrange a entrega e manutenção de um total de 15 veículos movidos a hidrogénio. O primeiro convite deste acordo-quadro prevê a entrega de seis veículos a hidrogénio. Os veículos já encomendados e os novos serão fabricados na sede da Stadler em Bussnang (Suíça).
Ernesto Ferraro, CEO da FdC, expressou a sua satisfação com o novo acordo com a Stadler: “Os comboios adicionais que encomendamos à Stadler, com quem temos uma colaboração frutuosa há anos, são mais um investimento na modernização contínua da empresa . A aquisição de mais três comboios movidos a hidrogénio, para além dos seis veículos já adquiridos, bem como os investimentos em curso, nomeadamente os da modernização e aceleração da infra-estrutura ferroviária, da renovação do material circulante rodoviário, da construção da unidade de produção de hidrogénio e a inovação tecnológica e infraestrutural da empresa, representam a implementação concreta da estratégia da empresa, que foi lançada com o objetivo de se tornar uma empresa de transportes moderna e sustentável nos próximos três anos. Estes objetivos são agora possíveis graças à colaboração com a Região da Calábria, único acionista da empresa, e os ministérios competentes, que disponibilizaram os recursos necessários para apoiar o plano industrial que a empresa prossegue, e aos quais estamos gratos"
Aristide Vercillo Martino, Gestor de Investimentos - PNRR -IT da FdC, acrescentou: "O projecto de utilização do hidrogénio como novo combustível para os transportes, lançado nos últimos anos no âmbito da transição ecológica, e o investimento total de mais de 400 milhões de euros confirmam o vontade da empresa de assumir um papel de liderança no transporte regional e de oferecer mais serviços aos utilizadores com processos inovadores e alinhados com os objectivos que uma empresa moderna deve estabelecer. A colaboração com Stadler permite acelerar os processos iniciados para melhorar os serviços ferroviários na região.”
Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo de marketing e vendas da Stadler: “Estamos muito orgulhosos que a FdC tenha mais uma vez contratado a Stadler para entregar os novos trens. Com as nossas múltiplas unidades, impulsionamos conjuntamente a descarbonização do transporte ferroviário em Itália. Além disso, os novos comboios de bitola estreita a hidrogénio são uma inovação mundial e inovadores para o transporte ferroviário sustentável em rotas de bitola estreita em todo o mundo. Agradecemos à FdC pela confiança e esperamos aprofundar ainda mais a nossa parceria.”
Mais sobre os comboios
Os veículos consistem em dois vagões de passageiros e um PowerPack. Os primeiros possuem estrutura leve de alumínio, o que contribui para aumentar a eficiência energética do trem. No último estão alojados as células de combustível e os tanques de hidrogénio, bem como outros equipamentos técnicos.
Com comprimento total de cerca de 50 metros, os novos trens oferecem um total de 89 assentos por veículo para um total de 155 passageiros e, graças à sua entrada em piso rebaixado, são totalmente acessíveis não só para pessoas com mobilidade reduzida, mas também para passageiros com carrinhos de bebé e bicicletas. Para as necessidades destes passageiros, os novos veículos disponibilizam ainda áreas especiais junto às portas de entrada e saída, bem como uma instalação sanitária para pessoas com mobilidade reduzida (PRM) que cumpre as normas do TSI.
Os novos comboios de bitola estreita a hidrogénio da FdC deverão começar a operar em 2026.
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