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Ferrovia: Metrô de Belo Horizonte é concedido à iniciativa privada


Metrô de Belo Horizonte é concedido à iniciativa privada

O Governo Federal e o Governo do Estado de Minas Gerais realizaram ontem o leilão de concessão do Metrô de Belo Horizonte (MG) e a Comporte Participações foi vencedora. A empresa será a controladora da Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG) e será responsável pela gestão, operação e manutenção da rede, incluindo a Linha 1 (Novo Eldorado–Vilarinho) e a Linha 2 (Nova Suíça-Barreiro), que será construída. A CBTU é uma estatal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).


A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) espera que seja uma concessão de sucesso e que gere os resultados esperados para a população de Belo Horizonte e da sua Região Metropolitana. Esse é um projeto que o governo estuda há muito tempo e foi desenvolvido com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que conduziu os estudos.


Segundo o MDR, representada pela corretora Guide Investimentos, a Comporte venceu o leilão com uma proposta de R$ 25,7 milhões, o que representa um ágio de 33,28% em relação ao lance mínimo previsto no edital, que era de R$ 19,3 milhões. A nova gestora do sistema será responsável pela renovação da frota de trens e a modernização dos sistemas e da infraestrutura.


Ao todo, o investimento projetado é de aproximadamente R$ 3,7 bilhões ao longo dos 30 anos do contrato. Serão R$ 2,8 bilhões aportados pelo Governo Federal, R$ 428 milhões pelo Governo Mineiro e R$ 500 milhões pela empresa vencedora. A previsão é que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão, em 2026, e que todas estejam operacionais no sexto ano, em 2028.


Hoje, o sistema possui uma linha (Linha 1), que atende aos municípios de Belo Horizonte e Contagem, com 19 estações e 28,1 km de extensão.

 

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